Empreendedorismo

Como encontrar os mentores certos para sua startup


Administrar uma startup não é tarefa fácil para ninguém. O dia a dia, a falta de recursos e as incertezas podem fazer você se perguntar: “E agora?” No entanto, por que não usar nessa missão a ajuda de quem já passou por experiências parecidas com a sua e foi bem sucedido? É para isso que servem os mentores. alguém que irá auxiliá-lo na difícil – mas extremamente gratificante – caminhada para desenvolver a sua startup.

Defina o que necessita você necessita dos seus mentores

Você precisa definir o que busca em um mentor antes de procurar por um. Ter alguém que você admira mas que não terá muita utilidade no seu negócio é contraproducente e pode ser frustrante para ambas as partes. O ideal é que o mentor seja um especialista nas áreas em que você têm mais dificuldade e, por isso, precisa de ajuda. Quanto mais específico você for neste momento de definir os objetivos, melhor.

Existem mentores que são mais fortes em áreas mais técnicas, enquanto outros têm conhecimentos profundos na parte administrativa. É fundamental que você, além de saber o que precisa, conheça também a especialidade do profissional que está buscando. Pesquise sobre seu trabalho, entrevistas que tenha dado, onde atuou como profissional e, se possível, converse com quem já trabalhou com ele antes de abordá-lo.

Conheça sua área

Independentemente de estar buscando um mentor, você deve conhecer sua área de atuação como a palma da sua mão. Quem são seus concorrentes, como cresceram, os principais profissionais do setor, investidores que mais aplicam, público-alvo de cada uma das empresas que atuam no segmento, novas tendências. É conhecendo muito bem seu ramo que você encontrará os melhores mentores para sua startup.

Leia publicações especializadas, participe de grupos de discussão online e, principalmente, participe de eventos da sua área de atuação. Poucos lugares são tão eficientes para se fazer networking quanto palestras, workshops e cursos. Além de você poder conhecer mais de perto um potencial mentor, saber como pensa e como se relaciona com as pessoas, é uma ótima oportunidade para abordar alguém que você admira e gostaria de ter ao seu lado na startup.

É interessante – mas não imprescindível – que ele tenha uma experiência com startups. Talvez o ambiente instável de uma startup seja frustrante para um mentor que sempre trabalhou em empresas de grande porte. Isto é especialmente importante se você busca um mentor para lhe dar conselhos na área administrativa.

Tome iniciativa

Uma vez encontrado o mentor que deseja para sua startup, é preciso correr atrás. Você precisa tomar a iniciativa de contatá-lo e deve fazê-lo da melhor maneira possível. Enviar uma proposta informal e vazia por e-mail, por exemplo, definitivamente não é uma forma eficiente de se conseguir um bom mentor. É um convite para ser ignorado.

O ideal é encontrá-lo pessoalmente e explicar exatamente o que precisa e espera dele. Mostre dados e projeções, aponte onde deseja chegar e em que situação sua startup está no momento. Outra questão importante neste contato inicial é saber exatamente qual é a disponibilidade do seu mentor em atendê-lo, além dos assuntos que serão discutidos e definir se o foco será nos aspectos técnicos ou administrativos.

Ainda interessado pelo tema? Sugiro a leitura do meu outro artigo: Tenha advisors

Empreendedorismo
Startups: Você está preparado?
Empreendedorismo
Startups: Sangue empreendedor
Empreendedorismo
Startups: Sócios co-fundadores
  • vanderlei

    OLá Marcelo tenho acompanhado seus artigos mas até hoje não tinha nada
    em vista senão uma boa experiencia técnica na minha área de atuação.
    Ocorre que na semana anterior recebi uma proposta para fornecer meu
    serviço para um cliente em potencial. Ele mesmo me procurou e tambem
    tenho uma oferta de uma micro empresa no mesmo ramo de atividade onde o
    atual proprietário está se aposentando por idade avançada e quer me
    passar o negocio.
    Gostaria de saber como poderia me orientar para
    poder ver o negocio com mais abrangencia estratégica, mercadologica. Seu
    ultimo artigo COMO ENCONTRAR UM MENTOR CERTO PARA STARTUP, me chamou
    muito atenção. Pode me ajudar como ou onde localizar um ?

    aguardo seu retorno
    vgarla

  • Mandy

    Boa noite, peço desculpa pela minha pergunta mas gostaria de saber quais os diferentes direitos consoante a participação percentual numa empresa. Ou seja, exemplificando, quais os direitos do investidor que detém 15% da empresa? Muito obrigada!