Gestão

Descubra por que você deve utilizar a metodologia OKR


A metodologia OKR é ainda pouco conhecida no Brasil, porém, muito utilizada em empresas do Vale do Silício — como Google, Intel, Twitter e muitas outras —, trazendo ótimos resultados. Foi criada pela Intel e após alguns meses o Google passou a utilizá-la (isso em 1999), e continua até hoje.

A sigla OKR vem de Objectives and Key Results, ou, Objetivos e Resultados Chaves, e nada mais é do que se estabelecer metas. Dessa forma, define-se o que será feito e de que maneira os resultados serão mensurados, para saber se o objetivo realmente foi atingido. Se integrada com a metodologia SMART, seus resultados serão ainda mais expressivos.

Metodologia OKR - Objective Keys and Results

 

Quer um exemplo prático?

Suponhamos que você precisa alavancar as vendas do seu site. Nesse caso, o objetivo será aumentar as vendas. Para medir esse resultado, você pode considerar, por exemplo:

  • Aumento das visitas;
  • Quantidade X de vendas;
  • Faturamento conquistado de X.

É importante que você saiba que para poder criar esses resultados, é preciso que eles sejam específicos, sendo preciso determiná-los bem. Além disso, as metas devem ser atingíveis. Nada de criá-las sem nenhum embasamento, pois isso irá desmotivar os seus colaboradores.

E por falar em metas, elas devem ser mensuradas utilizando-se alguma técnica — e com prazos de medição. Os indicadores SMART são uma ótima opção para este cenário.

Ao focar em resultados — e não em tarefas — você atingirá o que se deseja de forma mais relevante. E para que esse processo se torne ainda mais eficiente, é recomendado dividi-lo em níveis: Organização, Departamentos e Individual.

Os benefícios da metodologia OKR

Uma metodologia como essa pode trazer uma série de benefícios para a sua organização e, por conta disso, acaba sendo usada pelas maiores empresas do mundo. Confira quais são essas vantagens:

Possui um processo simples

Não é preciso dominar diversas técnicas e ter anos de estudo para poder utilizar a metodologia OKR. Esse é um método simples, que facilita o cumprimento de metas — tanto que as empresas o utilizam para definir metas mensais rapidamente, mostrando formas de mensurá-las.

Trabalha com ciclos curtos

Diferentemente de um planejamento, que demanda um longo tempo, o OKR pode ser utilizado para metas de curto prazo, e até mesmo para ações emergenciais. Com uma atuação rápida, facilita o acesso às mudanças e garante agilidade na tomada de decisões e na execução das tarefas.

Envolve toda a equipe

Ele é bem diferente dos objetivos e metas que são traçados pela diretoria e chegam aos funcionários dos demais níveis gerenciais. Nesse caso, todos estão envolvidos no processo, que pode até se dividir em níveis, mas um depende do outro para que se consiga chegar ao resultado esperado.

Traz clareza no direcionamento

Fica muito mais fácil para cada membro entender o que deve ser feito e o que se pretende conseguir com isso, pois na maior parte das vezes, são as equipes que definem o que será feito, cabendo ao gestor apenas fazer a validação.

Aumenta a possibilidade de sucesso

Quando se trabalha com um número menor de metas, é possível que cada indivíduo se dedique e fique responsável por uma determinada etapa. Esse maior envolvimento, sem sobrecarregar o colaborador, faz com que se produza mais e melhor, além de tornar os resultados mais produtivos.

Estimula a alta performance

A metodologia OKR faz com que as pessoas comecem a repensar a maneira como trabalham para que consigam cumprir a meta.

Elas sairão da zona de conforto para buscar uma performance máxima. A ideia é que se a meta está 100% atingida, ela está muito fácil e precisa ser revisada.

Aumenta o foco

Como os objetivos e as metas a serem adotados são poucos, a equipe consegue manter o foco no que realmente importa, conseguindo trabalhar melhor nele.

Deixa a mensuração dos resultados mais fácil

Com objetivos bastante claros, fica mais fácil mensurar os resultados e, dessa forma, todos sabem quando estão conseguindo chegar próximo ao que foi planejado.

Como implementar a metodologia OKR

Assim como qualquer metodologia, a OKR, antes de ser implementada, deve estar clara para os colaboradores. Comece por etapas para que todos se sintam confortáveis com essas mudanças, estipulando metas e prazos mais curtos.

É importante ressaltar que as metas criadas devem estar alinhadas com a missão e visão da empresa, para que se conquiste o crescimento esperado. Uma boa opção é definir os objetivos por trimestre, inicialmente, e depois por departamento. Ao fazer dessa forma, cada departamento terá uma visão clara do que deve ser feito, e qual o impacto dele na organização.

Posteriormente, pense nos resultados e quais indicadores serão importantes para fazer essa análise. Para isso, utilize aquilo que discutimos acima sobre os indicadores SMART. A equipe deve receber um feedback durante todo o processo, incentivando a participação e sugerindo melhorias.

Para que não haja dificuldade de adaptação a essas mudanças, o ideal é começar pelas equipes mais antigas e, ao perceber que elas já estão confortáveis, ir adotando a metodologia OKR nas demais. Porém, é muito importante ter em mente que esse é um processo um pouco longo e que não ocorre do dia para a noite.

No começo, deve haver poucos objetivos, e cerca de 3 a 5 resultados chave para cada um, visando não gerar confusão na equipe, nem dificuldade no cumprimento das metas.

Os resultados esperados

Quando a metodologia OKR é bem construída, os resultados podem ser percebidos em pouco tempo e a empresa se beneficia. Eis alguns resultados:

  • Colaboradores com uma visão mais clara do que está sendo feito, e o que se pretende atingir com isso;
  • Trabalhadores mais engajados e se sentindo parte importante do processo;
  • Realização dos objetivos traçados de forma estruturada e alinhada com a missão da empresa;
  • Possibilidade de realizar uma transformação cultural, com foco em alto desempenho e em resultados;
  • Criação de uma empresa mais competitiva no mercado, devido a sua excelente estruturação interna e time de trabalho de alto rendimento.

Ficou claro o que é a metodologia OKR? Entendeu a importância de implementá-la em sua empresa para que ela chegue ao patamar das grandes, como a Google, por exemplo? Se tiver alguma dúvida sobre esse método e quiser nos contar a sua experiência de organização e mensuração dos resultados, deixe a sua opinião nos comentários!

Performance
Smart Drugs: Meu experimento
Performance
A pílula da inteligência mais usada no mundo: Modafinil
Performance
Melatonina: aprenda a regular o seu sono