Empreendedorismo

Funcionários estrelas e os Gênios


Funcionários estrelas são aqueles que podem, com seu talento e competência, mudar a cara do seu negócio. Como qualquer estrela, porém, eles são muito visados. A disputa para atrai-los é sempre intensa e bastante difícil, e para complementar, algumas vezes são acompanhados de efeitos colaterais. Será que vale a pena?

A palavra-chave é motivação

Dificilmente uma startup terá recursos financeiros suficientes para competir numa disputa salarial com uma empresa de grande porte. Como no jogo financeiro você pode sair perdendo, é preciso mudar o foco. Empresas de grande porte têm, em geral, processos bastante engessados e pouco desafiadores. Mostre à sua estrela que você pode oferecer um trabalho desafiador e no qual ele será fundamental.

Para atrair funcionários estrelas, venda um projeto como você venderia a um investidor. Mostre o que sua startup pode se tornar e como o funcionário poderá fazer parte deste crescimento. É importante vender seu projeto com paixão e sinceridade, mas também com dados e projeções; apenas o sonho não é suficiente.

Outra coisa muito importante: se prometer, entregue. Atrair funcionários estrelas é relativamente fácil perto da dificuldade de mantê-lo. Se acenou com boas condições de trabalho, se esforce ao máximo para tê-las; se prometeu que poderia aplicar toda sua criatividade no dia a dia, não engesse o trabalho.

Uma alternativa: participação acionária

Por melhor que seja seu projeto, será difícil convencer o funcionário estrela a receber uma remuneração muito baixa. Será complicado competir financeiramente com empresas de grande porte, mas se esforce para oferecer um salário atraente, mesmo que seja inferior ao que o funcionário recebe atualmente.

Uma alternativa financeira interessante para atrair um funcionário estrela é oferecer uma gratificação futura: ações da empresa. Fazendo isso, você o torna parte da sua startup, com uma porcentagem do valor futuro da empresa à sua disposição. Esta estratégia é duplamente interessante. Primeiro, porque oferece uma vantagem financeira de longo prazo, que, no caso da startup estourar, é bem melhor do que um salário maior. Segundo, porque o funcionário ficará ainda mais motivado para conseguir bons resultados, já que o seu desempenho afeta diretamente neste valor.

Cuidado para não exagerar na entrega de participações. Sair oferecendo pra todo mundo é uma loucura, foque em quem é crucial para o negócio no longo prazo. Também é importante se proteger de alguma forma para que o funcionário não abandone a empresa logo depois de receber a sua fatia na sociedade. O vesting – mecanismo que entrega a participação da empresa gradativamente, através do tempo ou do cumprimento de metas – é especialmente útil nesses casos.

Benefícios de ter funcionários estrelas

Lembro de um estudo feito com profissionais de tecnologia, onde era questionado os pontos mais relevantes para a escolha de um trabalho. Por incrível que pareça, o ponto mais importante era o setup. Poder escolher uma boa cadeira, mesa, computador, monitor, mouse e teclado faz MUITA diferença.

Outro ponto que todo mundo esquece são os benefícios, tente sair um pouco do básico Vale Refeição e Vale Transporte. Porque não dar uma academia paga para os funcionários serem mais saudáveis? Porque não oferecer alimentos saudáveis e um excelente café na copa do seu escritório?

Quando você oferece um bom ambiente de trabalho, um bom setup e excelentes benefícios, fica cada vez mais difícil pensar em sair.

Nunca é fácil manter funcionários estrelas

Mesmo para uma empresa de grande porte não é fácil manter um profissional estrela. Primeiramente, porque a concorrência vai sempre buscá-lo, apresentando ofertas financeiras melhores e novas oportunidades de trabalho. Em segundo lugar, porque em geral os funcionários realmente brilhantes são inquietos e gostam de buscar novos desafios.

Motive-os, dê as melhores condições de trabalho possíveis e ofereça boas gratificações. Mas não faça sua empresa depender exclusivamente de uma pessoa. Foque prioritariamente em bons processos e numa estrutura sólida e jamais sacrifique investimentos em áreas fundamentais para manter qualquer profissional.

Estrela as vezes significa problema

Trabalhar com uma equipe brilhante sempre fez toda diferença pra mim. Ao longo da minha carreira, alguns momentos tive desafios tão grandes, que se não pudesse contar com profissionais experientes, certamente não teria alcançado o êxito.

Algumas vezes me deparei com aqueles que são acima da média, que serviram seus propósitos por um período limitado, mas sempre precocemente seu prazo de validade expirava. É muito comum a genialidade vir acompanhada com uma porção enorme de problemas e uma pitada de loucura, por isso, ainda prefiro uma equipe boa, muito bem entrosada, sana, do que alguns gênios, com ego inflado e cheios de problemas.

Categoria Ferramentas
Organização pessoal: Como se tornar extremamente eficiente
Categoria Ferramentas
Como ser mais produtivo: remova aquilo que te atrapalha
Negócios
Quanto tempo você vai demorar para entender?