Talvez você tenha lido o título e se perguntou: o que significa isso que eu nunca ouvi falar? Não se preocupe. Certamente você não foi o único! O Growth Hacking é relativamente novo por aqui, mas já é muito visado fora do país. Ele é aplicado por grandes startups do Vale do Silício, o famoso pólo tecnológico nos Estados Unidos, referência mundial em informação e inovação. Mas afinal, o que é o Growth Hacking?
A melhor maneira para entender o que é esta nova posição nas empresas é redefinir o que é um hacker. O termo sempre foi conhecido por ser um invasor de redes de computadores ou um criminoso virtual. Ao contrário dessa crença, o hacker é aquele indivíduo com uma dedicação além do comum em busca do conhecimento. Aquele cara que não sossega enquanto não entender toda e qualquer parte do que se propôs. Cada mínimo detalhe. Seja sistemas, hardwares, ou neste caso especifico, vendas.
Neste contexto, o Growth (do inglês, crescimento) Hacker é um profissional cujo objetivo é fazer crescer o número de usuários de um produto ou serviço. Ou seja, através de uma metodologia testável e escalável, o Growth Hacker alavanca as métricas de conversão.
Growth Hacking x Marketing
Você deve estar se questionando se não estamos falando de um profissional de marketing, certo? Não, não estamos. Enquanto muitas pessoas consideram que o crescimento do número de usuários seja uma função de marketing, encontramos exemplos de produtos que aumentaram as vendas de outras formas.
Há muitas decisões responsáveis pelo crescimento do número de usuário de um determinado produto ou serviço. Por isso, o Growth Hacker tem um papel multifuncional englobando não apenas o marketing, mas o produto, as operações empresariais, finanças e até mesmo os recursos humanos.
A ideia é que a cada decisão que a sua empresa faça o Growth Hacker aborde a seguinte questão: Qual será o impacto desta escolha para o crescimento do seu negócio ou dos consumidores?
Você pode ser um Growth Hacker?
Você teria capacidade de assumir a responsabilidade pelo crescimento de uma unidade de negócios? O Growth Hacker tem como objetivo imediato conectar o seu mercado-alvo com o produto ou serviço do seu negócio. O profissional deve ter a criatividade para descobrir maneiras únicas de condução do crescimento, além de testar e evoluir as técnicas já comprovadas por outras empresas.
Um Growth Hacker também precisa ser disciplinado para seguir um processo de priorização de idéias, testando-as, além de ser analítico o suficiente para saber definir os mecanismos que apresentaram resultados positivos para serem mantidos, repetidos e escaláveis, visando o crescimento do negócio.
A característica essencial de um Growth hacker é a criatividade. Sua mente é a melhor ferramenta de trabalho. Este profissional vai além de estratégias de Adwords ou SEO para a distribuição da informação. Canais tradicionais de marketing, muitas vezes geram um alto custo por aquisição e baixo valor pelo tempo que duram, devido à alta saturação. Em uma época de usuários sociais, a estratégia de crescimento vem do ajuste de um produto ao mercado, elevando as escalas virais pela experiência do consumidor.
Algumas ferramentas utilizadas por um Growth Hacker
- Aquisições Virais: Através do compartilhamento de conteúdo dos usuários existentes para os novos;
- Aquisições pagas: Com estratégias de SEM (search engine marketing), Links patrocinados (Google Adwords, Facebook Ads), anúncios na TV, celulares, rádios, marketing de afiliados, dentre outros;
- Marketing de Conteúdo (Content Marketing): Através de posts em blogs, infográficos e vídeos virais, aumentam a visibilidade da marca e o tráfego para o site, convertendo visitantes em consumidores;
- E-mail Marketing: Estratégia de relacionamento utilizada para conversão de novos consumidores e motivação para gastarem mais com o seu negócio;
- SEO (otimização em sites de buscas): Efetivamente utilizado para construir uma infraestrutura escalável aplicáveis a inúmeras páginas, ao invés da seleção tradicional de uma pequena quantidade de palavras-chave.
Em suma, o Growth Hacking é a interseção entre o marketing e o desenvolvimento do produto, fazendo mais com menos. As estratégias são articuladas desde o desenvolvimento do produto e, por isto, levando uma experiência mais agradável ao consumidor que, por sua vez, atrai novos usuários ao viralizá-la.
Agora que você já conheceu o cargo que tem feito a diferença no Vale do Silício é hora de começar a pensar a ser um ou ter um Growth Hacker na sua empresa!
Interessante o tema que abordou, Marcelo.
Concordo com as ferramentas que exemplificou, em sua maioria com foco em marketing de produto. No entanto, acredito que o ponto chave para o Growth Hacker seja, antes das ferramentas citadas, o de “syncar” customer development e product development.
Entender de fato qual ação mínima trará o máximo de sign ups e refletir isso na priorização de backlog. E de fato, não somente no discurso, praticar o tal do ciclo lean tão disseminado em startups.
É isso aí. O desenvolvimento do cliente tem que culminar no product/market fit. Iniciar um processo de crescimento agressivo antes de atingir esse nível seria uma loucura…
Oi Marcelo,
Sou leitor do seu Blog e queria desde já agradecer pela iniciativa de transmitir o know-how para nós que estamos criando startups de tecnologia aqui no Brasil, no meu caso no “Rio Valley”.
Fora objetivo de alavancar as metas de conversão eu incluiria também a responsabilidade de demonstrar com fatos concretos quando chegou a hora de reavaliar a estratégia e fazer um Pivot.
Outras ferramentas para o Growth Hacker seriam:
– Teste A/B de funcionalidades de produtos
– Criação e Análise de Landing Pages
– Entendimento de Perfil do cliente via Multivariação de elementos criativos e Micro Segmentação de anúncios. Experiências com nossos clientes revelam que taxas de conversão de anúncios otimizados variam violentamente.
Você concorda com estes pontos?
Grande Abraço,
André
Fala André,
Tudo bem?
Essas são ferramentas bastante importantes, eu concordo e tenho um ponto a adicionar.
Hoje está bem mais acessível para qualquer pessoa iniciar uma campanha utilizando essas ferramentas. Só precisamos separar quem vai fazer um uso básico de quem vai chegar ao extremo da performance.
Já vi founder de startup, que deveria fazer um excelente trabalho cometendo erros infantis. São poucas pessoas que se dedicam e se aprofundam a ponto de serem considerados um growth hacker.
Marcelo, muito interessante o assunto.
Tive a oportunidade de conhecer vários hacks de diversas empresas, com especialistas da área. Acredito que esse nome se deva apenas ao fato de que geralmente esses insights são técnicos, de pessoas que conhecem a fundo ferramentas e negócios de internet.
Gostaria da indicação de um Growth Hacker realmente técnico que pudesse me realizar uma consultoria estratégica.
Cara, isso que você falou é Marketing. Talvez vocês estejam confundindo marketing com publicidade, promoção, divulgação e esses detalhes.
Marketing engloba muito mais que uma divulgação. Ele entra em tudo que a empresa faz, incluindo criação do produto, negociações judiciais para falência da empresa, RH ou GERENCIAMENTO DE GENTE, desenvolvimento de mercado e clientes.
Inclusive desenvolvimento de mercados é uma questão super importante, como desenvolver meu produto sem que concorrentes fiquem de olho na “PICANHA” que eu estou comendo?
Bem interessante o que você postou, só não concordei com a divisão que você fez entre Growth Hacking x Marketing, para mim o primeiro é uma área super interessante do Marketing.
Mas parabéns, bom conteúdo.
É a união da TI com MKT e PP. Pq tem viral, desenvolvimento de produto e conhecimento de ferramentas avançadas de TI.
Parabéns pela explanação. Foi de grande valia encontrar seu blog. Com certeza aparecerei mais por aqui. Iniciei uma pesquisa desk intensa sobre o assunto. Obrigado por compartilhar sua visão.
Bom post!
É necessário impactar para crescer rapidamente. Existem empresas que possuem departamentos próprios só para Growth Hacking, onde ideias são implementadas e testadas de forma dinâmica, não deu resultado é descartada e uma nova assume seu lugar.
Só um detalhe, os Bottons de Pinterest e LikedIn estão trocados =)
Fala Marcelo!
Tenho acompanhado seus vídeos.
Você poderia postar mais!
Grande abraço,
Marcelo
Olá Tenho uma posição de Growth Hacker numa startup- gostaria de indicações