Categoria Ferramentas

Como ser mais produtivo: remova aquilo que te atrapalha


Pra começar, um pequeno exemplo para você entender como ser mais produtivo.

Você esta em uma balada e aquela gata te deu o maior mole. Sem pensar muito, na empolgação você chega junto. Não sabe como, mas da sua boca saem palavras que a fazem rir. Pronto, você acabou de ganhar a noite. A noite esquenta mais ainda, você a convida para tomar mais uma bebida na sua casa e ela aceita. Chegando, não demora muito e as coisas começam a esquentar.

Quando você menos espera, lá esta você e a garota num amasso daqueles, sem ter tempo nem pra respirar e ao mesmo tempo arrancando a roupa um do outro, você rapidamente puxa a única camiseta que você pode usar esse dia, veste, se prepara para adentrar e, trimmmmmmmmmm. A porra do telefone toca. O clima esfria um pouco, mas você recusa a ligação e tenta retornar de onde parou, mais um pouquinho de vinho, beijinho no pescoço, e aos poucos a coisa começa a esquentar de novo, perto do momento mais sublime, a maldita campainha da sua casa toca.

Entendendo como ser mais produtivo

Não, você não esta no blog errado, este é um post sobre atenção e concentração, e o caso acima, nada mais é do que um reflexo do que acontece com você todos os dias no computador. Toda vez que você esta concentrado trabalhando em algum projeto:

  • Você interrompe tudo para ler um email
  • Você recebe uma notificação de mensagem instantânea
  • Uma atualização do sistema operacional explode na sua tela
  • Facebook
  • Twitter
  • [Esta lista nunca acaba]

Tudo isso e muito mais, arrebenta com a sua produtividade.

A muito tempo atrás eu adotei algumas configurações no meu desktop que fizeram minha produtividade aumentar. Somando isso a uma forma vencedora de se organizar, você alcançará bons níveis de produtividade.

O primeiro passo é saber para onde esta indo o seu tempo. Você precisa saber exatamente quanto tempo passa em cada site, quanto tempo gasta com email, msn e todos os programas que existem no seu computador. Você simplesmente precisa controlar tudo. Sem controle, não existe gerenciamento. Mas não se desespere, existem algumas aplicações que podem lhe auxiliar a controlar isso e eu vou te apresentar a melhor delas.

como ser mais produtivo

O RescueTime faz essa mágica para você. Você instala em seu computador, funciona tanto em Mac como Windows e ele vai analisar tudo que você faz. Quanto tempo permanece navegando, divido por qual site, então é possível separar o que é twitter, de facebook, do CRM da sua empresa, quanto tempo conversando no msn, no Excel, Word e assim por diante.

como ser mais produtivo

Conforme a coleta de informações vai acontecendo, ele categoriza e te apresenta em forma de gráficos. Você pode definir o que significa cada uma das atividades, por exemplo, Twitter e Facebook entram em entretenimento, já Word e Excel entram em trabalho. Depois de pouco tempo você terá o software ajustado e estará pronto para descobrir quais são os vilões do seu tempo. Uma ótima prática de como ser mais produtivo.

O controle é um ponto muito importante neste software, você vai perceber que ele realmente não deixa passar nada, nem aquele site de sacanagem que você tanto acessa, por tanto, se existir alguma tarefa que você não queira que ele registre, simplesmente informe o software e ele passará a ignora-la.

Se você quiser ser um pouco mais radical, poderá utilizar um recurso chamado “get focus”. Você define o tempo que gostaria de ter foco, define também se quer ter a possibilidade de roubar ou não. Dessa forma qualquer site que você acessar e estiver categorizado como distração, o RescueTime automaticamente te redirecionará para uma página informando que o site esta bloqueado, acabando com a sua festa de distração durante o tempo que você definiu.

como ser mais produtivo

Outro recurso bastante interessante é o controle de tempo investido por projetos. Como o RescueTime controla tudo, você pode definir em qual projeto cada atividade se encaixa, gerando assim relatórios muito similares a planilhas para seu PMO utilizar.

como ser mais produtivo

Então depois que você estiver em mãos com todos os assassinos da sua produtividade, ficou fácil de resolver, planeje e crie suas metas para gastar menos tempo.

como ser mais produtivo

Para complementar esconda tudo e qualquer coisa que possa te chamar atenção no seu Desktop, isso é o que te mata em momentos de concentração:

  • Desligue todo e qualquer alerta, seja sonoro, visual, animado, ou até do Growl. MSN, Google Talk, Anti-virus, atualizações de software, desligue TUDO. O único que você deve deixar é o calendário, que te informará sobre compromissos.
  • Esconda o dock de aplicativos. Você não precisa olhar para ele o dia inteiro. Quando passar o mouse encima, ele vai aparecer, não precisa se preocupar.
  • Hoje em dia todo aplicativo quer aparecer no barra de tarefas. Tenho certeza que 90% do que você tem na sua barra de tarefas é desnecessário, arranque tudo de lá.

Não esqueça que de nada adianta você ter atenção se você trabalha de forma errada, focando nas tarefas erradas, com prioridades erradas, nas horas erradas. Por isso é fundamental entender O Segredo da Organização Pessoal, para saber mais sobre como ser mais produtivo e eficiente.

Categoria Ferramentas
How to Write a Spelling Corrector
Categoria Ferramentas
Organização pessoal: Como se tornar extremamente eficiente
Negócios
Quanto tempo você vai demorar para entender?
  • Marcelo,

    Muito bom post. Utilizo o Recue Time há uns seis meses acho e ele foi a causa para eu parar de jogar Mafia Wars no Facebook. Adorava o jogo, mas me roubava até duas horas por dia naquilo. Abandoneio-o, babau.

    Acho o software excelente e o recomendo sem dúvidas, principalmente pelo fato de ele não te travar e não requerer muito a sua atenção. Você trabalha e se diverte no computador tranquilamente e depois dá uma espiada no relatório que vai de dedurar para você mesmo. Daí, é da sua responsabilidade querer ou não modificar seus hábitos.

    Ótimo post, ótima bola levantada, forte abraço,
    Marcos Rezende

  • Guilherme Andrade

    Olá. Conheci o seu blog hoje, através de um outro blog que tb versa sobre produtividade pessoal, dentre outros assuntos. Esse é o segundo post seu q leio. Parabéns, o post está ótimo. Gostei muito da maneira como vc escreve. A forma como vc introduziu o assunto foi muito bacana. Frequentarei seu blog mais vezes.
    Abraços