Empreendedorismo

O sucesso de sua startup de acordo com Porter


Quando se começa uma startup o fundador se baseia na própria percepção de mercado e em sua ideia de um negócio prospero. Essa expectativa pode, algumas vezes, não estar alinhada com o mercado e isso compromete o sucesso. Você ainda não sabe, mas, conhecer as cinco forças de Porter pode ser vital para o sucesso da sua startup.

Entendendo as cinco forças de Porter

As cinco forças de Porter se destinam a mostrar a atratividade de um determinado negócio. Essa ferramenta de gestão permite ter uma análise melhor da competência deste empreendimento, avaliando o que acontece no interior e no exterior de sua startup. As “forças” competitivas auxiliam a empresa no desenvolvimento de uma estratégia empresarial eficiente.

São as cinco forças de Porter:

  • Rivalidade entre competidores
  • Ameaça da entrada de novos competidores
  • Ameaça da entrada de novos produtos substitutos
  • Poder de negociação das empresas
  • Poder de negociação dos consumidores

Rivalidade entre competidores

Essa força faz referência à rivalidade entre as empresas, e pode ser considerada a mais importante delas. Neste campo avaliamos os concorrentes que oferecem o mesmo produto, e no mesmo mercado que a sua empresa. Conhecer seu concorrente é tão importante quanto conhecer o seu cliente antes de começar sua startup! Entender quem está disputando seu mercado é fundamental para avaliar as suas fraquezas, em quais pontos ele é superior, e com isso, planejar as ações que serão abordadas para se destacar.

Ameaça da entrada de novos competidores

As startups são consideradas bons negócios por serem ágeis, flexíveis e trabalharem com custos bem baixos. Sendo dono de uma startup, você pode ser um ofensor da concorrência. Caso não seja, pode sofrer com a entrada delas no mesmo mercado em que o seu.

Minha postura nesse quesito é pensar sempre no pior cenário, o que aconteceria se um dia surgisse um concorrente com um produto melhor que o meu e mais barato? Talvez até de graça! O que aconteceria diante deste cenário?

Além desses fatores é necessário analisar outras barreiras que dificultam a entrada de outros concorrentes. Essas forças exteriores podem ser, por exemplo: de logística; economia de escala; tecnológico e mesmo de tempo de mercado. Conhecendo esses fatores são menores as chances de outros competidores ganharem espaço.

Ameaça da entrada de novos produtos substitutos

A ameaça de novos produtos substitutos representa aqueles produtos/serviços que não são iguais ao seu, mais podem responder a mesma necessidade. Esses substitutos são avaliados pelo consumidor segundo seu custo/benefício. Tome por exemplo um sistema financeiro de uma empresa. Certamente o Excel seria um grande concorrente, não serve o proposito de cuidar do financeiro de uma empresa, mas atende a necessidade que é uma beleza, inclusive chutaria dizer, que possívelmente é um dos mais usados no mercado.

Poder de negociação das empresas

O que determina seu lucro é em grande parte essa força! Os fornecedores irão ditar parte da margem de preço do seu produto/serviço, e o preço dos fornecedores depende da existência de outros fornecedores, da existência de matéria prima substituta e das relações entre estes fatores.

Os fornecedores têm poder de barganha quando o custo para troca de fornecedor é alto ou quando o setor é dominado por poucos competidores. Antes de começar uma startup você deve avaliar como será sua relação com esses fornecedores, para analisar a margem de despesa/receita que essa relação pode gerar.

Poder de negociação do consumidor

Uma coisa é certa: a empresa pertence ao consumidor, e não aos donos. É o consumidor que determina o sucesso de uma empresa! A lógica desta força é a mesma que a dos fornecedores.

Nesta análise, quanto menor for o numero de clientes de uma empresa, maior será o seu poder de negociação. Outros fatores que afetam este poder de negociação é o fato de não existir diferenciação entre os concorrentes, e o custo de troca por outro ser baixo, ou trazer um melhor custo/benefício. Um caso muito classico nas operadoras de telefonia móvel, onde os clientes constantemente trocam de operadora. SVAs com alto poder de retenção são uma estratégia recomendada para estes casos.

A incerteza do sucesso

Diante desse ambiente de incertezas vindos com as startups, é fundamental entender e utilizar as 5 forças de Porter. O modelo de negócio deve ser avaliado com cautela para minimizar os riscos da perda do investimento e as startups precisam estar preparadas para as mudanças, e serem ágeis diante de tantos fatores que afetam o seu negócio. Planejar é fundamental, mas reagir rápido é mais importante ainda.

Conhecendo as forças competitivas é possível desenvolver uma estratégia mais segura e eficaz. Faça a análise do seu cenário e tenha mais confiança!

Empreendedorismo
Startups: Você está preparado?
Empreendedorismo
Startups: Sangue empreendedor
Empreendedorismo
Startups: Sócios co-fundadores