Performance

A pílula da inteligência mais usada no mundo: Modafinil


Escrever sobre Modafinil no último artigo de biohacking foi um sucesso, um relato sobre o uso do smart drug Modafinil, apesar de longo, muito interessante. Como bastante gente se interessou pelo tema, hoje entro em mais detalhes sobre a tão famosa pílula da inteligência.

O modafinil é um fármaco desenvolvido para o tratamento da narcolepsia (situação patológica caracterizada pelo sono excessivo) e da apnéia obstrutiva do sono. Porém, nos últimos anos, o seu uso para aumento da concentração, da capacidade cognitiva e do período desperto tem se tornado muito popular. Especialmente em ambientes acadêmicos, estima-se que 1/4 dos estudantes das principais universidades tenham experimentado Modafinil.

Muitas pessoas já fazem uso de drogas para turbinar seu raciocínio. Entre as substâncias mais corriqueiras nesse uso podemos citar a cafeína, efedrina e a ritalina. Entretanto, o modafinil está faturando fortunas e sendo vendido de maneira assustadora em todo o mundo. É a pílula da inteligência do momento. Sua popularidade é tamanha que cientistas já fazem pesquisas sobre seus efeitos e vêm obtendo resultados surpreendentes.

Os relatos pessoais também atestam melhoria em diversos aspectos, mas a que preço isso vem? A droga é realmente segura? Quem pode e quem não pode fazer uso? Vamos explicar os conceitos básicos dessa substância e esclarecer os riscos do seu uso, especialmente quando não for precedido de orientação médica.

O que o modafinil faz?

Sua principal ação consiste em aumentar a concentração de dopamina, norepinefrina, acetilcolina e serotonina na fenda sináptica. Esses neurotransmissores têm relação direta com o estado de alerta e sono, sendo preponderantes na regulação do ciclo circadiano. Esse aumento tem como resultado a ampliação do poder de concentração e a diminuição da necessidade de sono, estendendo o período desperto. Com isso, o modafinil acaba produzindo efeitos psicológicos como excitação e aumento da autoconfiança.

Como o modafinil é tomado?

Seu modo de uso mais comum consiste na ingestão, uma vez ao dia, de um comprimido de duzentos miligramas. Geralmente é tomado de manhã no tratamento da narcolepsia ou da apnéia obstrutiva do sono.

Quais são as contra indicações?

Na verdade esse medicamento só deve ser prescrito para pacientes portadores das patologias específicas e que também possuam capacidade de saúde compatível com seu uso. Mas as contra-indicações específicas são para crianças, hipertensos e pessoas com histórico de arritmias cardíacas.

Quais são os efeitos colaterais da tão famosa pílula da inteligência?

Os efeitos colaterais provocados pelo modafinil são irritabilidade, excitação, tremores, tontura, dor de cabeça, náusea, dor abdominal, pressão alta e palpitações. Esses efeitos podem ser muito perigosos, especialmente para quem possui problemas cardíacos ou circulatórios, precipitando arritmias e acidentes vasculares. Já foi relatado também o surgimento de problemas de pele decorrentes do uso.

Existem pessoas como Dave Asprey, que afirmam ter utilizado o medicamento por diversos anos consecutivos, sem qualquer efeito colateral e ter conquistado grandes beneficios. Ele afirma também ter “aprendido” a operar seu corpo de uma forma mais eficiente.

Nomes comerciais

No Brasil, a pílula da inteligência é distribuída sob o nome de Stavigile. Porém no exterior ela é comercializada sob alcunhas como Provigil, Vigil, Modioda, Modavigil, Vigicer, entre muitas outras.

Opiniões do meio científico

Muitos estudos vêm sendo realizados a respeito dos efeitos benéficos ou não desse medicamento. Embora se aconselhe como consenso que o remédio só tenha uso com prescrição médica, houve até um manifesto assinado por pesquisadores de sete universidades dos Estados Unidos pedindo a liberação do fármaco, pois sua melhora na capacidade cognitiva traria diversos benefícios para a ciência.

O Ministério da Defesa do Reino Unido também fez um estudo bem interessante com diversas drogas incluindo Modafinil e seus efeitos no âmbito militar, e os resultados são bem interessantes.

Acredite na sua capacidade!

Embora não seja raro ouvir que o uso de estimulantes da inteligência seja magnífico e não acarrete efeitos colaterais, as consequências que seu uso pode causar não estão claras. Existem maneiras mais saudáveis de planejar seu tempo e instigar sua mente para obter os resultados que você precisa. A começar pela dieta e atividade física. Será que compensaria arriscar sua saúde em troca de horas de concentração e excitação? Faça valer sua inteligência desde já, opte pelo caminho saudável para alcançar seus objetivos. O trajeto pode parecer mais longo, mas com certeza será mais seguro!

Performance
Smart Drugs: Meu experimento
Performance
Melatonina: aprenda a regular o seu sono
Performance
Café: o melhor estimulante do mundo
  • Alisson Frota Sousa

    Com todas essas informações, deveriam criar fórmulas para melhorar o desempenho cognitivo e fazer com que o efeito seja saudável e duradouro. Acredito que já tenha esse método. Só que como a população é gananciosa e fazem de tudo pra passar por cima dos outros a qualquer custo, com certeza eles não disponibilizam. é como a cura da AIDS. com certeza já existe. Só que como é muitas pessoas para serem curadas ficará um caos, o ministério da saúde não irá disponibilizar tanto remédio assim por que tudo isso tem um custo e o governo tem outras “prioridades” do que ficar gastando dinheiro com a cura dessas doenças, assim como várias outras que dizem não ter cura, já existem. Só que a informação é sigilosa.

    • Brener Luiz

      Cara que ridículo você falar que “com certeza” a cura do HIV existe. E ainda usar como argumento que o governo não quer gastar dinheiro com isso. O governo gasta muito mais com coquetéis de remédio… Vai ler e estudar.

      • Alisson Frota Sousa

        Tá bom, inteligencia pura!
        hahahaha

        • Fabio Santos

          Alisson, fala para o brener que até a cura do câncer já existe, estudos , documentarios, todos apontam para essa descoberta desde 1920 e alguma coisa. Só que, os açogheiros tem que ter renda, tratamentos, remédios, quimioterapia… Imagina, quanto isso deve custar?
          Conseguem lançar uma sonda no espaço e já cogitam em dobramento espacial, conseguem recriar buracos negros….

          Vocês querem me dizer que não conseguem encontrar a cura de um vírus ?
          Que piada!

          • Alisson Frota Sousa

            Fábio, pessoal que não tem o mínimo de senso, e talvez nem sequer estuda ou lê alguma coisa pra saber do que fala e ainda vem xingar os outros com volabularios chulos, esses com certeza acredita em tudo que a mídia mostra. Acredita até que dá pra enfiar peido em cordão se a mídia falar. Kkkk

      • Luisão

        Na minha minha opinião em partes ele tem razão, não seria interessante para a bolsa de valores a extinção da aids! e sim o controle dela!

      • Diego

        Concordo com voce Brener!!!

      • Fabio Santos

        Acorda!
        Industria farmaceutica jamais vai querer vender a cura, nao seria lucrativo. Vc acha que eles vao querer apontar uma arma para a propria cabeça?
        pq vc vai no hospital e o medico nunca vai direto na raiz do problema, ele apenas procura manter a permanencia dos seus clientes.
        meducina é uma industria e vc
        É consumidor!

        • Gilvan

          Concordo plenamente.

        • Adriana

          Fábio disse tudo. somos apenas consumidores. ..

        • jorge

          Concordo com vc e Breno! Essas pessoas só falam besteiras e não tem senso de realidade.

        • Sua colocação tem um pouco de sentido, mas não total. Por exemplo, o vi agra é um remédio que “cura”, mesmo que temporariamente, problemas de ereção. A fabricante vende milhões desse medicamento por ano.

          Se criar a cura seria ruim para a indústria farmacêutica, não existiria essa imensidão de remédios.

          E se existisse a cura para o HIV, isso renderia milhões ao laboratório que o produzir. Só de vendas para governos, ficariam bilionários. Você tem noção de quantos milhões de dólares só o governo brasileiro gasta com vacinas, coquetéis e outros fármacos por ano?

          É uma questão de ponto de vista de negócio. Se é rentável, será vendido. E até o momento não existe fármaco não rentável.

          • Fabio Santos

            Meu amigo, até onde eu sei, cura é definitivo!
            Viagra é um estimulante e nada Mais…
            Remédio para dor de cabeça(enxaqueca), quando você o toma, a dor passa, mas não quer dizer que você foi curado!
            Abraços.

          • Por isso que eu coloquei entre aspas. Mas de qualquer forma, sendo cura, paliativo ou solução de contorno, a indústria farmacêutica continua ganhando do mesmo jeito.

            Doenças vão sempre existir, portanto essa indústria vai ter renda pro resto da existência da nossa civilização (inclua aí os animais).

        • Paulo Henrique

          medicina é uma industria? kkkkkkkk
          sou estudante de medicina e como mts outros, não estamos fazendo isso pra vender remedios e sim ajudar cada dia mais as pessoas.
          tb acredito que ja exista a cura da aids, cancer, entre outras doenças, mas dai a culpar os medicos ja é sacanagem. Não ganham nada por remedio receitado, não existe uma meta de tantos remédios por dia. Um pouco de realidade tb é bom.

          • Advocacia Alves Silva

            Amigo vc ainda é estudante, claro com todo respeito. Deixe chegar o dia que vc começar a trabalhar em hospitais públcos direto na emergência que vc vai ver e ouvir coisas que vão te aterrorizar. Sou Advogado, tenho orgulho da minha profissão, sempre sonhei com isso, no meu ponto de vista se existe um profissional acima do Advogado esse é o Médico (Quem Literalmente Tem a Vida Nas Mãos), depois dele o Direito vai dizer o que vc pode ou não fazer dela. Já ví e ouvi coisas que jamais pensei que pudessem acontecer, porém tudo gira em torno do dinheiro (triste realidade essa nossa). Os milhões que são gastos são os mesmos cobrados do contribuinte para alimentar os cofres públicos, e o que sobre é investido em alguma coisa (saúde, educação, segurança) um pais do tamanho do brasil, cheio de riquezas e com a maior carga tributaria do planeta…kkkkkk…se eles derem a CURA para a AIDS e o CANÇER, doênças que custam milhões por ano, qual seria a disculpa que eles iram dar se perguntados onde o dinheiro público que era usado para o controle e tratamento dessas doênças esta sendo aplicado agora, porém se ainda é cobrado mesmo com a cura, pensem nisso!!!!

        • sergiooliveira

          Eu concordo completamente com vc Fabio, o intuito do governo brasileiro é ganhar dinheiro, pode ter certeza disso.

      • leandro

        ele esta certo, o governo brasileiro tem outras prioridades, enviar dinheiro para cuba e para a venezuala é uma delas…

      • Gustavo Pontes

        Você é o mais burro pensa a indústria farmacêutica ganha muita grana com os coquetéis de remédios que vende para o governo sem contar o próprio governo que ganha popularidade quando ajuda as pessoas com os preços abusivos dos remédios para população pensa um pouco seu jumento.

      • Ana Single Heart

        As indústrias farmacêuticas ganham rios de dinheiro com essa doença e outras mais… Motivos eles tem para não divulgar (caso eles já tenham) a cura para elas.

    • Dine Barcelos

      Mas acredito que o mais interessado nisso é a indústria farmacêutica!

      • Alisson Frota Sousa

        Com certeza!
        Um das mais interessadas, né?! ;D

    • Juliana A.

      Pois voces estao todos errados, o Alisson está certo! Já existe sim a cura da aids e de varias outras doenças que voce tem que tomar remedio ate morrer. Só que se eles revelarem a cura da aids, da hipertensão,da diabete etc.. O Laboratorio vai falir e laboratorio é FABRICA DE DINHEIRO! pq a pessoa vai tomar o remedio e se curar e infelizmente eles nao querem isso. Conheco um medico excelente que me deu um remedio para cura da a alzheimer, só que o remedio nao era vendido e so tinha em uma faculdade em sao paulo, era amostra gratis mas niguem sabe, ou seja, inacessível! Infelizmente temos inumeras curas que nao sao reveladas por dinheiro! Brener acho que é você que precisa estudar!!

      • Alisson Frota Sousa

        Aplausos, aplausos e mais aplausos…
        Juliana, você é inteligente, assim como eu! hahaha… ;D
        é claro que já existe…
        quer saber como existe?
        Pede pra um magnata saber da cura dessas doenças que não temos acesso a cura, pede pra ele um soro onde possa curar a filhinha, ou a mulher dele de que tanto gosta, ou a mãe… pronto! A mãezinha dele. Tenho certeza, meus caros, que essa cura vai aparecer do nada. Sabe por que?
        Por que é o dinheiro quem manda.
        Mais aplausos para mim e para a Juliana. ;D

        • Franco

          Não é que a Juliana é inteligente e dona da razão , mas porque é conveniente à você Alisson ter pessoas em concordância com a sua opinião. Ninguém quer voltar atrás e dizer que está errado , pois o orgulho é um dos sentidos mais sensíveis do ser humano. Muitos pontos de vista colocados por vc aqui eu também concordo , mas , acredite , não é o dono da razão. Pratique humildade e abra mão da prepotência. 😉

          • Alisson Frota Sousa

            Bom dia, Franco. Acho louvável sua posição e crítica construtiva. Mas em nenhum momento deixei de praticar a humildade, se é que você entende do que trata isso. Não é pelo simples fato de pedir aplausos que não sou humilde, mas pelo simples fato que algumas pessoas não querem concordar com o óbvio pensando que de um jeito ou de outro irão ser rebaixados por pensar como a minoria. E outra, quem disse que ninguém pode voltar atrás? Principalmente nos dias de hoje? Se fosse antigamente até calaria a boca, mas hoje, logo nos dias de hoje?
            Levo sua crítica comigo para mais aprendizado.
            Abraços e fica com Deus…

          • JULIO C. REIS JUNIOR

            oq vc fala tem um certo sentindo Alison, apesar de pouca argumentação. porém vc não tem provas e sem elas todos podemos falar oq quiser e tudo vira verdade ou mentira…agora nenhum sábio com um Qi tão elevado como o seu iria afirmar algo sem provar !!!

          • Alisson Frota Sousa

            Julio, fico lisonjeado por me comparar com alguém de QI tão elevado, embora seja de tom irônico. Mas, sim, aceito seu elogio. É óbvio que alguém tão sabio não irá se expor dessa maneira afirmando algo que não tem provas, apesar de saber do que tá falando. Existe algo chamado mídia, censura, bloqueio de algumas coisas que são de extrema importância. Mas, se vc fala isso de maneira tão convicta, não serei o tal a lhe questionar. Passar bem, amigo!

          • Eu

            bla bla foi oq o julio disse sem provas falamos o que quisermos desde dos burros aos intelectuais

          • Alisson Frota Sousa

            “…desde os burros aos intelectuais”

      • Sua percepção do ponto de vista de negócio está totalmente errada. Se tivesse a cura, seria muito mais lucrativo a venda da cura, pois só com governos o laboratório ficaria bilionário. Fora que doença não se extingue completamente. Até hoje existem casos de malária e olhe que a mesma já foi erradicada em vários países.

        E pessoas com HIV vão sempre existir, mesmo que exista cura para tal doença, até porque é estatisticamente impossível vacinar todas as pessoas do mundo que portam o vírus. Sempre vai ter pessoas lá no c* da África que não terão acesso ao medicamente e continuarão proliferando o vírus.

        E melhor se aplica a outros doenças, como diabetes e hipertensão, que tem origem genética (ou não). Uma cura para a hipertensão iria gerar uma fortuna infinita!

        • Lin

          Só com modo paliativo eles já faturam milhões. Veja isso como uma forma de pensão, com o modo paliativo, todos os meses eles já faturam milhões e milhões (industria farmacêutica), com o modo de cura, eles iriam faturar apenas uma vez, embora que o valor desse medicamento seja 5x mais caro. O numero de vendas iriam diminuindo a cada mês/ano, pois as pessoas iriam ficar curadas, logo nao precisariam de mais remedio.

          • Esse não é o ponto. A cura é muito mais rentável, pois como eu disse sempre vão existir pessoas infectadas em algum lugar, a não ser que a doença mate todas os infectados. Uma fonte de renda enorme e altamente rentável é a compra de remédios por governos, só com isso já dá pra cobrir todos os custos de pesquisa, produção e lucro. E os lucros são exorbitantes. Se fosse assim, nunca existiria remédio ou procedimento de cura permanente.

  • Leomir

    Eu tenho problema, tenho TDAH e essa tau de narcolepsia. Eu uso 90 mg de ritalina, porque uma pessoa comum não pode usar 10. as coisas não são bem assim. A bula da ritlaina autoriza o uso de ate 60 mg em crianças de 6 anos. Sou estudante de direitos, virei um exper em psiquiatria. Ate mesmo a cocaina tem uso seguro. O mau são os descontrolados, e vagabundos ai que usão para ficar doidão e dirigir. Só em 2013 a anvisa tirou 3 medicamento psicoestimulante por causa ser brasil, consegue tudo por dinheiro, ai quem toma e quem realmente precisava e terá que continuar seu tratamento com um medicamento de resultado menor. Esses caras ai que estudam 16 horas por dia, durante 1 a 3 anos direto para fazer concurso para juiz, promotor, delegado etc, seja ele de estado ou federal, todos usam, médicos,, estudante de medicina. Como iremos disputar com estas pessoas sem tomar nada. No meu caso é mais critico, o mel lado direito do cerebro não funciona muito bem ai eu tomo e para ficar normal.

    • Diego Camargo

      vc virou “exper” em psiquiatria mas no “tau” inglês e português hein kkk

  • José Maria

    Pesquise no you tube Dr lair cérebro

    • Cleber Toporovicz

      mais conhecido como Dr. Lair Ribeiro.. rsrs

  • juliodv

    medicamento utilizado para fadiga crônica em casos de Esclerose Multipla e outras patologias neurológicas, no mais é intoxicar o fígado.

  • rhyta

    pessoas com esclerose multipla,podem usar

  • Victor Nërokaroki

    As pessoas querem um mundo melhor mas não estão dispostas a mudar. Essa “cola” que nos mantem em baixo, não permite que um novo homem nasça, e unido com o ranço de temor para com substâncias químicas que potencializam a capacidade criadora humana e um lastro malignamente religioso, há garantia certa que não sairemos do lugar, ou pouco sairemos. Olhem lá fora, uma nova era está chegando para humanidade, mas é preciso estar pronto para progredir.

  • leandro

    Uso stavigile há 1 ano para estudar e garanto que este remédio continua a me surpreender positivamente. Todos os efeitos benéficos citados são reais, inclusive ontem tomei 300 mg e fiquei 25 hs acordado produzindo bem até 20 hs após o uso, comecei a ficar enjoado e com dor de cabeça, nada que nao possa sustentar. Dormi 4 hs e estou bem pra começar o dia. É claro, cada medicamento varia de acordo com o indíduo. Muito melhor que ritalina, que por sinal faz perder o apetite sexual. Stavigile até aumenta!

    • Gabriela Costa

      Olha cuidado para não se perder no uso. Qdo se usa há muito tempo a pessoa vai perdendo a noção. Um bom modo de se testar é perguntar a sim mesmo se há um ano vc acharia normal tomar tal medicamento para ficar acordado 25h. Não se esqueça de que o corpo e a mente precisam de descanso. De vez em qdo tomo esse remédio, mas acredito que ele só mascara nossa necessidade de sono. Abs

    • Amanda Coelho

      O Stavigile é vendido so com prescrição medica ou pode ser vendido sem, so pelo farmacêutico ?

      • Ian Rogi

        Pedi ao psiquiatra q me prescrevesse duas caixas de Stavigile de 200mg. Uma eu tomei e a outra ta aqui GUARDADA. Tomei uma e realmente da pra notar uma melhor desenvoltura de habilidades como raciocínio e concentração. Eu sou extremamente ansioso e o remédio me deixa mais… Agora não sei o que faço com a outra caixa. Está lacrada. Talvez ainda tenha a nota fiscal da farmácia. A receita (amarela) ficou retida lá;

        • EMILIA

          eu cmpro ela eem vc
          vc morA ONDE?ME DEIXA SEU EMAIL

          • Leonardo Alves
          • Carlos Eduardo Freixo
          • ana cristina
          • Juliana Granado

            Olá preciso desse remédio urgente!! Pode me ajudar?

          • claudio

            Oi ,bom eu tenho q venda só o stavigile de 100mg com 30 compremido a 250,00 a caixa mais frete, preço por você não não nesecitar pagar consulta nem se preocupar como consegui pois é o receituario amarelo do tipo A ,e vendo tambem o Ritalina tenho caixas com 60 cp a 200 reais mais frete de sua escolha. lido só com estes dois.

          • Wandressa Pinzón
          • xp3000 oliveira

            rafaxp3000@hotmail.com

            mandaee quero stavigile

          • Cléo

            olá preciso dessa medicação urgente pois ja faço uma faculdade e vou começar outra paralela a esta, SOCORRE-ME!!!!!! cleonice.rodrigues06@gmail.com

          • devpalmeida
          • claudio

            Oi ,bom eu tenho q venda só o stavigile de 100mg com 30 compremido a 250,00 a caixa mais frete, preço por você não não nesecitar pagar consulta nem se preocupar como consegui pois é o receituario amarelo do tipo A ,e vendo tambem o Ritalina tenho caixas com 60 cp a 200 reais mais frete de sua escolha. lido só com estes doi

    • Patricia

      fez a compra sem receita?

    • Ian Rogi

      Pedi ao psiquiatra q me prescrevesse duas caixas de Stavigile de 200mg. Uma eu tomei e a outra ta aqui GUARDADA. Tomei uma e realmente da pra notar uma melhor desenvoltura de habilidades como raciocínio e concentração. Fiz testes de QI, concentração e raciocínio antes depois de tomar e tive aumento nos pontos durante o uso do remédio. Mesmo dormindo 5h por dia eu não acordava cansado. Já cheguei a dormir 2h em um dia e mesmo assim levantar disposto pra os estudos. Mas, resolvi não tomar a outra caixa.. Eu sou extremamente ansioso e o remédio me deixa mais… Agora não sei o que faço com a outra caixa. Está lacrada. Talvez ainda tenha a nota fiscal da farmácia. A receita (amarela) ficou retida lá;

      • Mateus

        Onde consigo?

        • Ian Rogi

          Mateus, esse remédio é vendido na farmácia apenas mediante a apresentação de receita amarela. A receita fica retida. A caixa com 30 comprimidos de 200mg eu comprei por R$ 175,00 na Pague Menos. Eu tenho uma caixa e não pretendo usar.

          • leuname

            Que tal vender?

          • Ian Rogi

            Pois é, ainda não sei.. Pq vc tem interesse? Deixa seu contato então…

          • estudante

            mora onde? tenho interesse. entre em contato procdarep@gmail.com

          • uelton
    • joyce

      me ajuda a comprar? joyceroliveira30@gmail.com

  • Gustavo FLUSÃO

    Mas tudo e por dinheiro e não para nossa saúde, não ouviram falar do químico que inventou o remédio que cura o cancer; isso mesmo o cancer ele foi preso por praticar o amor ao próximo, depois de salvar sua mãe de um câncer no útero ele distribuiu o remédios gratuitamente e Anvisa mandou prende lo por não ter licença para fabricar e distribuir a droga milagrosa esse é o sistema do mundo e só dinheiro e mais dinheiro… no Brasil principalmente tudo tem que ter dinheiro…. Vai se minha revolta com esses políticos em geral do Brasil…

  • Min

    Quantos % o cérebro chega?

  • Jefferson

    Vendo remédios para melhora concentração sem receita médica, remédios em geral trajados com facilidade e entrega rápida e garantida para qualquer lugar do Brasil.
    Informações pelo whats 3496866346

    • joyce

      ESSE CARA É UM PILANTRA FIQUEM ATENTOS AO DDD ELE DESLIGA O TELEFONE QUANDO RECEBE O PAGAMENTO, JA FIZ MUITAS COMPRAS COM PESSOAS QUE REALMENTE ENVIAM … MAIS ESSE CARA É PILANTRA.

  • Hesher Emolove

    Eu uso 15 tipos diferentes deste e outros medicamentos e tenho notado que meu cérebro está funcionando com quase 30% de capacidade total,hoje sou capaz de ler livros de 500 paginas em apenas 15 minutos e lembro de cada palavra lida,também tenho notado que minha frieza perante a situações de pressão e desgaste físico e emocional aumentou muito,fiz um teste de q.i. a uma semana atrás e mostrou quase 7veses mais q.i. do que antes de eu começar a usar tais medicamentos

  • syl

    se o governo não ganhasse com as doenças do povo como aids e cancer,deixaria distribuir a pilula que cura o cancer gratuitamente

  • Bruno Cesar

    Na verdade o Modafinil não age diretamente em ganhos cognitivos, diferente da Ritalina ou da Concerta. Ele é um estimulante e seus ganhos estão mais focados na ausência quase total de alguns feelings como sono, desanimo ou preguiça, creio que fome também passe a ser menos percebida. A consequência dessas ausências gera um foco e uma vontade absurda em começar e terminar as coisas.

    Dado isso é facil entender o motivo de a recomendação de sempre comer muito bem ao tomar, e a de dormir bem. Sério, é muito fácil dormir e comer menos do que o necessário e não perceber.
    Como os ganhos cognitivos não vem do Moda, não é muito incomum ver pessoas com o passar do tempo diminuírem a dosagem (não que essa seja a tendência), as vezes até para 1/4 da inicial (que é normalmente 200mg). Casos como esse o mérito é 100% da pessoa. Ela apenas aprendeu melhor como usar sua cabeça. Aprendeu a combater a indisposição, a preguiça, o sono.