Você já ouviu falar da melatonina? É um hormônio que o nosso corpo produz naturalmente, mas que também pode ser encontrado numa versão sintética, para ser ingerido como suplemento. Se você sofre de insônia e gostaria de regular seu sono, eis um bom suplemento para te colocar no eixo.
Como a melatonina atua
A melatonina é um hormônio secretado naturalmente pela glândula pineal, que está localizada no cérebro. Ela é produzida quando há ausência de luz e sua função mais estudada e conhecida é a de regular o relógio biológico, fazendo com que tenhamos sono a noite e mais disposição pela manhã.
Numa pessoa com os horários biológicos normais, acordando pela manhã e dormindo pela noite, o pico natural de produção de melatonina varia entre 2 e 3 horas da manhã.
Existem alguns fatores que podem causar a redução dos níveis de melatonina. O primeiro é a alteração na rotina natural do corpo humano, o que acontece em pessoas que trabalham no turno da noite e dormem de dia. Isso acontece porque a luz, mesmo artificial, inibe a produção da melatonina. O envelhecimento também leva à redução da produção do hormônio. Outro fator, este mais temporário, é o famoso jet-lag. Ele ocorre quando fazemos uma viagem para um local com fuso-horário muito diferente do país original.
A versão sintética do hormônio atua exatamente nas funções de regulação do relógio biológico, induzindo o sono e fazendo com que se tenha um ciclo de sono mais reparador e profundo.
A melatonina realmente funciona?
Sim! Existem muitos trabalhos científicos que comprovam a eficácia da administração da melatonina no combate à insônia. A suplementação do hormônio ajuda a regular o relógio biológico do corpo, tornando mais eficientes as funções cerebrais que levam ao sono no período da noite. É ideal para quem tem o sono muito agitado ou dificuldades para dormir.
A eficácia para os viajantes é largamente conhecida. Não à toa, a melatonina já é usada por pilotos de avião e tripulação há pelo menos duas décadas. O suplemento ajuda a reverter rapidamente os muito desagradáveis efeitos do jet-lag. E quem viaja muito sabe: esses efeitos podem durar vários dias.
Preparação
Durante muito tempo tive dificuldades para dormir. Posso garantir que a Melatonina foi uma das grandes responsáveis por me auxiliar a aprender a dormir. Como eu sempre digo, sou contra a ingestão de qualquer tipo de medicamento se existe qualquer alternativa natural.
Dormir é uma questão de preparação e a maioria das pessoas não sabe se preparar para dormir. Primeiro garanta que você tenha um ambiente com as seguintes características:
- Silêncio
- Ausência de luz
- Uma cama confortável (confortável não significa mole, a minha por exemplo é ortopédica e bem firme).
- Temperatura regulada
Deite com o estômago não muito cheio e depois é só relaxar. Televisão, computador, celular ou tablet são as piores coisas para preparar você para relaxar. Uma música calma ou um audiobook te permite fechar os olhos e se concentrar em algo (uso este fone para dormir: http://www.sleepphones.com). Isso induz a produção da melatonina, que naturalmente induzirá o sono. Ou quem sabe leia um livro por alguns minutos, depois feche os olhos e tente dormir.
No auge do meu distúrbio do sono, tomei Melatonina por aproximadamente um ano, quase diariamente. Este processo foi fundamental para que eu pudesse regular meu sono e aprender a dormir bem. Atualmente eu raramente utilizo melatonina, limito o uso a viagens para evitar jet-lag ou dias que estou muito cansado e muito agitado para dormir.
Benefícios além do sono
Recentemente pesquisas científicas vêm mostrando vários outros benefícios da melatonina além do controle dos ciclos do sono. Os mais impressionantes são os referentes a melhora do sistema imunológico, redução do envelhecimento das células e até mesmo a possibilidade de prevenir o câncer.
Outros estudos apontam ainda a prevenção de infartos, redução da hipertensão arterial durante a noite e até mesmo a depressão. Esses e outros benefícios recentemente levaram algumas publicações pelo mundo a chamar a melatonina de superremédio.
Principais cuidados
Como qualquer hormônio exógeno, a melatonina exige alguns cuidados. Primeiramente, as mulheres grávidas ou que estejam amamentando não devem tomá-la. Assim como em crianças e adolescentes com menos de 12 anos. Pessoas com diabetes, hipertensão ou depressão também devem consultar o médico para analisar possíveis interações com os medicamentos que tomam.
A maioria dos efeitos colaterais da melatonina acontecem quando ela é tomada em excesso. A dose recomendada costuma variar entre 2 e 10mg. Os efeitos colaterais, em sua maioria, cessam assim que se suspende a ingestão do hormônio e incluem dores de cabeça, fadiga, sonolência pela manhã, irritabilidade e dores de estômago. Se sentir qualquer um desses sintomas, suspenda a melatonina imediatamente.
Onde comprar
No Brasil não é das tarefas mais fáceis comprar melatonina. Eu só consegui através do meu médico, mas foi um fortuna. Nos Estados Unidos você encontrará em qualquer supermercado ou farmácia a partir de U$10,00. Também encontrará em diversos sites que entregam no Brasil, um exemplo é o iHerb (http://www.iherb.com).
Lembre-se: não sou médico e não recomendo a utilização de qualquer remédio ou suplemento. Este artigo é apenas informativo, e se você está com qualquer distúrbio do sono, busque um médico.
Muito bom!!!…. Vou tentar comprar desse site iherb. Valeu pela dica!
vendo melatonina, cobro 40 reais + frete, importada dos eua, optimum, wn.medeiros1@gmail.com
Olá gente…boa tarde! Devido a grande dificuldade de encontrar o produto aqui no Brasil, e como eu e minha mãe necessitamos usar, eu tenho o produto e também revendo, 3, 5 e 10mg da Sundown. Se tiverem interesse, tenho a pronta entrega para todo o Brasil. Add no whatsapp (45) 9933-4605 ou mandei um email: joicemariane@live.com. Abraços
Comprei melatonin da on. E nao funcionou,dormi mal como de costume. Paguei 54 pratas. 3mg cada comp. Acho q nao valeu a pena. Cha de camomila funciona melhor.
Talvez você tenha adquirido um falsificado. No meu caso foi isso. Se o código de barras do produto não corresponder a numeração americana possivelmente é made in fundo de quintal.
Olá Eliana, como faço essa conferencia? obrigada
Não funciona só pra algumas pessoas para de enganar as pessoas eu também comprei e a minha é verdadeira. vc falar que funciona porque vc vende melatonina né
Amigo também tomei e não adiantou nada a minha é verdadeira e comprei no site bem conhecido veio dos Estados Unidos
Funciona de vdd, experiência própria. Entretanto, apesar de alguns disserem que não há efeito colateral, a melatonina pode causar pesadelos. Isso ocorre sempre comigo. Mas se vc precisa dormir e não quer se viciar com tarjas pretas recomendo demais a melatonina.
Oi Gustavo, tudo bem? Acho que a melatonina não causa pesadelos. Ela pode te ajudar a alcançar um determinado estágio do sono onde eles ocorrem com mais frequência. Falando mais especificamente o sono REM, que é o quarto estágio do sono.
Tipo eu tomo melatomina e sempre estou nesses sonhos lucidos q a gente nao controla. Alguem sabe explicar?eu dormi bem e reparei o sono? Nao consigo entender
Preciso de um efeito contrário pois tenho muito sono… O que eu faço?
a melatonina é encontrada em algumas lojas de produtos naturais. Eu comprei há menos de 1 semana atrás na mundo verde. o preço é um pouco salgado( R$150,00) mas pelo menos isso evitaria esperar 1 a 2 meses quando vem dos estados unidos.
Em Portugal a venda é livre sem receita médica !!
A melatonina hoje já eh facilmente encontrada em farmácias de Manipulação, drogarias e lugares de suplementos. Para que a medicação funcione, além de acreditar na eficácia do medicamento, precisamos nos preparar para dormir, como neste artigo diz, só assim teremos a tão sonhada noite de sono.
Boa noite! Isso tudo é bem estranho…pq então os médicos não introduzem melatonina sintetizada no tratamento para Narcolepsia, pq garanto, se este medicamento fizesse realmente o que promete é a solução de todos os problemas do narcoleptico, mas só os médicos não sabem disso?? Quem tem Narcolepsia nunca, ou quase nunca, entra na fase do sono Rem, tanto é assim que quem tem Narcolepsia tem sonhos muito lúcidos, pois quando sonham ainda estão meio conscientes ainda. O Narcoleptico sente um cansaço insuportável todos os dias, dia após dia e será assim até o dia da sua morte, pq essa doença não tem cura. Muitos acham que o narcoleptico tem sono excessivo durante o dia pq não dorme bem a noite e isso não tem nada a ver, pq mesmo tomando remédios para dormir a noite, ele não descansa. Durante o dia tomam Modafinil, que não serve pra nada, garanto, ou tomam Ritalina ou outros tipos de anfetaminas para poderem ter o minimo de qualidade de vida. Se a melatonina sintetizada faz toda essa maravilha, Marcelo, pq os médicos não usam para tratar narcolepsia?? Acho então, Marcelo que vc será o próximo Nobel de medicina pq acabou de descobrir a cura para a Narcolepsia.
Em verdade, você mesmo já respondeu a sua própria pergunta quando afirmou:
“Muitos acham que o narcoléptico tem sono excessivo durante o dia pq não dorme bem a noite e isso não tem nada a ver, pq mesmo tomando remédios para dormir a noite, ele não descansa. Durante o dia tomam Modafinil, que não serve pra nada, garanto, ou tomam Ritalina ou outros tipos de anfetaminas para poderem ter o minimo de qualidade de vida”.
O problema é que a melatonina é um hormônio relacionado ao ciclo do sono (e ela ja é produzida pelo nosso organismo); hoje em dia, essa substância é indicada para quem tem dificuldade de começar a dormir, de manter o sono ou de ter um descanso de qualidade durante a noite. Porém sua ação é mais de INDUÇÃO AO SONO…
Isso inclui as seguintes pessoas:
Idosos, que costumam ter a melatonina mais baixa naturalmente.
Pessoas que trabalham em turnos noturnos e precisam dormir durante o dia.
Vespertinos, ou seja, pessoas que só conseguem dormir e acordar mais tarde,
Viajantes que precisam se recuperar do jet lag ou querem prevenir esse problema com os fusos horários
Pessoas com alguns graus de cegueira, que devido à má percepção de luminosidade têm dificuldades em produzir o hormônio.
Como vê, a Melatonina não é indicada para algumas doenças específicas, nem para alguns distúrbios como o que você mencionou (narcolepsia).