Marketing

Afinal, o que é marketing multinível?


Você deve conhecer pelo menos uma empresa que realiza marketing multinível, mas talvez não saiba que esse é o nome do processo de vendas utilizado pela marca. Esse processo se baseia na venda direta de produtos e serviços a partir de uma rede de vendedores independentes.

Sendo assim, para sanar de vez as suas dúvidas sobre o marketing multinível, elaboramos este artigo. Confira!

O marketing multinível

Também conhecido como networking marketing ou pela sigla MMN, o marketing multinível é basicamente um sistema de venda direta, que acontece por meio de uma rede de vendedores independentes. Esses vendedores atuam diretamente com o público, sem a intervenção de atacadistas ou varejistas, por exemplo.

Uma empresa de marketing multinível conta com equipes de vendedores qualificados — por meio de treinamentos e palestras —- que recebem apoio no relacionamento com os clientes e dicas para a organização do próprio trabalho.

O marketing multinível visa a criação de uma rede de representantes da empresa que optar por esse modelo de negócio. Dessa forma, é possível expandir o alcance da marca por meio da venda de produtos ou serviços.

Empresas que realizam marketing multinível

O ramo mais comum de empresas que realizam o marketing multinível é o de cosméticos. Entretanto, esse tipo de estratégia é comum a outros setores do mercado, como veremos a seguir:

Avon

A Avon abriu as portas no ano de 1886. A primeira representante comercial de vendas da empresa era uma mulher. Isso aconteceu porque os gestores acharam que a venda dos produtos da marca seria mais fácil se fosse realizada por alguém que entendesse o universo feminino.

A marca incentiva seus representantes a formarem equipes de trabalho. Dessa forma, é possível recrutar vendedores que vão ser assessorados por um líder — que, por sua vez, é assessorado pela própria empresa.

As comissões de venda direta podem variar entre 20 e 50% — de acordo com o valor do produto. Quando o representante se torna líder de uma equipe, ele recebe, além da comissão de venda própria, um percentual sobre a venda da sua equipe (que varia entre 3 e 7%).

Esse mesmo modelo de trabalho é adotado por outras empresas do ramo, como a Natura, a Mary Kay, a Jequiti e a Hinode.

Hoje, a Avon atua em mais de 100 países e possui um número superior a 5 milhões de representantes comerciais. Esses dados fazem com que a Avon seja a maior empresa de vendas diretas do mundo.

Herbalife

Um dos produtos mais vendidos da Herbalife é o shake emagrecedor, adquirido por pessoas que estão em busca de um estilo de vida mais saudável.

Por meio de um plano de compensação lucrativo, a Herbalife adquiriu mais de 160 mil distribuidores independentes no Brasil. A estratégia da empresa é semelhante à da Avon: os representantes recebem treinamentos e são incentivados a formarem sua própria equipe de trabalho. Sendo assim, é possível aumentar o valor das comissões recebidas.

Tupperware

Em 1946, Earl Tupper fundou a empresa que revolucionou a forma de armazenar alimentos. Os recipientes desenvolvidos pela empresa Tupperware são feitos de polietileno, e também começaram a ser comercializados pelo sistema de marketing multinível.

Para ser um representante da marca, é preciso adquirir os kits iniciais — a maioria das empresas de marketing multinível trabalha com essa estratégia. Os kits podem ser compostos de produtos mais simples ou de itens mais caros, de acordo com o que o futuro representante estiver disposto a investir.

O plano de compensação da Tupperware é similar ao das outras marcas: o representante ganha uma comissão por suas vendas e tem metas a cumprir. É possível crescer na empresa e assumir cargos de gerência e direção. Para chegar a esses cargos, é preciso montar equipes de trabalho, formadas por pessoas chamadas de “recrutas”.

O treinamento dos representantes de venda é dividido em duas partes, em que são oferecidas informações sobre o produto e sobre recrutamento. A primeira etapa consiste em informar o representante sobre os argumentos de venda que devem ser usados com os consumidores — tomando como base as especificidades dos produtos.

A segunda etapa aborda a atitude empreendedora. A empresa incentiva os representante a utilizarem a internet para divulgar a marca. Dessa forma, é possível que outras pessoas tenham acesso à oportunidade que a Tupperware oferece. O representante pode, a partir dessa divulgação de informações, conquistar recrutas para formarem a sua própria equipe de trabalho.

Marketing multinível x pirâmide financeira

A pirâmide financeira tem como base somente o recrutamento de representantes de venda, enquanto o marketing multinível preza pela expansão da rede de contatos.

As empresas de marketing multinível são responsáveis pelo fornecimento de produtos ou serviços, bem como pelo treinamento de seus representantes. Essas pessoas, por sua vez, são responsáveis pela criação e pelo gerenciamento das suas equipes de trabalho e da cartela de clientes. Dessa forma, é possível garantir um retorno financeiro para todos os envolvidos no processo.

Termos legais

A regulamentação das empresas que realizam vendas diretas no Brasil é feita pela Associação Brasileira de Empresas de Vendas Diretas (ABEVD). Essa associação segue o código de conduta da World Federation Direct Selling Association (WFDSA).

A regulamentação das empresas de marketing multinível é necessária porque, muitas vezes, os produtos ou serviços oferecidos por marcas que se baseiam na pirâmide financeira são inexistentes. Há também casos de empresas que são sustentadas somente pela venda de kits. Esse modelo de negócio passa a ser configurado como pirâmide financeira, que é ilegal no Brasil.

No marketing multinível, a venda direta é legalizada. Além disso, os representantes passam por treinamentos e têm participação nos lucros da empresa.

Se você tem um ótimo produto ou oferece serviço de qualidade e quer dar visibilidade para a sua empresa, o marketing multinível é um excelente modelo de negócio. Por meio do MMN, é possível criar uma rede de representantes da sua marca e ampliar a sua cartela de clientes.

Se você não tem um produto, mas se considera um ótimo vendedor e tem uma veia empreendedora pulsando, o marketing multinível também pode gerar ótimos resultados. Você pode se tornar representante de empresas de sucesso, que vêm se destacando no mercado com o passar do tempo. O trabalho pode não ser fácil, mas é vantajoso para quem realmente deseja crescer profissionalmente.

Ficou interessado pelo marketing multinível? Tem alguma experiência com esse modelo de negócio? Deixe um comentário!

Economia
Saiba porque mídia social é um pré-requisito
Marketing
Um logo por $99
Marketing
Confirmar como amigo?
  • Eiran Marques

    Trabalho com MMN (Herbalife Internacional) há 10 anos. Estou muito satisfeito com os resultados financeiros e o estilo de vida que levo atualmente. Montei uma rede de Consultores Independentes no Brasil e mais 4 países (por enquanto) e o principal diferencial da Herbalife em relação as demais empresas sérias de MMN é a possibilidade de ter os Espaços de Vida Saudável, através dos consultores independentes. Alguns confundem os Espaços de Vida Saudável da Herbalife com sistema de franquia, mas ao invés de pagarmos royalties, recebemos royalties da empresa. Com ganhos superiores a R$20.000,00 mensais, sem patrão, sem empregado e principalmente com uma ótima perspectiva pela frente… só posso dizer que estou muito satisfeito. Interessados em mais informações, podem entrar em contato comigo pelo whatsApp 75 99922-0088 ou e-mail eiranmarques@gmail.com.

  • Marciel

    Olá Marcelo, recentemente tive contato com representantes do Marketing Multinível da POLISHOP e após alguma pesquisa me parece que o modelo é injusto, ou seja, só beneficia as pessoas nos níveis mais altos, elas não precisam ter o trabalho de vender qualquer produto (fazer o porta a porta) e são “sustentadas” pela hierarquia abaixo. Qual é a sua opnião sobre o assunto, em especial sobre a POLISHOP?

    • mauriciosampaio

      Olá Marciel, conheço várias pessoas na POLISHOP que ganham mais que o triplo das pessoas que apresentaram elas ao negócio. Depende muito do trabalho que você faz com sua equipe. Os empregos bons estão acabando, a solução é empreender !!!

  • Geovanne

    Desenvolvo MMN junto com a Polishop há 4 anos e posso dizer com a maior convicção que foi a melhor decisão da minha vida!!!!! Minha vida financeira está infinitamente melhor, fiz centenas de novos amigos, os últimos 4 anos fizemos várias viagens incríveis para lugares paradisíacos. Vale muito à pena, hoje estamos com grupos em todo país e continuamos com a expansão!! Mais informações em 61991625781 wpp