Performance

Meditação: aumente a performance da sua mente


Muitos são os questionamentos quando o assunto é a meditação. A curiosidade é que a prática de meditar tornou-se uma tendência forte entre executivos, atletas e profissionais de alto desempenho. Mas será que a meditação realmente alivia a pressão do dia a dia? Quais seriam os seus benefícios? Meditar é uma técnica de relaxamento? É uma religião? Preciso me isolar para meditar? Bom, vamos entender melhor sobre a meditação. Acompanhe-nos a seguir.

O que é a meditação?

A meditação nada mais é do que a alta concentração e contemplação. É desligar-se do mundo exterior, voltar a sua atenção para dentro de si, deixar a mente vazia e sem pensamentos. Muitos não sabem, mas a meditação é tão antiga quanto a humanidade. Ela não está ligada a nenhuma religião, ao contrário, ela foi criada para que o homem atingisse o seu desenvolvimento pessoal fora do contexto religioso, aprendendo a utilizar uma porcentagem maior do cérebro, focando em objetivos.

A importância da meditação

Um bom vídeo para entender melhor sobre o assunto é o do correspondente da ABC News, Dan Harris, “Hack Your Brain’s Default Mode with Meditation”. O apresentador mostra o impacto poderoso da meditação sobre as pessoas através de pesquisa científica e neurológica. Harris ressalta que a meditação será a próxima grande revelação na área da saúde. Ele prevê que o exercício diário de meditar será tão importante quanto o ato de acordar e escovar os dentes ou tão comum quanto a prática de almoçar.

No dia a dia de um executivo ou atleta, por exemplo, é necessário que ele foque a mente em um determinado objetivo, seja para apresentação de um projeto em uma reunião com investidores ou para treinar táticas melhores para ganhar um campeonato. Porém, em meio a esses objetivos, imprevistos e problemas podem aparecer e saber lidar com eles de maneira ágil e com a consciência tranquila, pode ser um grande diferencial entre estes profissionais.

A medição trabalha muito este controle em saber administrar as adversidades diárias. Grandes executivos, atletas e até mesmo o exército dos EUA estão se tornando grandes meditadores. A meditação te ajuda a estar mais focado no que você está fazendo.

Alguns benefícios que a meditação proporciona aos seus praticantes

  • Ajuda a lidar com vários problemas de saúde;
  • Cresce a massa cinzenta em áreas-chave do cérebro (ligadas a autoconsciência e a compaixão);
  • Diminui a massa cinzenta do cérebro em áreas associadas ao estresse;
  • Diminui a ansiedade;
  • Aumenta a concentração e o foco.

Como praticar a meditação?

Primeiro procure um lugar confortável para sentar e relaxar, se possível livre de interrupções. Não necessariamente você precisar sentar na posição de lotus como os iogues. É perfeitamente possível utilizar uma cadeira, sem rodinhas ou braços, apoiando completamente a planta dos pés no chão, coluna ereta, palmas da mão virada pra cima e apoiadas na coxa.

Controle a sua respiração. Foque a sua mente em não pensar em absolutamente nada. Outra técnica alternativa é se concentrar na inspiração e expiração. Inicialmente essa prática pode ser um pouco complicada, pois já nos acostumamos a pensar em várias coisas ao mesmo tempo. O ponto mais difícil da meditação realmente é a concentração. A persistência treinará seu corpo e mente para que você consiga meditar cada vez melhor e por períodos mais longos. A prática da meditação sugerida é diária, reservando cerca de 10 a 20 minutos.

Performance
Smart Drugs: Meu experimento
Performance
A pílula da inteligência mais usada no mundo: Modafinil
Performance
Melatonina: aprenda a regular o seu sono
  • Rodolfo Gonçalves

    Marcelo, meditar é muito fera mesmo! Eu recomendaria meditar pelas manhãs, começando com apenas 3 minutos diários, até que isso se torne um hábito, e então ir aumentando o tempo gradativamente. Valeu pelo artigo, grande abraço!

  • Gostei muito do artigo Marcelo, aliás gosto de todos. Parabéns.

  • Ótimo post, Marcelo! A principal dica que eu sigo nas meditações é “não esperar nada, não fazer nada, e apenas estar ali”. O foco na inspiração e expiração também diminui o fluxo de pensamentos e ajuda na meditação! Todos os dias, por 20 min, e meu rendimento mudou totalmente. Abs

  • sergio m

    Eu pratico e estudo sobre espiritualidade desde os 16 anos, e em nível de meditações prefiro as recomendadas pelo sábio Osho. Ele era bem directo e prático.
    Meditação faz bem à sanidade mental, bem ao espírito e ao corpo, meditação influencia os nossos genes, existem estudos sobre isso.

    Meditar também ajuda a criar novas ligações neuronais.

    Na minha perspectiva, meditar é simplesmente silenciar a mente e deixar o espírito “respirar de alívio” perante o silêncio da mente… Pois a mente passa o dia inteiro “gritando”