• Pingback: Tweets that mention Golpe no MercadoLivre? Tentaram me aplicar um… | Marcelo Toledo -- Topsy.com

  • Eitch

    Eu ia em frente e mandava uma caixa com um “tijolo” pra pessoa. LOL

  • http://www.robteix.com Roberto Teixeira

    Minha mulher caiu em um, mas envolvia algo mais “pessoal”. Você mesmo colocou que achou estranho não perguntarem nada. No caso dela, a pessoa perguntou bastane. Sempre passando a impressão de ser alguém que estava com medo de comprar errado.

    A pessoal eventualmente disse que ia comprar. Minha mulher recebeu um email (real) do Mercado Livre dizendo que comprador blah tinha feito uma oferta e tal. A passou seus dados para envio por email e telefone. Falou por telefone com minha mulher, sempre com o mesmo lance de ser alguém com medo de estar sendo enganada.

    Minha mulher disse que enviaria assim que recebesse a confirmação do mercadopago. A compradora agradeceu e disse que ia fazer o pagamento. Não muito depois chegou o email com confirmação (falso) e minha mulher nem pensou duas vezes, já que estava com tudo pronto para ir para o correio, só esperando o tal email. No que chegou, ela foi e botou no correio.

    A idéia deles foi criar um vínculo afetivo com minha mulher. Não a culpo, eu provavelmente teria caído na mesma situação. O lance de conversar por telefone foi show de bola deles, pq fez criar uma confiança desmerecida. A sensação de “falei direto com ela”. Se ficassem só no email, acho que ia ter sido mais complicado.

    No seu caso, me dá a impressão de que ao jogarem com os emails sobre fraude, eles acabaram criando mais suspeita. Acho que a idéia da “conexão” é melhor.

    • http://blog.marcelotoledo.org Marcelo Toledo

      Selbach,

      Se o golpe que me foi aplicado eu já achei bem feito, imagina se eu tivesse falado com uma pessoa confiante, interessada, etc. Certamente o risco de cair seria muito maior, mesmo sendo da área de tecnologia.

      Pelo jeito a situação esta critica mesmo, já recebi vários feedbacks de pessoas relatando a mesma situação.

  • http://twitter.com/lucasarruda Lucas Arruda

    Infelizmente várias pessoas já devem ter caído nesse mesmo golpe. Realmente a engenharia social ai foi forte e leva a acreditar que o erro ta no Mercado Livre e que a pessoa é idônea, apesar de situação estranha e do fato de mandar entregar a outro endereço (além das coisas que você citou).

    Estranho foi a falta de interesse da polícia, pois esse tipo de crime é comum no Brasil e ele é um dos países que mais sofre com isso. Ainda mais com o fato de que nos e-mail tem o endereço de um receptor que pode ter algum tipo de ligação com os criminosos.

    De qualquer maneira, já valeu o alerta e sua atitude contra isso.

    []s
    Lucas Arruda

  • http://blog.marcelotoledo.org Marcelo Toledo

    Segundo este post, ele esta aplicando este golpe a pelo menos 1 ano: http://www.e-voo.com/forum/viewtopic.php?p=814225

  • http://twitter.com/giovanniguidajr Giovanni Guida Jr

    Toledão, parabéns pelo seu blog!

    Suas postagens são muito interessantes.

    Se tiver um tempo, visite meu blog:

    http://www.harley-davidsongroup.blogspot.com/

    Abração

    Giovanni

  • Arthur Tortoro

    De qualquer forma, temos que entrar em nossa conta no Mercado Pago e verificar se realmente há um crédito no sistema, no valor estipulado para a venda da mercadoria.
    Eles conseguem falsificar e-mails e utilizar engenharia social para enganar as pessoas, mas não conseguem (ainda) invadir o sistema do Mercado Pago, incluindo uma quantia que não existe!
    Abs.

    • Rosepiazza

      Mas a golpista de q eu comprei conseguiu se qualificar para receber o dinheiro do mercado pago. Eu näo recebi o Ipad, e estou lutando pra receber o dinheiro, pois foi uma falha do MP. Como alguem consegue se qualificar?? pois é…aconteceu comigo…

  • http://twitter.com/nicholascamp Nicholas Camp

    Eu acho que a mulher realmente queria comprar o seu mac viu… perdeu a venda.
    hahahahah =]

  • Pingback: Tweets that mention http://blog.marcelotoledo.org/2010/06/09/golpe-no-mercadolivre-tentaram-me-aplicar-um/#utm_source=feed&utm_medium=feed&utm_campaign=feed?utm_source=pingback -- Topsy.com

  • Gabrielamanfredini

    Olá Marcelo, Muito legal seu blog, parabéns! E queria compartilhar, que eu não sou da área de tecnologia e cai nesse golpe.
    ” Vendi” meu macbook para um suposto usário, e estou no prejuízo de 2,500 reais. Porém conversei com uma advogada e estamos entrando na justiça para recuperar. Pois o mercado livre é responsável em manter um site seguro e livre de hackers. O sistema deles é totalmente vulnerável.
    Obrigada por compartilhar sua história.
    Abs. Gabriela

    • http://blog.marcelotoledo.org Marcelo Toledo

      Gabriela,

      Estou impressionado com o número de pessoas que esta caindo neste golpe. Concordo com você que o sistema deles não proporciona uma compra 100% segura, da brecha para situações desse tipo acontecerem. Acho muito importante eles implementarem melhorias…

  • Pingback: Compra Estranha » Blog Archive » Golpe no MercadoLivre? Tentaram aplicar um… - Coisas estranhas, erros, novidades e gafes desse mundo capitalista.

  • Ricardo

    Bom, tentaram me aplicar o mesmo golpe, uma mulher aqui de Curitiba me ligou dizendo que tinha comprado o meu celular anunciado já foi pedindo desconto, ela não havia feito nenhuma pergunta antes de comprar e o usuario dela era novo, ela alegou que queria comprar por fora do mercado livre e depois para que eu qualificasse a negociação como não concretizada para não pagar a comissão. Eu falei que não faria venda fora do Mercado Livre e pagaria a comissão sim, não tinha desconto, portanto ela tinha que pagar o motoboy e fazer o depósito pra mim antes. Ela alegou que tinha feito uma cirurgia e estava em “convalecência”, inventou uma história, e tal, ela falava demais, já não queria mais vender pra ela. Da mesma forma que você relatou no golpe aplicado em você eu recebi os e-mails do mercado livre dizendo que o usuário dela estava sob investigação e que não era para eu dar continuidade na negociação. Aí eu me liguei. Mas ela não foi tão esperta para mandar novos e-mails falsos do mercado livre dizendo que o cadastro estava todo ok etc como o cara relatou no golpe aplicado nele.
    No dia seguinte ela me ligou denovo: “E aí vai conseguir trazer até a hora do almoço?” e eu: “Como é que é?” e ela veio começar a falar um monte de coisa denovo e me encher o saco ai eu falei: “você quer? eu mando por motoboy pra você, mas dá um jeito de depositar pra mim o dinheiro + o valor do motoboy, ok?” e ela ainda queria que eu pagasse o motoboy, aí eu falei que não e ela falou: “então vou ter que comprar de outra pessoa!” e eu: “Então boa sorte!” e desliguei na cara dela.
    Depois eu fui lá e nagativei a negociação e verifiquei que ela já estava inabilitada no mercado livre e tinha 3 qualificações negativas, de compras de celulares também, dizendo que tinham recebido um e-mail do mercado livre falando que o usuario estava sob investigação etc etc…

    Se liguei pessoal.

    Eu sempre tomo algumas precauções.
    - Primeiro que eu não compro de usuários novos, somente de usuarios bem qualificados
    - Existem muitos produtos baratos de usuários sem qualificação nenhuma, também não compro
    - Nas minhas vendas eu não aceito mercado pago, somente dinheiro na conta ou dinheiro vivo no ato da retirada.
    - Eu não recebo pessoas em casa, somente em lugares públicos, movimentados.
    - Muitas pessoas já compraram os produtos que eu anunciei por impulso ou tentando que eu enviasse o produto antes, ou ainda tentando que eu fosse entregar: Eu não entrego, quer? Venha buscar ou pague o motoboy ou frete depois de depositar o dinheiro.

  • http://www.compraestranha.com CompraEstranha.com

    É verdade, se fosse qualquer outra pessoa menos atenta teria enviado. Uma outra forma de saber se o e-mail é original é ver a forma que está escrita as palavras mercado livre e mercado pago. O site nunca escreve elas separadas com espaço como eu escrevi, mas sim sempre juntas: MercadoLivre e MercadoPago

  • Kaka

    Nilopolis não é uma cidade pequena e pouco conhecida, é uma cidade do lado de Rio de Janeiro capital, assim como Nova Iguaçu, Duque de Caxias, Belford Roxo, etc. São cidades que juntas compõem o chamado “Grande Rio”. Geralmente pessoas pobres ou de menor poder aquisitivo moram nessas cidades e costumam até mesmo trabalhar na capital pela distância ser fácil de ser percorrida pelo transporte público. Em São Paulo costuma-se referir a essas cidades como “periferia” também.

    Provavelmente o criminoso se aproveitou desse fato, acreditando que sairia impune deste crime, por morar em alguma região mais pobre da cidade, provavelmente alguma favela ou um lugar humilde aonde ele acredita que a justiça não iria correr atrás.

  • Vagner

    Comigo já aconteceu diferente. A mais ou menos 1 ano atrás comprei um PS3 pelo Mercado Livre usando o mercadopago. Até ai tudo bem, o vendedor me enviou o produto, fiquei no aguardo do video game. Mas de uma hora para outra, sem motivo aparente, o mercado livre INABILITA meu cadastro, cancela a compra e apreende meus saldo de mais de 1000,000 R$ no mercadopago! Entrei em contato imediatamente com o vendedor, mas o mesmo já me veio com ameaças, me acusando de golpista e tudo mais, dizendo que o mercado livre havia entrado em contato com ele e dizendo que eu estava sobre investigação. Em seguida entrei em contato com o mercado livre e depois de muita demora (48 horas) me responderam dizendo que meu cadastro foi inabilitado por “inconsistências de dados” e por isso que eu deveria enviar copia de rg, cpf etc. Mais dois dias se passam entro em contato novamente exigindo resultados pois o vendedor até então só me tratava as acusações, e o pessoal do mecrado livre simplesmente me manda um e-mail dizendo NOVAMENTE que meu cadastro foi inabilitado por “inconsistências de dados” em seguida pergunto quais inconsistências eram essas pois já tinha enviado os meus dados reais que batiam com todos os dados cadastrados no site e eles simplesmente me enviam novamente uma resposta sem vergonha dizendo o seguinte;
    “Esclareço que o departamento de Prevenção e Segurança não nos informa quais foram essas inconsistências, ele apenas informa que houve inconsistências de dados cadastrados e os enviados para pagamento, e por esse motivo o seu cadastro não poderá ser reabilitado.”
    Fim da história? Tive que arrumar as pressas o dinheiro pagar o vendedor e depois de muito sacrifício ameaçando processá-los e tudo mais consegui reaver meu dinheiro que estava BLOQUEADO no mercadopago.
    Enfim, o mercado livre pode até ter muitos golpistas, mas eles também não ficam muito atrás viu caro colega? Foi muito constrangedor o que passei e por isso hoje em dia quando faço negócios pelo mercado livre NUNCA uso mercadopago negocio apenas diretamente com o vendedor para evitar ao máximo de intervenção daquele grupo de verdadeiros golpistas! =/

  • Victor

    Parabéns pela coragem e obrigado por postar um assunto de utilidade pública!

  • Emanoel

    Eu só não entendi uma coisa… a figura golpe_ml-007.png mostra o documento original com os dados da mesma pessoa que fez o golpe… ela comprou depois? Porque se não comprou são dois documentos falsos

  • Jeferson

    Olha, muito bom o golpe e valew pela explicação. A gente é pego de surpresa assim podemos até acabar caindo. A sua sorte é que o mercado livre mandou um e-mail falando da suspeita do usuário se não na correria acabaria tendo caido. Além dos pontos que você citou, sempre é bom o cara entrar na sua conta do mercado pago para ver se realmente foi feito algum depósito. è o unico jeito de ter certeza. Valew e boa sorte.

  • Dreyk Rhcp

    Muito fácil se precaver desse golpe… o depósito no mercado pago nunca é feito, portanto o saldo, no gerenciado pessoal, será sempre zero, então enquanto o valor for zero, muito provavelmente é um golpe, é só não enviar produto… passei a 8 meses pelo mesmo problema e não me estressei…

  • http://aldrinleal.myopenid.com/ Aldrin Leal

    Ironicamente, eu havia cancelado a compra no MercadoLivre, o dinheiro que paguei (era um note) botei em outro note e paguei logo de cara, com pressa.

    Agora entendo porque o cidadão não me respondeu hoje. Mas faz parte do jogo. A Regra #1 do MercadoLivre é: Não negocie *NADA* na pressa, hehe.

  • Tshabalala

    A folgada ainda queria Sedex10! Safadinha!

  • SASCWB

    Felizmente eu me precavi dessa procaria tb. havia concluido uma negociãção, com o comprador fazendo a compra sem nenhuma pergunta (ja achei estranho por ai). Recebi os malditos emails ma so babaca foi pouco esperto pois ele dizia no email que o mercado livre estava informando o pagamento e exigia o envio da mercadoria pois a pendencia poderia bloquear meu cadastro. Deletei sem pensar. Fidumaégua

  • http://thais.defenestrando.net Thais

    mercado livre é complicado. eu até já comprei e vendi coisas lá, mas a maioria de baixo valor. acho que ainda não confio o suficiente (não no sistema, mas na índole das pessoas) pra usar ele pra outros fins.

  • Samantha

    tem mais uma coisa, a pessoa tem dinheiro pra comprar um notebook de presente para padrinho mas fez o cadastro de uma lan house???

    tá.

  • Unha

    daora mandar um celeron antigo com GPS e chamar a polícia.

  • http://www.poliuretano.wordpress.com Marconi

    A primeira coisa que observei foi o “Mailed-by: hotmail.com”. Não sei de outros serviços de e-mail, mas quem usa o Gmail tem essa informação, que ajuda a identificar golpes ou falsas mensagens. Infelizmente, como observou o Marcelo, que é de tecnologia logo percebe esse tipo de coisa. Já quem não é…

  • Pingback: Tweets that mention Golpe no MercadoLivre? Tentaram me aplicar um… | Marcelo Toledo -- Topsy.com

  • Andreza Galiego

    Nossa muito bacana o artigo, será muito útil pra mim. Obrigada e parabéns pelo blog

  • fabio

    eu recebi um desses a dois dias logo de cara ja fiquei ferrado…pois ja saquei tudo e vi que meu produto ia ficar impatado no ML e ia me gerar encargos.
    pior é que eu tento denunciar o falso cliente mas todos os canais de queixa do ML dão erro.
    atraso minha vida isso, menos mau que eu não sou otário de mandar o produto

  • Felype

    Que pena que eu nao vi esse post antes.
    Eu acabei caindo nesse golpe, mas a diferença, é que o email falso que me mandaram era igualzinho ao do mercado livre, com as mesmas cores, com o logo, tudo,
    e como eu nunca havia usado o mercado pago, tentei ate ler como eu sabia que o dinheiro tinha sido mesmo depositado, mas no site do mercado pago, eles nao explicavam direito, só falava, venda, envie, receba.
    Acabei perdendo mto dinheiro, e nao sei que providencias tomar.
    Será que a policia tem algum interesse de resolver essa situação, eu duvido muito.

  • Djbuestronda

    Eu comprei um iphone de 1450 que nunca chegou, ahuehuauahau………. vou processar fdp

  • José Luís

    pra comprar e vender no mercado livre tem que tomar muito cuidado. tem que verificar a quanto tempo a pessoa tem a conta, o número de avaliações positivas e as negativas (que contam mais ainda).

  • Roger

    cara, foda! me tornei vendedor do ML ontem e ja fiz uma vebda hj., mas o cara nem fez pergunta e disse que querpagar por deposito. eu to desconfiando que ele nao vai pagar e so fez isso para me prejudicar (deve ser algum concorrente que nao quer que novos vendedores aparecam… pois vi as informacoes desse comprador e ele ja tem 2 qualificacoes negativas, e um dos vendedores diz : “comprador nao pagfou o produto… acho que fui o proximo azarudo… me pergunto. pq no brazil temos tanto tranbiqueiros…. é muito triste….

  • Sergiosax

    Caramba, também caí em um golpe!!!
    comprei um flash no:

    http://lista.mercadolivre.com.br/Flash-Auto-Speedlight-CY32TWZ

    e até hoje…..

  • Marromvendas

    Estou mto decepcionada com o Mercado livre.. sou vendedora e tinha 100% de qualificacao positiva e mais de 100 vendas!
    Nunca enganei ninguem e sempre preferi venda a vista e retirada imediata ou pagamento via deposito bancario e envio via sedex , mas eles mudaram o sistema e tivemos que aceitar mercado pago como forma de recebimento (mesmo tendo a opcao de escolher no anuncio?).
    Eles me bloquearam e nunca consegui entender porque eles dao opcao de escolher forma de pagamento sendo que eles so querem que vc aceite o mercado pago.
    Agora minha conta esta bloqueada e alem disso o dinheiro do mercado pago tambem. Ja faz quase um mes !
    Este era o meu maior medo de ter o dinheiro em uma conta que eu nao tenho acesso total!
    Tomem muito cuidado!!! Estou twiting no twitter falando com o mercado livre e informando sobre esta situacao para todos os meus amigos!
    Nao tem nenhum numero pra ligar , tudo por email e todos os emails demoram pra ser respondidos!! HORRIVEL!
    MARROMVENDAS

    http://www.marromvendas.shutterfly.com

  • Pingback: Tweets that mention Golpe no MercadoLivre? Tentaram me aplicar um… | Marcelo Toledo -- Topsy.com

  • Assistenciaexpert

    Gostei muita da matéria … Já tive muito problema com o Mercado Livre hoje c0mo voto de prostesto só compro com seu principal concorrente o http://www.bomdeoferta.com.br … Até mais Mercado livre

  • Mercadolmadwill

    Quando receberem um aviso de pagamento, sempre confiram no Mercadopago, uma vez recebi um E-mail avisando o pagamento e ao logar no MP, não constava nada.

  • Ana

    Oi Marcelo,
    Essa sua matéria me ajudou e muito, só posso agradecer.
    Ontem mesmo coloquei meu macbook pra vender no mercado livre e hoje mesmo recebo rapidamente um email assim como vc citou, uma pessoa de uma cidade que nunca ouvi falar de Belém do Pará, querendo fechar urgente o negócio e pedindo para enviar para ele.
    Como nunca vendi nada on line fiquei desconfiada e na sequência o Mercado Livre me mandou um email dizendo que o vendedor estava sob investigação.
    Ainda bem que fui pesquisar na internet e achei a sua história.
    Muito obrigada pela contribuição.
    Abraços,
    Ana

    • http://marcelotoledo.com Marcelo Toledo

      Oi Ana,

      Fico feliz que tenha lhe ajudado, esse foi o proposito do artigo. É uma pena esse tipo de coisa continuar acontecendo…

      um abraco!

  • Losendiabrados

    Tive um caso identico ao seu mas o nome do FDP ladrão era AKIYOJOANA
    Desconfiei e não mandei o produto

  • Alvoradacarimbos

    parabens eu acabei de receber o mesmo contato e engraçado como o mercado livre nao disponibiliza sobre as reclamaçoes , e é o mesmo golpe pois coloquei meu ipad 3 g 64 e recebi o mesmo de vc com este albapantoja1978@hotmail.com em nome de mercado livre parece brincadeira

  • http://twitter.com/camilaadias Camila Dias

    Acabei de passar pelo mesmo, Marcelo. Mas, esse mesmo fraudador já teve a preocupação de inovar o email. Vem muito igual, muito parecido….eu caí. Pior que não temos nem como reclamar. O mercado livra não se responsabiliza…perdi.

  • Bh031

    Nosssa, exatamente o mesmo golpe que passei hoje, o mesmo email, porem com outro nome de comprador.

    Que povo filho @#$%….

  • http://www.facebook.com/davi.pozzi1 Davi Pozzi

    Tentaram aplicar o mesmo golpe em mim no ML hoje. Algumas dicas que você deu pra identificar a fraude não são muito boas, pois o meliante pode fazer um email totalmente igual ao do MercadoLivre.  A única forma garantida de vender é quando você visualiza o pagamento realizado de dentro do painel do ML, não podemos confiar no email, mesmo que ele seja identico ao do ML, ainda assim ele pode ter sido forjado. A dica então é: Verifique se o pagamento foi atestado dentro do painel do ML caso você tenha vendido via MercadoPago e só envie assim que o dinheiro estiver liberado para saque.

    Ainda bem que eu consegui rapidamente perceber que se tratava de um golpe e não cai nessa, pois neste caso, não tem muito o que fazer e o próprio Mercado Livre não tem como nos proteger disso.

    Abraços,
    Davi

  • Ricardo Martins

    Essa semana quase fui vitima de um golpe parecido: tava vendendo meu macbook por 1600 reais, um cara de Bauru quis comprar. Daí recebi um email do mercado pago dizendo que o cara tinha feito o deposito (incluindo 87 reais do frete). O idiota aqui nao prestou atenção e enviou o macbook pela transportadora DHL (foi minha salvacao). Hoje cedo recebi um email do mercado livre dizendo que o usuario que comprou meu notebook era pilantra, estelionatário e me disse pra interromper a transacao. Mas o notebook já tinha sido enviado!!!! A minha sorte: eles tentaram entregar ontem e não conseguiram (nao tinha ninguem em casa). Hoje iam tentar entregar de novo, liguei na DHL e cancelei a entrega (em cima do laço, pois a entrega ficou em Campinas e ia ser entregue em Bauru, 260 km de distancia). Santa DHL! Quase vi meu macbook que paguei por 3000 reais batendo asinha…

  • Thyago Freire

    Fala Marcelo…legal esse post.
    Acabei achando ele, justamente pq ontem de noite quase comprei uma TV de led 3d…q estava a venda no ML por um preco mt barato, e aceitando MP, oq nos da uma certa “seguranca”.
    Pois bem, o anuncio teve 40 vendas…e hj pela manha o usuario MUSTHERS nao fazia mais parte da comunidade ou seja…com ctz mais um golpe!

  • BRAIAMCARATTI28

    SE VC ENVIAR UM EMAIL PARA O EMAIL QUE TE INFORMA O RECEBIMENTO DO PAGAMENTO ELE TE RETORNA DIZENDO ERRO, PQ VC NÃO PODE RESPONDER AQUELE EMAIL, E VC RECEBE NA HORA, NO FLASO VC NÃO RECEBE NADA

  • CompraEstranha.com

    Eu mandava um sedex10 com antraz! hehehe

Back to top
mobile desktop