Performance

Nootrópicos: Como aumentar sua capacidade mental


Já imaginou ter a sua performance cognitiva elevada à máxima potência? É justamente isso que Nootrópicos prometem fazer. Estas substâncias causam efeitos que passam pela otimização efetiva da memória, aumento da motivação e até mesmo melhora da atenção e concentração.

Os nootrópicos são usados há milhares de anos, mas recentemente as pesquisas em torno do assunto tem sido intensificadas e novos (e mais) eficazes nootrópicos estão sendo descobertos. Quer saber o que eles são e como eles agem no organismo? Então confira o post e conheça todos os detalhes desse grande aliado da produtividade!

O que são nootrópicos?

Nootrópicos são substâncias capazes de aumentar a capacidade cognitiva. Eles são conhecidos também como intensificadores de memória, drogas inteligentes e estimulantes cognitivos. Os nootrópicos alteram a disponibilidade de suprimentos neuroquímicos (hormônios, enzimas e neurotransmissores), melhorando potencialmente o metabolismo cerebral. Em outras palavras, os nootrópicos são vasodilatadores periféricos, agentes vasoativos, neuroprotetores, ativadores cerebrais e neuroregeneradores. Vale destacar que o termo se aplica a várias ervas, medicamentos e suplementos nutricionais. Até mesmo o café de cada dia pode ser considerado um nootrópico.

Um pouco de história

A palavra nootrópico vem do grego, formada pela combinação das raízes que significam “mente” e “direcionar”. A primeira pessoa a usar o termo foi Corneliu E. Giurgea, químico e psicólogo romeno. Na ocasião, ele se referiu ao Piracetam como nootrópico, já que esse medicamento apresentava efeitos secundários positivos para as capacidades intelectuais. Anos mais tarde, surgiram outras drogas inteligentes, como a hidergina.

Quem usa?

O consumo de nootrópicos se popularizou entre idosos com patologias degenerativas, como Alzheimer e Parkinson. Mas também são substâncias muito usadas por pessoas de diferentes faixas-etárias, que apresentam problemas cognitivos. Ou seja, eles era vistos como remédios e curas. Mais recentemente, homens e mulheres saudáveis têm apostado no poder dos nootrópicos para aumentar a produtividade no trabalho e aproveitar ao máximo sua capacidade cognitiva.

Eficácia total?

O uso de nootrópicos é controverso: se por um lado, estudiosos atestam sua eficácia, por outro, alguns cientistas garantem que a utilização dessas substâncias com finalidades terapêuticas não é plenamente eficaz. Em todo caso, os nootrópicos comprovadamente aumentam o fluxo sanguíneo do cérebro, fornecem mais oxigênio, aumentam consideravelmente o consumo de glucose e são estimulantes do sistema central, ou seja, são benéficos, desde que utilizados na dose certa e com supervisão médica para obter uma boa margem de segurança. Portanto, nada de exagerar! Não posso deixar de reforçar o quanto isto é importante: não faça uso de nenhuma medicação sem consultar um médico antes!

Quais são os tipos?

Os Nootrópicos são divididos em diferentes categorias, dentre elas: Vitaminas e Minerais, Aminoácidos e Compostos Orgânicos, Drogas Farmacêuticas e Ervas. A seguir alguns dos exemplos mais conhecidos de cada uma dessas categorias:

  • Vitaminas e Minerais: Vitamina A, Vitaminas do complexo B, Vitamina C, Vitamina D, Vitamina E, Lítio, Cromo, Fósforo e Magnésio.
  • Aminoácidos e Compostos Orgânicos: Glutamina, DMAE, Creatina, Lecitina.
  • Drogas Farmacêuticas: Cafeína, Modafinil, Fluoxetina, Sulbutiamina, Semax.
  • Ervas: café, erva-mate, centelha asiática, cacau, chá verde, chá preto, chá branco, alecrim, guaraná e ginseng.
Performance
Smart Drugs: Meu experimento
Performance
A pílula da inteligência mais usada no mundo: Modafinil
Performance
Melatonina: aprenda a regular o seu sono
  • PinheiroSergio

    Com a exceção do nome que não é muito popular, não há nenhuma novidade nessa matéria sobre como aumentar sua capacidade mental. Nada que já não se saiba sobre os efeitos. Nada de novo!