Entenda porque você perde alcance nas redes sociais

Final do ano passado eu fiz um experimento: Me comprometi a publicar conteúdo no instagram múltiplas vezes por dia incluindo stories diários durante um mês. Bati minha meta fazendo o dobro do prometido e eu cheguei a seguinte conclusão:

Qualquer rede social que cresce demais, eventualmente precisará de um algoritmo que limitará o acesso do seu conteúdo. E as redes sociais antigas estão num terrível momento para isso. Vou ilustrar o problema com um exemplo:

Imagina que neste exato momento faça 2 horas da última vez que você abriu seu Instagram. Neste período as milhares de pessoas que você segue publicaram uma quantidade gigantesca de conteúdos. Assim que você decide entrar no Instagram o aplicativo tem um desafio:

  • Tenho centenas de conteúdos para mostrar.
  • Qual conteúdo eu mostro para você primeiro?

Como um dos grandes desafios no Instagram é melhorar a retenção na rede, ele quer garantir que todo conteúdo que passe na sua frente, seja algo que você realmente fique feliz de ver. Para fazer isso ele analisa todas as suas interações na rede:

  • Com quem você troca mensagens
  • Quem você assiste stories
  • Comentários, Likes, Encaminhamentos
  • E provavelmente dezenas de outras interações

Como a quantidade de conteúdo publicada neste período de duas horas é muito maior do que você tem capacidade de consumir, o alcance na maioria das contas que você segue será praticamente zero. Simplesmente porque você não vai conseguir consumir todo conteúdo pendente.

Isso é ótimo para o consumidor de conteúdo, mas terrível pra quem está começando e tem contas com poucos seguidores.

O esforço que eu tive de publicar durante dois meses conteúdo de forma massiva, praticamente não mudou o ponteiro da minha conta em relação a engajamento/seguidores e isso me fez refletir: Existe alguma forma mais eficiente atualmente de disseminar meu conteúdo?

Observe que não estou levando em consideração se um ou dois meses é pouco, estou simplesmente questionando a eficiência. Se eu repetisse esse comportamento em todas as redes disponíveis, qual teria o melhor resultado?

Pode-se argumentar também que o algoritmo é igual para todo mundo, e se o seu ponteiro não mudou, significa que seu conteúdo foi tão bom assim. É verdade, mas novamente estou questionando a eficiência.

Fiz então uma lista de alternativas e cheguei a uma conclusão: Eu quero fugir das grandes redes e daquelas que atualmente fazem uso intensivo de limitação de alcance. Eu não vou sair de nenhuma rede, mas vou concentrar meus esforços em uma delas.

Como todo final da ano faço, último trimestre de 2019 escrevi minhas metas para 2020. Uma dessas metas foi me concentrar em somente uma rede e a que eu escolhi foi o Podcast. Diferente do que muitos pensam o podcast é descentralizado, uma vez que um usuário assine, somente quando ele deixar de te seguir deixará de receber seu conteúdo. E obviamente se o conteúdo for chato, ele vai parar de escutar.

Então estou aqui para te contar que na segunda-feira agora, 16 de Março, lanço meu podcast. E a partir de então, toda segunda-feira, ou quase toda segunda-feira você terá um conteúdo novo.

Fica ligado que segunda tem novidades!