Marketing

Canais de aquisição que toda startup deve explorar


Uma característica que todas as startups compartilham é o desejo e a necessidade de estarem em constante crescimento. Adquirir novos consumidores entretanto, nem sempre é tarefa fácil. E a solução, nem sempre está em ajustar a sua estratégia nos canais de venda que você já conhece. Felizmente, existem alternativas. Confira a seguir alguns canais de venda que a sua startup deve explorar:

Tráfego orgânico

Responda rápido: como sua empresa ranqueia para as palavras-chave mais importantes para o seu negócio? Se você não sabe, provavelmente está aproveitando mal uma das melhores maneiras de adquirir clientes.

O tráfego orgânico é aquele em que o cliente chega naturalmente à sua página através dos resultados dos mecanismos de busca, e quem recebe a esmagadora maioria dos cliques nos resultados, são os primeiros resultados. Estar bem posicionado exige investimento de tempo e esforço em Search Engine Optimization (SEO), mas os resultados se pagam com folga.

Redes Sociais

Já faz tempo que as redes sociais não servem apenas para compartilhar fotos e enviar recados para amigos. Elas servem para mostrar ao seu público-alvo quem você é, e ouvir das pessoas o que elas pensam de você.

Manter um perfil ativo, sempre interessante e atualizado também ajuda a gerar social proof. Isto é, recomendações favoráveis a seu produto ou serviço dadas espontaneamente pelos seus usuários. Compartilhamentos e likes são ferramentas úteis para o seu negócio, não os negligencie.

Marketing de conteúdo

Uma estratégia de marketing de conteúdo é eficiente, escalável e gera poucos custos. A ideia é produzir posts, whitepapers, vídeos e material relacionado para educar o seu público e lhe oferecer informação relevante em vez de propaganda. Isto cria uma relação de confiança entre as pessoas e a sua empresa.

O conteúdo produzido também ajuda no tráfego orgânico e nas redes sociais, complementando as outras estratégias de aquisição da empresa.

Relações Públicas

A publicação de histórias em jornais, revistas e canais de comunicação especializados é uma maneira eficiente de levar o conhecimento sobre a sua empresa a um público imenso, com custo muito baixo. A utilização deste canal requer alguns cuidados, mas os ganhos em potencial são excelentes. Além disto, ser balizado por uma publicação de respeito na sua área é uma maneira poderosa de reforçar a credibilidade do seu negócio.

Programas de afiliados

Oferecer seu produto através de uma rede de afiliados amplia muito o alcance da sua empresa. Para cada venda do seu produto, o afiliado fica com uma porcentagem, previamente acordada, como forma de comissão.

Ter um produto bem cotado em uma rede de afiliados é uma forma de manter um verdadeiro time de vendas. Além disto, a análise dos resultados dos seus comissionados é uma maneira de descobrir novos nichos de mercado e oportunidades de negócio não exploradas.

Feiras, eventos, seminários e conferências

Seja na participação em eventos de terceiros, ou na organização do seu próprio, estar em um ambiente com outras pessoas de interesses semelhantes ao seu é uma excelente oportunidade de negócio. Ministrar seminários e palestras educa seus potenciais clientes e reforça sua credibilidade. Além disto, estes locais são excelentes para conhecer possíveis parceiros e conferir o trabalho dos seus concorrentes.

Plataformas móveis

O mercado de smartphones e tablets cresce rápido. Muito mais rápido que o de desktops e notebooks. Estar acessível a estes novos usuários é fundamental. Certifique-se que seu site tenha uma versão móvel e não esqueça da possibilidade de ter seu próprio aplicativo na Apple Store e Android Play.

A forma de explorar cada canal será diferente conforme o foco e a estratégia de vendas de cada empresa. Você deve entender o seu mercado, o posicionamento da sua marca e dirigir mais tempo e energia àqueles que lhe trarão os melhores resultados.

De quais canais a sua empresa já faz uso? Conte suas experiências nos comentários!

Categoria Ferramentas
Organização pessoal: Como se tornar extremamente eficiente
Categoria Ferramentas
Como ser mais produtivo: remova aquilo que te atrapalha
Negócios
Quanto tempo você vai demorar para entender?