Marcelo Toledo

startups, empreendedorismo e tecnologia

Startups: Onde fisicamente está o seu produto?

assembly-line

Para alguns negócios faz uma diferença enorme saber onde está fisicamente o seu produto, por outro lado, quando estamos falando de um produto virtual, basicamente o que você vai falar, é dos principais recursos que fazem ele chegar até o cliente, por exemplo:

Se você estiver iniciando, seu produto pode estar em um simples datacenter no Brasil, mas se você estiver um pouco mais avançado, ou tiver necessidades especiais, seu produto pode estar em um datacenter nos Estados Unidos, com redundância em um outro datacenter em Londres. Além disso, você pode acelerar a entrega, com distribuição de conteúdo local ao redor do mundo, através de uma CDN.

Este é um exemplo clássico para produtos virtuais, bem básico para quem está acostumado com a sopinha de letras tecnológica. Agora, se você tem uma franquia de consultórios Odontológicos, certamente terá uma distribuição física muito grande do seu produto, eles serão dezenas ou centenas de consultórios espalhados por uma determinada região. Eles podem ser apresentados como pontos em um mapa, ou se a sua cobertura for muito grande, ao invés de pontos, o número de consultórios em cada um dos estados ou países.

Por outro lado se você fabrica um produto, é importante relacionar de onde vem cada uma das peças, onde elas são montadas e estocadas, a partir daqui, imagino que você já tenha vendido o produto, então as redes de distribuição e os pontos de venda, não são exatamente importantes agora, a não ser que você tenha vendas consignadas.

Se você desenvolve um produto físico, parabéns, você tem um slide desafiador a ser feito, não porque você terá dificuldades em explicar, na realidade o desafio aqui é dizer mais, com o mínimo de palavras, sempre que possível trazendo imagens e esquemas gráficos. Este tema por exemplo, deve ser explicado em somente um slide, assim o investidor que estiver lhe assistindo entenderá tudo num piscar de olhos.

Você leu um artigo que faz parte da série especial de plano de negócios, ao término da leitura desses artigos, você poderá preparar uma apresentação completa para sua startup, com sumário executivo, deck e aprofundamento. Você terá condições de desenvolver todos os principais temas mais solicitados por investidores, seguindo as recomendações de uma das maiores autoridades neste mundo, Sequoia Capital. Leia os artigos anteriores e não esqueça de assinar para receber os artigos em primeira mão.

  • Almir Oliveira

    Parabéns pelo artigo Marcelo.

    Você consegue de maneira resumida e simples em algumas linhas passar teorias, táticas, estrategias que normalmente são explicadas em algumas dezenas de paginas.

    Abraço.