Gestão

Ferramentas para a qualidade: ISO 9001


Você já passou por uma empresa, viu que ela anunciava que obtinha a certificação ISO 9001 e ficou se perguntando o que significava esse número?

O que é a ISO 9001?

A ISO é uma sigla para International Organization for Standardization, ou seja, Organização Internacional de Padronização, que foi criada em 1947 em Genebra. Ela nada mais é que um conjunto de normas internacionais que padroniza o SGQ (sistema de gestão de qualidade) das organizações.

As empresas não têm por obrigatoriedade obter o certificado ISO 9001, mas se optarem por adquirir, passarão então a ser auditados pelo órgão regulamentador da ISO 9001 no Brasil, que é a ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas).

Vantagens de ter a ISO 9001

A normatização cada vez mais é usada como modo de reduzir custos de produção, diminuição da possibilidade de erros e otimização nos processos da mão de obra, mantendo e melhorando a qualidade do produto final.

As empresas que possuem a certificação ISO 9001, além da credibilidade do mercado, possuem maior controle de qualidade dos processos, facilitando a exportação dos produtos.

Como implantar a ISO 9001 na sua empresa?

Sendo a ABNT o órgão regulamentador da ISO 9001 no Brasil, logo, o primeiro passo para a certificação é acessar o site da ABNT e solicitar as normas ISO 9001, adequando sua empresa segundo os padrões exigidos.

O indicado é que a adequação seja feita com a ajuda de um consultor para que o processo seja realizado de forma mais eficaz e rápida. Após a implantação das normas, a empresa deve contratar uma companhia certificadora para realizar uma auditoria com o objetivo de verificar se a empresa encontra-se alinhada com as diretrizes exigidas.

A companhia certificadora contratada deverá ter a autorização do INMETRO (Instituto Nacional de Metrologia e Qualidade Industrial) para validar a certificação.

O tempo para a implantação da ISO 9001 pode variar de 6 meses a 1 ano e os investimentos também variam de acordo com o tamanho da empresa e com seu ramo de atuação no mercado.

Por que obter o certificado voluntariamente?

As empresas não são obrigadas a se adequaram às normas da ISO 9001, mas as que optam por serem certificadas passam a se reger com estruturas de qualidades estabelecidas internacionalmente.

A fim de reduzir os gastos com a inspeção de produtos, muitas empresas também passaram a exigir de seus fornecedores a certificação de ISO 9001, afinal, é mais seguro comprar produtos de uma empresa que possua um certificado de qualidade reconhecido mundialmente.

Para não perder clientes as grandes empresas começaram a ser certificadas de forma voluntária, mostrando assim maior credibilidade no mercado, devido à qualidade comprovada dos seus produtos e serviços.

Categoria Ferramentas
Organização pessoal: Como se tornar extremamente eficiente
Categoria Ferramentas
Como ser mais produtivo: remova aquilo que te atrapalha
Negócios
Quanto tempo você vai demorar para entender?