Uncategorized

Não aguenta mais tanta senha?


As senhas hoje em dia estão em tudo que é lugar, no banco, no cartão de crédito, débito, no email, no Facebook, Twitter, até no carro já tem senha! E quer saber qual é a tendência? Piorar. O grande problema de tudo isso é que a senha deveria proteger alguma informação ou recurso importante, mas com essa quantidade descabível de senhas para lembrar, as pessoas se perderam e ao invés de ajudar, esta atrapalhando.

Eu fiz uma rápida pesquisa entre meus conhecidos e percebi que todos, eu disse TODOS, sempre utilizam a mesma senha para absolutamente tudo. Se você se identificou com esta informação, não tema, eu confesso que até alguns anos atrás eu também não sabia gerenciar minhas senhas. Eventualmente aprendi e vou te ensinar como sair deste artigo capaz de gerenciar todas as suas senhas de uma forma prática e segura.

No passado era moleza gerenciar senhas, afinal só existiam uma ou no máximo duas para lembrarmos. Mas a partir do momento que a internet surgiu, tudo e todos pedem para criar uma nova senha e o problema sobrou pra quem? Nós!

Como ninguém sabia como gerenciar tanta senha e tanta informação sensível, as pessoas começaram a criar senhas simples de lembrar, data de aniversário do filho/filha, números de telefone, sobrenomes, nome do namorada(o), cachorro e assim por diante. Para melhorar o cenário começaram a utilizar exatamente a mesma senha para tudo. Resultado, a maioria das pessoas estão completamente vulneráveis.

O grande perigo de tudo isso, é que se torna muito simples ter acesso a tudo que você tenta proteger com essas senhas fracas. Uma vez descoberta, e o hacker, ou qualquer que seja a pessoa, terá acesso a tudo. Já parou para pensar o que essa pessoa poderia fazer de posse da sua senha padrão? Que dor de cabeça seria se isso acontecesse?

Solução para acabar com tanta senha

O ideal é simples, toda vez que você precisar de uma senha ela será diferente, conterá letras, números, maiúsculas, minúsculas e talvez até caracteres especiais, além disso, ela terá diversos dígitos, quanto maior melhor. Loucura, né? Nem um pouco! É exatamente assim que eu faço hoje em dia e quer saber? Eu não me recordo de 99% das minhas senhas. Nem preciso. Mas essa mágica não acontece sozinha, eu tenho um programa que gerencia todas as minhas senhas e a única senha que eu preciso lembrar é a deste programa, uma vez digitada e eu rapidamente tenho acesso a todas as senhas que eu preciso, de uma forma bem prática.

Eu utilizo um programa chamado 1Password, ele tem uma versão pra Windows, Mac, iPad, iPhone e Android. Eu particularmente tenho o software instalado no Mac, em casa e no trabalho, no iPhone e no iPad. Eles estão sempre sincronizados, então não importa onde eu esteja, sempre tenho acesso a todas as minhas senhas.

Procedimento

Para começar, instale o programa nos equipamentos que você mais usa, recomendo nos computadores e celular. No computador, ele também lhe oferecerá o plugin para o browser, aceite e instale que facilitará muito a sua vida. Tudo se torna mais prático se ele estiver instalado no equipamento que você precisar de uma determinada senha. Como ele é um armazenador de informações confidenciais e senhas, ele por si só precisa de uma senha. Esta realmente precisa ser bastante forte e segura, e que você nunca esqueça, caso isso aconteça, perderá todas as informações que tem dentro do programa, cuidado.

Antes de criar esta senha, recomendo a leitura do artigo que recentemente escrevi, Como criar senhas fortes e nunca esquecê-las, mas colocarei o link no fim deste artigo para não atrapalhar a sua leitura, prosseguindo.

Depois comece a cadastrar suas senhas, números de cartões de crédito, contas de banco e tudo que for sigiloso. Você pode fazer isso manualmente, ou se estiver com o plugin do browser instalado, como mencionei acima, ele identificará automaticamente toda vez que você digitar uma senha no browser, basta clicar em salvar e a informação estará armazenada e segura.

Se as suas senhas forem predominantemente de sites, o plugin oferece um recurso para preencher e lhe logar automaticamente. Observe as opções no menu do botão direito do mouse e no ícone da barra de tarefas do browser.

Melhorias

Depois que você tiver cadastrado a maior parte das suas senhas neste programa, sugiro que você troque cada uma delas por senhas mais fortes. Se preferir poderá seguir as instruções do artigo que mencionei, ou então, utilizar o recurso do próprio 1Password de geração automática de senhas. Quando você tiver uma senha para cada item do 1Password, você estará em outro patamar de segurança e organização.

Observações

Essa solução pode ser muito segura e eficiente se utilizada de forma correta. Porém, se você cometer um erro, ela pode ter um ponto negativo muito forte, vale a pena observar, que todas as suas senhas estão armazenadas em um único local.

A única barreira que separa estas informações sigilosas de alguém, é senha master. Se esta senha não for forte suficiente ou puder ser descoberta por alguém que tenha acesso ao seu computador ou celular, todas as suas senhas poderão ser comprometidas, por isso escolha muito bem esta senha e armazene no neurônio mais secreto que você tem.

Não se preocupe com a forma que esses dados são salvos em seu computador ou celular, todos eles passam por um algoritmo de encriptação fortíssimo, praticamente impossível de ser quebrado.

Conclusão

De qualquer forma, acredito que atualmente essa é uma das formas mais práticas e seguras de se gerenciar senhas e informações confidenciais. Senha por si só é algo extremamente ultrapassado, não vejo a hora de começarmos a utilizar métodos mais eficientes de segurança, mas enquanto isso não se torna realidade, recomendo fortemente que você siga as sugestões deste artigo, tenho certeza que se tornará infinitamente mais seguro.

Links

1Password – Programa que utilizo
Como criar senhas fortes e nunca esquecê-las
LastPass – Software concorrente que diversas pessoas pela internet parecem preferir.
KeePass – Uma alternativa open source.

Este artigo foi originalmente escrito para minha coluna no IT WEB.

Uncategorized
O mercado brasileiro da música faliu, e agora?
  • Pingback: Como escolher senhas fortes e nunca esquecê-las | Marcelo Toledo()

  • Pingback: Tweets that mention Não aguenta mais tanta senha? | Marcelo Toledo -- Topsy.com()

  • Pingback: Senhas seguras, sem esquecer « Efetividade.net()

  • Eu adoro o 1Password, uso ele para gerenciar minhas senhas, mas para algumas coisas como mídias sociais e serviços SaaS é meio chato ter que entrar no 1password, dar copy e colar, principalmente se tu vai utilizar uma senha muito forte no Evernote por exemplo, quando tu vai fazer o primeiro login teria que entrar no 1password copiar, voltar pro evernote e colar (no ipad/iphone) isso é meio chato.
    Para mídias sociais eu procuro fazer uma senha que eu lembre eu geralmente tenho uma palavra de sufixo em 133t com caracteres no meio. E no serviço que vou usar memorizo um apelido que dou para ele ou o tipo de serviço então eu boto serviço, separador e sufixo tudo junto. a Idéia então ficaria:

    Sufixo exemplo: L1m40.
    Apelido exemplo para facebook (sigla social media): $M
    Separador: ,/
    Senha completa: $M,/L1m40.

    • Oi Bruno,

      Eu compartilho do seu sentimento para aplicativos locais, isso porque não existe como automatizar a entrada de informações (login e senha) direto no programa, o que torna o processo bem burocrático.

      Já para sites, o 1P fornece plugins para os browsers, eu particularmente logo nos sites da seguinte forma:

      1. Entro no site que desejo logar e vou para o link de login/senha
      3. Click com botão direito, 1P, Fill.

      Dessa forma, o plugin automaticamente busca a informação no 1P, preenche e da um submit no form.

      Este recurso esta disponível para todos os principais browsers, inclusive iPhone/iPad/iPod através de um plugin/extension. Se não fosse por ele, acho que o programa perderia muito do seu valor.

      abraço!

  • Achei o programa interessante.. vou testar.

    Como criar uma senha intransponível em:
    http://www.crieblogger.com/2011/02/dicas-para-criar-uma-senha-forte.html

  • FlavioSuarez

    Com o SuperGenPass ( http://supergenpass.com ) as senhas não precisam ser guardadas. Elas são geradas novamente sempre que necessário, usando uma combinação de sua senha-mestra + URL do site + um texto opcional. Mesmo assim, eu geralmente guardo as senhas geradas pelo SuperGenPass no Wand, o gerenciador de senhas do Opera ( http://www.opera.com )

  • Pingback: Senhas e mais senhas…basta! | Tecnologia Livre()