Empreendedorismo

Os segredos para um relacionamento legal entre a imprensa e a sua startup


Muitos empreendedores acreditam que é pela imprensa que passa boa parte do sucesso da sua empresa. E eles não estão completamente errados. Claro que confiar o sucesso ou o fracasso de uma ideia exclusivamente à imprensa, deixando de lado o produto, mercado e seus clientes é um tanto quanto ingênuo, mas também seria ingenuidade pensar que a imprensa não pode ajudar nessa caminhada.

Dessa maneira, é fundamental que as startups tenham um bom relacionamento com os veículos de imprensa e com jornalistas. Mesmo quando o caixa não comporta um investimento em assessoria, há algumas pequenas dicas que ajudarão o empreendedor a manter uma boa relação e tirar proveito disso na sua startup.

Não abuse de press-releases

Apesar da tentação de enviar press-releases para todos os seus contatos na imprensa, não faça isso. Esse tipo de ferramenta já é tão usada que está desgastada. Todas as redações recebem centenas de press-releases todos os dias e é muito provável que o seu acabe se perdendo.

Se tiver uma informação importante ou útil para transmitir faça da forma mais personalizada e objetiva possível. Suas chances de publicação serão maiores do que com um press-release.

Não misture jornalismo com publicidade

É comum que startups contem com a imprensa como canal de divulgação de novos serviços e lançamentos. Porém, não existe vínculo entre a verba gasta com publicidade e com jornalismo. Também não fique pressionando ou usando sua agência de marketing para pressionar um meio de comunicação. Esse tipo de estratégia só gera desgastes entre imprensa e empresa.

Procure ser interessante para os jornalistas. Todos os dias novas pautas precisam ser escritas e os leitores estão cada vez mais exigentes por novidades. Dessa forma, ter uma história interessante que possa se tornar um editorial é muito mais vantajoso do que forçar o lançamento do seu produto na imprensa.

Não minta

Há mal hábito relativamente comum em empresas de todos os tamanhos: mentir para a imprensa. Tamanho, número de usuários, faturamento, investimento recebido. Mesmo que seja difícil para o jornalista checar suas informações, um dia a mentira vem à tona e seu relacionamento com a imprensa ficará abalado.

Jornal, site, blog, qualquer meio de comunicação. Ninguém quer colocar em dúvida sua reputação apenas para poder publicar número bonitos. Assim, mesmo que sua operação seja pequena e seus números humildes, não minta para a imprensa. Dependendo da pauta, não divulgue seus números.

Pense no leitor

Pensar no leitor antes de pensar na imprensa é um exercício que serve não apenas para o seu relacionamento com a mídia, mas também de foco no seu público-alvo. Sempre considere quem vai ler a notícia da sua empresa e como você quer que ele a veja. Com isso em mente, arme o jornalista com dados e informações concretas.

Ter um bom relacionamento com a imprensa é um passo importante para manter sua startup interessante aos leitores. Mas é fundamental criar um relacionamento baseado numa estrutura sólida de confiança. Apenas lembre-se que o foco da sua empresa é o cliente e que a imprensa é o meio de atingí-lo, não o fim.

Marketing Digital
Escrevendo um livro de 200 páginas em 30 dias
Economia
Saiba porque mídia social é um pré-requisito
Marketing
Um logo por $99