Empreendedorismo

Dicas para o bom relacionamento entre os sócios


Iniciar uma empresa, colocá-la em funcionamento e obter sucesso são os principais desejos de empreendedores, mas nem sempre é possível seguir sozinho e muitos se perguntam: como conseguir parceiros nos negócios e manter um bom relacionamento entre os sócios? A verdade é que uma sociedade pode ser tão complexa e delicada quanto um casamento. E a boa relação entre os envolvidos é fundamental para o êxito da startup. Quase tanto quanto um bom produto e fundos abundantes e bem estruturados.

Bom relacionamento entre os sócios: chave para a prosperidade do seu negócio

No momento de criação das startups, muitos empresários pensam apenas no desenvolvimento do produto ou serviço que será oferecido ao mercado, esquecendo de resolver quem serão os sócios da empresa e sua proporção dentro do negócio. É importante dedicar atenção para esses detalhes.

Os envolvidos nos projetos, desde sócios até os colaboradores, precisam trabalhar em conjunto para conquistar a vitória! Por isso a formação de uma sociedade deve ser justa e levar em consideração os benefícios que cada um poderá trazer.

Some capacidades e talentos à equipe

Formar uma sociedade nem sempre é uma tarefa fácil. Imagine que você precisa lidar com pessoas, muitas vezes com características diferentes das suas, mas que estejam unidas pelo mesmo objetivo. É assim que a sociedade em um negócio deve funcionar, como um organismo em que cada órgão tem seu papel importante para a manutenção do todo.

O sócio deve ser fundamental para a empresa. Sua experiência e networking devem ter grande contribuição no andamento dos projetos. É necessário avaliar seu tipo de habilidade, seja na parte criativa ou na área administrativa para atribuir as tarefas da melhor maneira a cada um.

Vale lembrar que a chave do sucesso não é trabalhar com uma pessoa que pense exatamente como você, mas alguém preparado para estabelecer uma boa convergência de ideias e que agregue visão ao negócio.

Formalize a divisão da participação

A divisão de ações é o primeiro passo para a formação da startup. O assunto deve ser tratado em uma reunião com todos os envolvidos até que sejam esgotadas e sanadas todas as dúvidas. Muito do relacionamento entre os sócios depende desta etapa.

Feito isso, todas as negociações devem ser formalizadas para fins de documentação, garantindo uma divisão justa e esclarecida entre as partes. É importante alinhar valores e entender as expectativas de cada um. Desta maneira a implementação de projetos e a criação de estratégias de negócio poderão fluir com facilidade.

Dividir ações da forma mais justa possível é um ponto chave para uma boa sociedade e para o futuro da empresa.

Aprenda a ouvir e entender os seus sócios

Impor decisões sobre os rumos que a empresa deve seguir é uma atitude que mina a sociedade e coloca em risco o futuro do empreendimento. Ouvir seus sócios e entender as expectativas de cada um é importante para garantir um bom relacionamento e o andamento dos projetos.

É uma dificuldade natural lidar com o orgulho e o ego de alguém com uma opinião diferente da sua. Procurar mediar estas conversas de forma racional. Analise as idéias sob a perspectiva do que é melhor para o negócio, nunca sob a de quem está certo ou errado em uma questão.

A chave do sucesso está em desenvolver o espírito empreendedor, abrindo espaço para que todos colaborem em prol dos objetivos e metas estabelecidos.

Transparência é fundamental

A transaparência no relacionamento entre os sócios e algo que não pode ser ignorado. Uma relação transparente e justa com os sócios permite que todas as partes estejam cientes dos desafios que irão enfrentar, e o façam da melhor maneira possível. Faça reuniões periódicas para informar a todos sobre as decisões tomadas. A estratégia deve estar a todo momento clara, para que todos entendam em que sentido devem direcionar seus esforços.

Por mais que as vezes seja complicado, a relação entre os sócios é parte importante da base em que estão apoiados os seus negócios.

Você já teve problemas de relacionamento com os seus sócios? Como lidou com a situação? Conte suas histórias nos comentários!

Categoria Ferramentas
Organização pessoal: Como se tornar extremamente eficiente
Categoria Ferramentas
Como ser mais produtivo: remova aquilo que te atrapalha
Negócios
Quanto tempo você vai demorar para entender?