Performance

Nariz entupido sempre? Conheça o Neti Kriya!


Cada dia é mais comum a incidência de problemas de respiração na população, especialmente entre os que vivem nas grandes metrópoles. Isso muitas vezes resulta em nariz entupido, além de várias outras complicações. Enquanto fomos originalmente designados para vivermos em meio a árvores e campos abertos respirando ar puro, livre de partículas nocivas e com umidade adequada, nos deparamos hoje em dia com a realidade de vivermos em ambientes apertados, fechados, com pouca circulação de ar, diversos produtos químicos e poluentes de carros e indústrias. Não bastasse isso, ainda é comum convivermos com fumantes e termos em nossa própria casa fontes de alergias como poeira, ácaros e mofo.

Alergia, desvio de septo, carne esponjosa, quem nunca ouviu falar? Quem nunca sofreu com algum tipo de obstrução nasal? Eu também já sofri com isso, mas felizmente descobri uma solução, diretamente da India, que deixou esse problema no passado, chama-se Neti Kriya, veja só:

O que é a Neti Kriya?

A Neti Kriya é uma espécie de purificação das vias nasais oriunda das tradições milenares da prática do Yoga. Segundo essa concepção, nosso corpo precisa limpar-se e isso pode ser conseguido através da realização de alguns exercícios. Numa tradução livre, Kriyá significa atividade e existem diversos tipos voltados para cada um dos males conhecidos do ser humano desde então. Este Kriya especifico tem resultados bons na luta contra os problemas que ocorrem nos seios frontais e nasais. É utilizado com sucesso contra sinusite, alergia, enxaqueca, gripe, rinite, coriza ou resfriados.

Como a Neti Kriya pode resolver problemas como nariz entupido?

Existem algumas maneiras distintas pelas quais a técnica é realizada. A mais fácil delas e a que eu sugiro que você comece é a jala neti. Para realizar a técnica você precisa de um um bule especifico chamado lota, água morna e um pouco de sal.

Esquento 500ml de água por 15 segundos no microondas e misturo uma colher de café com sal. O objetivo do sal é evitar absorção pela mucosa, facilitar e evitar irritação da mucosa. Cuidado com sal em excesso, pois trará o efeito contrário.

Você pode fazer em pé, na pia da sua casa ou no quintal, inclinando a cabeça e introduzindo o bico do lota na narina que ficar em cima. A água morna salinizada deverá passar por uma narina e sair pela outra, durante o processo você deve respirar pela boca. Assim que a água que estiver no lota finalizar, você deve repetir o processo do outro lado. Ao final de cada narina, assoe suavemente o nariz. Você verá que problemas como nariz entupido desaparecerão naturalmente.

No inicio certamente sentirá um desconforto por ser algo novo, mas te garanto que o alívio após o processo será recompensador. Apesar de existirem técnicas mais avançadas, ainda não tive a oportunidade de testar, pelo simples fato da técnica acima funcionar muito bem pra mim.

Uma dessas técnicas avançadas é com uma espécie de cordão, o sútra neti. Antigamente era usado um fio de algodão mergulhado em cera de abelhas, porém nos dias de hoje é mais comum a utilização de uma sonda bem fina, embebida com ghee, uma espécie de manteiga clarificada usada em rituais da yoga. Coloca-se uma das pontas do fio em uma das narinas e vai sendo empurrada lentamente até alcançar a garganta. Então, introduz-se o polegar e o indicador em forma de pinça e puxa-se delicadamente o fio para cima e para baixo, diversas vezes. O processo é então repetido na outra fossa nasal.

Existe ainda outra técnica, que consiste em passar a ghee, a manteira purificar, no interior da narina, com o dedo indicador. Chama-se ghrita neti e é mais utilizada na Índia, local muito seco, para lubrificar a região.

Existe alguma contra-indicação?

A única contra-indicação é para indivíduos que sofram de sangramentos freqüentes na região nasal. Fora isso é possível ser utilizado por qualquer pessoa, de crianças à idosos.

Quer experimentar?

Se você se interessou pela técnica e sente vontade de experimentar, pesquise bastante e tente. A jala neti é bastante simples! A lota é um artefato barato e fácil de encontrar em lojas online especializadas.

Por existir há muito tempo e ser feita por muitas pessoas, seus resultados estão sendo cada vez mais requisitados e os benéficos sendo expostos. As execuções não são complexas e os benefícios são tremendos. Se você tem nariz entupido ou algum destes problemas, vale a pena pensar a respeito, afinal só quem está com dificuldades em respirar sabe o verdadeiro valor de um ar puro!

Onde comprar & Referências

Performance
Smart Drugs: Meu experimento
Performance
A pílula da inteligência mais usada no mundo: Modafinil
Performance
Melatonina: aprenda a regular o seu sono
  • Guest

    Um método simples e completamente eficaz. Eu sempre tive
    rinite alérgica fiz zilhões de tratamentos, mas o que me salvou foi esse método
    indiano. Super recomendo!

  • Ana Flávia

    Um método simples e completamente eficaz. Eu sempre tive
    rinite alérgica fiz zilhões de tratamentos, mas o que me salvou foi esse método indiano. Super recomendo!

  • Tem mais ou menos 1 ano que comecei com o Lota. Nunca mais nariz entupido, nunca mais cera de ouvido, pele (do rosto) parece estar bem melhor e nunca mais tive que usar algum colírio lubrificante nos olhos!

    Fora que o dia em que vc está gripado (o que tem sido bem raro depois do Lota), é um alívio tão grande que faço 2 vezes ao dia só para respirar sem obstrução.

    E ainda, para quem tem problemas nasais, enxaquecas e problemas nos sinos, os benefícios relatados são bem maiores.

    Existem, também, outros benefícios extras que só quem faz endente o que estou falando. Esses benefícios incluem maior concentração, maior “clareza mental”. Não adianta eu tentar explicar e provar que é verdade. Só a pessoa fazendo diariamente por algum tempo para entender.

  • romuloff

    Vou testar com certeza. Obrigado pela dica!
    Pode ser feito na narina com desvio de septo ?

    • Se o seu desvio de septo não for bloqueio total, não só pode, como deve!

  • asdad

    testando…