Empreendedorismo

O que é Empreendedorismo?


Você sabe o que é empreendedorismo? Hoje em dia, quase ninguém que se aventura pelo mundo dos negócios quer ser chamado de empresário. Parece que esse termo se refere a um modelo antigo, que já está superado! A palavra da vez é empreendedorismo!

Mas por que empreendedorismo? Certamente porque esse termo une todas as atividades exercidas por um empresário com a inovação necessária para se manter no competitivo mercado atual. Esse termo também está muito conectado com Startup.

Mas, afinal, o que é empreendedorismo?

Quando você pergunta a diversos empreendedores de sucesso o que é empreendedorismo, você ouve diversas respostas muito diferentes e interessantes.

Algumas são bem românticas, como a de Pedro Passos, da Natura:

O empreendedor é apaixonado por uma ideia e corre atrás dela. Ele tem que ter brilho nos olhos e vontade de fazer, mesmo que seja a segunda, terceira, a quarta tentativa

Já outros são bem realistas quanto à dificuldade, como Wagner Furtado, do Cash Monitor:

Empreender é fácil. Continuar empreendendo que é difícil. É simples ter uma iniciativa inovadora. Agora, quebrou? Vai de novo! Quebrou novamente, tenta de novo! E aí só sobre quem aguentou paulada. Empreender é aguentar paulada.

O que essas duas declarações têm em comum é o espírito do empreendedor, que, por acreditar que sua ideia pode mesmo mudar o mercado e a vida das pessoas, poderá fazer de tudo para realizá-la.

Por isso, essa figura é diferente do empresário. O empresário pode estar investindo em mais do mesmo, pode ter herdado sua empresa e só administrá-la, etc. O empreendedor não! Ele quer o novo e irá lutar por inovação.

O empreendedor, então:

  • Imagina uma nova ideia;
  • Visualiza um novo negócio;
  • Desenvolve processos e alternativas únicas;
  • Trabalha para por suas ideias em prática;
  • Por fim, se for bem sucedido, realiza as suas visões.

O fato é que em um mercado competitivo. Se você não oferece uma experiência diferenciada para o seu cliente, jamais se destacará no mercado e o empreendedor sabe isso.

Como é o pensamento de um empreendedor de sucesso?

Há um certo mito de que o empreendedor tem um dom que os demais não tem. Ele, naturalmente, enxergaria à frente do seu tempo. Então, nós, meros mortais, não seríamos capazes de empreender.

Entretanto, não há nada de inato. O empreendedor simplesmente criou uma série de atitudes e ideias internas propícias ao empreendedorismo. Discutiremos as principais:

Otimismo

É uma palavra relativamente perigosa para o empreendedor, pois pode significar uma série de comportamentos negativos:

  • Insistir em uma ideia realmente inviável;
  • Não planejar bem os passos e pensar que vai dar certo mesmo assim;
  • Não ouvir críticas de pessoas mais experiente.

Autoconfiança

Essa é outra característica que, em excesso prejudica o empreendedor. Seja autoconfiante, mas humilde. Você deve saber que é talentoso e que tem visões e opiniões inovadoras, mas não seja nunca arrogante. O mercado elimina aqueles que

  • Se julgam melhores que seus investidores;
  • Não investem em relacionamento com o cliente;
  • Não mantêm uma relação cordial com os colaboradores.

Resiliência

Na psicologia, a resiliência é considerada o grande diferencial daqueles que não têm tendência à depressão. Ela significa que diante de um obstáculo ou estresse muito grande, você consiga perceber que pode superar aquele desafio.

Quais são as habilidades e atitudes de um empreendedor de sucesso?

Nenhuma habilidade de um empreendedor de sucesso vem berço. Todas são nutridas ao longo da vida. Por isso, dou algumas dicas para você começar a desenvolvê-las:

Imaginação

Todos acham que nascemos criativos ou não. Mas a verdade é que há técnicas, como o Inventure Cycle, que podem mudar sua forma de ver o mundo. Faça o seguinte exercício para aumentar a sua plasticidade cerebral a ser mais criativo:

  • Na primeira semana, a cada dia, pegue um objeto de uso banal e pense em 100 usos novos para ele;
  • Na segunda semana, selecione uma cena aleatória na rua e dê 50 finais diferentes para cada uma;
  • Na terceira, observe as pessoas e o funcionamento da sua cidade e anote, por dia, 50 atitudes que minam a produtividade delas;
  • Na quarta, proponha soluções para cada uma dessas atitudes

Por fim, pense nas ausências do mercado ou no que ainda poderia ser otimizado e busque soluções.

Determinação

É uma das habilidades mais difíceis de se conquistar. É fácil ensiná-la, mas difícil aplicá-la. Quem não sai de uma palestra motivacional determinado, uma semana depois, puff. Observe como os maiores empreendedores, hoje, apostaram na perseverança, mesmo quando ninguém os julgaria por desistir.

Organização

Enquanto as habilidades anteriores garantem um espírito empreendedor. Esta garante a possibilidade de por suas ideias em prática.Um empreendedor precisa ser bastante organizado, Saber fazer um plano de negócio, gerir seu tempo e seus recursos, etc.

Liderança

Um empreendedor precisa ser um líder. Afinal, ele deverá ter força persuasiva o suficiente para fazer com que clientes, investidores e colaboradores acreditem que é possível realizar aquele sonho!

Um empreendedor vende seu produto, um empreendedor de sucesso vende um propósito!

Criatividade na criação de processos e de etapas

Uma das grandes falhas dos empreendedores que não obtém sucesso é querer fazer tudo ao mesmo tempo. Quem tem sucesso sabe que é um passo após o outro e somente quando o alicerce está consolidado é que se pode construir algo.

Somente após um financiamento com ótimas condições, pode-se criar um protótipo. Somente após testar milhares de vezes esse protótipo torna-se possível apresentá-lo para clientes.

Quais são as dicas de grandes empreendedores para você?

Selecionei para você algumas:

  • Abilio Diniz, Grupo Pão de Açúcar: “Empreendedor não deve ter sonho, tem que ter meta.”
  • Ricardo Buckup, B2 Agência: “Empreender é correr risco, é liberdade, é autonomia, é desafio e é demais. É saber que, seja no negócio, na família ou em uma empresa, você não fica na zona de conforto.”
  • Salim Mattar, Localiza: “Empreendedores de verdade são aqueles que vencem em um ambiente hostil.”
  • Bento Koike, Tecsis: “Empreender é curtir muito encontrar uma solução para algo que está te importunando. Se essa for uma solução que você bolou, não copiou, ela é o grande incentivador do espírito empreendedor.

Como você pôde ver empreender não é um talento especial. Vem de um conjunto de pensamentos e atitudes únicas que poucos colocam em prática, seja por receio, seja por falta de força de vontade. Mas as excelentes oportunidades estão aí e elas não vão te agarrar no meio da rua não, você deverá fazer um esforço para pegá-las antes de todo mundo.

Quer colocar isso em prática? Cadastre-se na minha lista VIP e receba conteúdos exclusivos que não são compartilhados por aqui.

Empreendedorismo
Startups: Você está preparado?
Empreendedorismo
Startups: Sangue empreendedor
Empreendedorismo
Startups: Sócios co-fundadores