Empreendedorismo

Como ganhar dinheiro na internet e aumentar sua receita mensal


O empreendedorismo digital é uma das formas mais inovadoras para se ganhar dinheiro. A tecnologia modificou o comportamento dos consumidores e também a forma das pessoas trabalharem. Esse movimento trouxe uma série de oportunidades para se ganhar dinheiro na internet.

E alguns dados confirmam essa informação. Atualmente, há aproximadamente 100 milhões de brasileiros conectados regularmente à internet. Sendo que essa ferramenta de comunicação é a que recebe o maior tempo de uso dos consumidores. Por isso, o patrocínio digital por parte das empresas está crescendo cada vez mais, tendo ultrapassado R$ 3 bilhões. Mas quais são as competências necessárias para identificar oportunidades e ganhar dinheiro na internet?

Competências do empreendedor digital

Para ser um empreendedor digital, é necessário ter ou desenvolver algumas competências. A primeira delas é conhecer muito bem determinado segmento de atuação, por exemplo, o de tecnologia. Além de conhecer o segmento, é necessário ter conhecimentos sobre o mercado.

O próximo passo é ter profissionais qualificados na equipe para atuar com todas as etapas necessárias, como criação do site, design, marketing, gestão de redes sociais, gestão de negócios etc.

Dessa forma, o empreendedor digital precisa ter, acima de tudo, a vontade de empreender. O conhecimento sobre o mundo digital pode ser conseguido depois, com a ajuda de equipes qualificadas e mão na massa.

Como ganhar dinheiro na internet

Nesse sentido, existem algumas formas de empreender no mundo digital e ganhar dinheiro na internet. Se liga nessas opções:

Produtos afiliados

A venda de produtos afiliados é uma das formas mais comuns de ganhar dinheiro na internet. Essa modalidade é conhecida como marketing de afiliados e tem por objetivo fazer com que uma empresa ou pessoa dona de um produto, oferece uma comissão em troca de uma venda.

O dono do produto estabelece as regras de divulgação, valor de venda, também disponibiliza materiais que auxiliam o vendedor a divulgar e realizar vendas cada vez melhores.

Quem vendeu por sua vez recebe uma comissão e ultimamente as comissões tem se tornado cada vez mais interessantes, tanto que milhares de pessoas estão vivendo somente de vender produto dos outros.

Um dos programas de produtos afiliados mais conhecidos é o Hotmart, que é uma plataforma que comercializa e distribui produtos digitais. Lá você encontra diversos produtos que pode começar a vendar já e na sequência correr para o abraço coletando a sua comissão. Legal, né?

Links afiliados

Outra forma de ganhar dinheiro na internet é por meio dos links afiliados. O sistema é o mesmo dos produtos afiliados, ou seja, essa modalidade também faz parte do marketing de afiliados, o que significa que o divulgador do link recebe uma comissão.

A diferença em relação aos produtos afiliados é que essa modalidade tem o objetivo de divulgar apenas um link do produto. Esse link redireciona o usuário para uma página na internet que possui um produto para ser vendido.

O Hotmart também trabalha com os links afiliados, intermediando as empresas e os blogueiros. Um exemplo de marca que trabalha com esse tipo de negócio é o Submarino, que oferece uma comissão que varia de 2% a 8% por produto vendido. A porcentagem varia conforme a categoria em que o produto está inserido.

Existem milhares de empresas que oferecem um programa de afiliado, o Pat Flynn por exemplo é afiliado de algumas empresas e chega faturar próximo de 100mil dólares por mês, valores divulgados em seu site, caso você não acredite.

Produtos online

Ao falar de empreendedorismo digital, não se pode esquecer dos produtos online. Há várias plataformas que facilitam a venda dos produtos, sendo que uma das mais conhecidas é o Mercado Livre.

Nesse tipo de negócio, a ideia é expor produtos que você tenha para venda, colocar um preço atrativo e vender diretamente para o cliente. O frete pode ser pago pelo consumidor e cabe ao vendedor apenas embalar a mercadoria e enviar pelos Correios.

No entanto, é possível vender produtos em uma loja virtual sua, que você crie. A desvantagem nesse caso é que, em uma plataforma conhecida, o produto estará disponível para milhões de pessoas automaticamente, ou seja, não é necessário investir tanto em publicidade. Já em uma loja virtual sua, será necessário criar a loja virtual, ter todo o sistema de pagamentos, gerenciar os contatos e fazer o marketing do e-commerce para que os consumidores o conheçam.

Poucas pessoas sabem disso, mas o maior vendedor do MercadoLivre é uma empresa responsável por um faturamento de dezenas de milhões de reais e uma equipe enorme.

Vender em Market Places como o Mercado Livre pode ser uma oportunidade muito interessante.

Infoproduto

Info Produtos

Os infoprodutos são outra forma de ganhar dinheiro na internet e empreender no mundo digital. Basicamente, eles podem ser categorizados como uma informação digital disponibilizada na internet. O tema do assunto, nesse caso, não é relevante, porque o que determina o infoproduto é o seu formato de veiculação, que pode ser em PDF, arquivos de áudio e arquivos de vídeo.

A definição do formato a ser utilizado depende do que o empreendedor tem mais afinidade e do segmento que tem conhecimento. Por exemplo, se a ideia é divulgar um tema específico, um e-book é uma alternativa interessante. Por outro lado, se quer fazer uma demonstração prática sobre o uso de um produto, os vídeos são uma boa alternativa.

Existem infoprodutos que faturam literalmente milhões de reais e para se ter uma ideia do tamanho deste mercado, o recorde de maior faturamento de infoproduto do Brasil está próximo de 20 milhões de reais em menos de 7 dias. E sabe qual é o produto? Um curso de inglês!

Isso tudo utilizando produção de conteúdo em vídeos e redes sociais, construção de uma largalista de email, gatilhos mentais, muito Teste A/B e uma excelente estratégia de drip marketing.

Prestação de serviços

A prestação de serviços é uma das formas de empreendedorismo digital que vem ganhando cada vez mais espaço e é uma das tendências de consumo para 2016. Por isso, é uma boa aposta para quem está pensando em ganhar dinheiro na internet.

Como as pessoas estão cada vez mais precisando de profissionais especializados para a prestação de alguns profissionais de serviços específicos (como designers, programadores, advogados, jornalistas, etc.). Estar em uma plataforma que reúna esses profissionais é uma ótima ideia. A vantagem é que não somente o prestador de serviços ganha com sua contratação, mas também a plataforma que divulga o serviço desse profissional.

Nesse sentido, o GetNinjas é uma das plataformas mais conhecidas no Brasil, tendo, inclusive, um app disponível para Android e iOS. A vantagem desse tipo de plataforma para o consumidor é reunir profissionais de todo o Brasil. Oferece a possibilidade de orçamentos gratuitos e comparação de preços. Esses benefícios impactam diretamente no número de contratações, o que aumenta o valor recebido pelo empreendedor digital.

Ou seja, tudo está interligado e a verdade é que o empreendedor digital tem grandes chances de se dar bem nesse negócio. Basta aproveitar as tendências, identificar oportunidades e oferecer um serviço de qualidade.

Eu contrato muito serviço em uma plataforma gringa chamada Upwork, neste momento que a nossa moeda está desvalorizada, ganhar em dólar, euro ou libras, pode ser uma excelente oportunidade!

Gostou de saber mais sobre as formas de ganhar dinheiro na internet? Cadastre seu email na minha lista VIP para receber mais conteúdos exclusivos.

Marketing Digital
Escrevendo um livro de 200 páginas em 30 dias
Categoria Ferramentas
Organização pessoal: Como se tornar extremamente eficiente
Categoria Ferramentas
Como ser mais produtivo: remova aquilo que te atrapalha