Marcelo Toledo

startups, empreendedorismo e tecnologia

Livro

BOOK Wallpaper__yvt2

Tem aproximadamente dois meses que eu não escrevo no blog e como eu vinha em uma levada de publicar artigos semanais, decidi postar um artigo para contar as novidades e explicar o motivo da ausência, até porque tenho recebido emails de leitores perguntando se eu continuarei a escrever, então senta que lá vem a história.

Pra quem me conhece, sabe que eu sempre quis escrever um livro. Na realidade eu já fiz isso, foi um exercicio para eu provar a mim mesmo que tinha condições de colocar tanto conteúdo no computador. Quase desisti, mas no fim das contas consegui escrever um livro de 200 páginas em 30 dias! Mas esse material, eu nunca publiquei.

Há um ano atrás decidi escrever sobre startups e empreendedorismo, foram mais de 40 artigos e uma serie completa sobre plano de negócios, que eu inclusive compilei estes artigos em um ebook que acabou servindo de material para um curso que dei: Plano de negócios para Startups.

Nos últimos 12 anos de carreira, além de ter sido executivo de algumas empresas, fundei 5 startups de tecnologia, a última delas, o Payleven, foi sob o guarda-chuva da maior incubadora de startups de tecnologia do mundo, a Rocket Internet, foi uma verdadeira escola pra mim.

Eu não conseguia entender como uma empresa podia criar empresas tão rapidamente e em tão pouco tempo faturar tanto. A Dafiti por exemplo, no seu primeiro ano de vida faturou 400MM (2011) e este ano tudo aponta para 1BI.

A Rocket também foi responsável por todo crescimento internacional do GroupOn, que foi a empresa que cresceu mais rápido na história. Essas são apenas algumas das 200 empresas que a Rocket lançou.

Em todas essas minhas aventuras eu errei muito mais do que acertei, e aprendi muito, com a ajuda de pessoas brilhantes ao meu lado, inclusive pude vivenciar como a Rocket Internet constrói empresas de sucesso em tão pouco e qual de fato é sua formula de sucesso.

Depois de ter passado por tudo isso, aprendi algumas poucas coisas que eu decidi relatar em um livro. Basicamente eu quero mostrar onde eu errei para que você não precise errar. Estou escrevendo este livro, de aproximadamente 250-300 páginas e a minha meta é terminá-lo no dia 31 de Março de 2013.

Depois disso vem todo o processo de edição, revisão, design, etc. Ainda não tenho ideia de quando será lançado, inclusive ainda nem assinei com uma editora, estou conversando com diversas delas e algumas já sinalizaram positivo, pretendo decidir e assinar o contrato ainda este mês.

Essa é a grande novidade! Até eu terminar de escrever o livro, os artigos no blog serão menos frequentes.

  • Giorgio Duarte

    Marcelo, qualquer tempo sem escrever no blog, por menor que seja fará falta, mas se o melhor ainda está por vir, torcemos muito que seja um trabalho brilhante e uma evolução do blog, um trabalho de maturação para os leitores. Sucesso!

  • http://www.facebook.com/viniciusasdf Vinicius Almeida Castro

    Quando estiver disponível (impresso ou ebook) me avise que tenho interesse em comprar.

  • Guest

    Parabéns Marcelo. Eu estou muito ansioso para ler esse livro. Parece que vai ser fantástico.

  • Dyorg

    Estou ansioso pelo seu livro, alias, já terminou de escrever? rsrs
    Parabéns pelo blog, é ótimo.

  • http://www.facebook.com/fabia.marcondes.5 Fábia Marcondes

    Parabéns Marcelo! Descobri seu blog hoje e gostei muito! Vocë tem interesse em ministrar aulas ou palestras em cursos de MBA com foco em empreendedorismo?

    • http://marcelotoledo.com Marcelo Toledo

      Oi Fábia, Obrigado pela mensagem. O material do livro está ficando muito bacana, não vejo a hora de terminar. Sobre a sua pergunta, vamos conversar, tem como você me enviar um email? Tem um link no topo do meu blog com ele, contato. Um abraço!

  • http://www.facebook.com/lfamorim Lucas Fernando Amorim

    Parabéns Marcelo! Sua força de vontade é realmente inspiradora, você é um vencedor nato, ao contrário de muita gente que apenas parece. Estou comentando apenas agora pois mergulhei de cabeça e estou usando todos os ensinamentos que escreveu em seu livro, que me forneceu de primeira mão, não vou esquecer nunca disso, ter trabalhado com você duas vezes deveria fazer parte dos canvas, em Unfair Advantage, só não faz porque seria muita brega. rs… Gostaria que você voltasse a escrever no seu blog, orientasse a nós, que precisamos de orientação o tempo todo. Um grande abraço.