Empreendedorismo

Porque o MVP da sua Startup DEVE ser um Blog


O MVP (Produto Mínimo Viável) da sua startup é a primeira versão do seu produto. Ele contém somente recursos fundamentais para testar seu mercado e validar sua ideia. O seu MVP deve ser um blog. Vou te explicar, mas olha só esses números…

Quando você lançar o MVP da sua startup você precisará de clientes e então deverá buscar audiência. A maioria das pessoas fazem isso pagando por anúncios da mídia tradicional online, que tem a seguinte performance:

10-das-pessoas-confiam-em-anuncios-online_block_1

Isso mesmo! Se quase ninguém acredita em anúncios online, por que continuar investindo tanto neles?

Eu descobri isso e estou aqui te dizendo que você pode aumentar seus leads para seu MVP em mais de 50% através de um blog e marketing de conteúdo!

aumento-de-leads-em-50_block_1

E como se 50% mais leads já não fosse ótimo, o custo destes leads é 61% mais barato do que aqueles criados através de marketing tradicional!

custo-61-mais-barato_block_1

Marketing de conteúdo é a tendência para todos os negócios. Afinal, 75% dos consumidores B2B procuram informações e conteúdo online no momento de tomar decisões de compra!

75-dos-clientes-procuram-informacao_block_1

Com todos esses benefícios, marketing de conteúdo é a melhor maneira de atrair consumidores e aumentar as vendas do seu MVP!

Mas, se todos esses argumentos ainda não foram suficientes, deixa eu te contar uma história:

Anos atrás eu me reunia com frequência, para discutir negócios, com três amigos, Miguel Cavalcanti, Leo Kuba e o Eric Santos, este último atual CEO da Resultados Digitais (RD), que hoje tem centenas de funcionários e ano passado (07/2015) recebeu um aporte de R$15 milhões.

O Eric tinha uma ideia muito agressiva de criar o HubSpot Brasileiro, sempre que nos encontrávamos ele tinha uma novidade para contar, de como estava andando o desenvolvimento da sua startup.

Quando conversávamos sobre a RD, que na época ainda não tinha um nome, falávamos muito sobre o que exatamente seria o produto e o MVP, todas as funcionalidades de landing page para geração de leads, nutrição, ativação, retenção e diversas outras.

Confesso que o tamanho do produto me assustava, mas o Eric parecia não se abalar. Não demorou muito e ele decidiu fazer o que o Steve Blank e Eric Ries sempre falam. “Get out of the building”, saia do prédio.

MVP - Steve Blank

Foi exatamente isso que o Eric fez, mas ele não precisou sair do prédio, porque o negócio dele é digital!

Lançou timidamente um mvp blog, sem ninguém entender exatamente o motivo, afinal porque perder tempo com um blog se ele tinha tantas funcionalidades para implementar, né?

Rapidamente o mvp blog se tornou referência no universo do marketing digital com milhares de acessos mês.

Logo, aquele mvp blog que muita gente não entendeu do que se tratava, acabou se tornando uma máquina de geração de leads ultra qualificados.

Eric então entrou no modo aprendizado agressivo e começou a estudar minuciosamente seus potenciais clientes. Fazia pequenos trabalhos para esses clientes, sem nenhuma ferramenta pronta, simplesmente com o propósito de provar o conceito da sua startup.

Em paralelo, enquanto aprendia, desenvolvia a plataforma que poderia automatizar esses processos e tornar a vida dele e dos clientes muito melhor, nasceu então o RDStation.

Imagina o que aconteceu quando o primeiro produto da RD estava pronto para ser comercializado? Ele já tinha uma fila de clientes sedentos para comprar. Não deu outra, a RD explodiu de crescer!

A RD é na minha opinião, o maior case de sucesso do Brasil, de alguém que seguiu o modelo perfeito para criação de uma startup, o modelo que eu prego no meu livro. Ele não contou com a sorte. Parabéns Eric pela brilhante visão e execução.

Olha só que números brilhantes da RD:

  • Nasceu em 2011
  • Até o momento recebeu dois investimentos, sendo o último de R$15 milhões
  • A meta para o fim de 2015 era 4mil clientes e 340 funcionários
  • Seu último evento RDSummit foi um sucesso com mais de duas mil pessoas presentes

Agora que você já tem argumentos suficientes, vamos colocar a mão na massa!

Marketing de Conteúdo

Você provavelmente já ouviu falar deste termo, certo?

Marketing de conteúdo é a técnica de criar e distribuir conteúdo consistente, valioso e relevante para atrair sua audiência com o objetivo de gerar mais leads e aumentar as receitas do seu negócio.

Informação valiosa. Este é o termo chave. Marketing de conteúdo vai muito além de apenas conteúdo de vendas. O objetivo principal é fornecer a informação que o seu cliente está procurando, oferecendo a solução para as perguntas dos seus consumidores.

E lembre-se! O mais importante é oferecer tudo isto de forma gratuita. Você está fornecendo o que a sua audiência deseja: eles, naturalmente, se sentirão compelidos a retribuir o favor!

O segredo aqui é: as pessoas estão evitando (ODIANDO) apelos desesperados de marketing. Elas estão cada vez mais procurando conteúdo relevante para apoiar suas decisões de compras. Então é isto que você deve apresentar: conteúdo que mostre a expertise e a autoridade da sua empresa.

Então… Hoje eu vou te mostrar por que criar um mvp blog é a melhor maneira de começar ou impulsionar a sua startup.

4 razões para seu MVP ser um Blog

4 razões para por que você deve escrever um blog

Muitas pessoas acham que escrever um mvp blog é perda de tempo. A verdade é que um mvp blog é o melhor investimento que você pode fazer!

O investimento inicial é baixíssimo se comparado com as outras estratégias de marketing, e os resultados de médio e longo prazo são altamente eficientes. Através de um , mvp blog, você irá fazer muito mais do que apenas atrair clientes: você irá construir um relacionamento duradouro com eles.

Então leia abaixo as principais razões por que você deve parar tudo o que está fazendo o começar seu mvp blog.

#1 Melhorar seu relacionamento com os clientes

Você sabia que clientes recorrentes geram muito mais receita do que clientes novos?

Manter um mvp blog torna a tarefa de aproximar-se de seus clientes muito mais fácil e agradável. Através das suas publicações, você cria a identidade da sua marca e mostra aos seus leitores por que você é a empresa certa para eles. Aliás, analisar a interação dos usuários no seu mvp blog (comentários postados, páginas visitadas, etc.) dá a você um poderoso feedback de como personalizar o sua marca ainda mais.

Além disso, um mvp blog é a ferramenta mais completa e poderosa para propósitos de SEO e aumento de rankings orgânicos. Manter um mvp blog aumenta o número das suas páginas indexadas no Google, além de aumentar a probabilidade de você obter links de outros sites. E não será só o ranking do seu site que subirá: as suas receitas também aumentarão consideravelmente!

Isto mostra que um blog como MVP é a melhor maneira de tanto manter um ótimo relacionamento com clientes antigos quanto adquirir novos clientes que se identificam com o seu negócio.

#2 Promover conteúdo de alta qualidade que atenda às perguntas dos usuários

Seu mvp blog é o melhor veículo para você oferecer informação. Com a internet em todos os nossos dispositivos, raramente nós tomamos decisões sem antes conferir o que sites confiáveis dizem a respeito do assunto. Nós perguntamos ao Google, e diferentes sites respondem às nossas dúvidas.

Ao manter um mvp blog de qualidade, você está abrindo caminho para obter a confiança dos usuários que buscam por informação. Além disso, você pode personalizar e especificar as suas publicações para atender a perguntas bem específicas feitas pelos seus consumidores.

Na próxima seção explico como utilizar palavras-chave de longa cauda para impulsionar seu ranking nos mecanismos de busca.

#3 Aumentar o número de vendas

Este é autoexplicativo. Ao escrever um blog como MVP, você está automaticamente abrindo caminho para novas receitas. Todos os usuários que você atrair estarão mais propensos a fechar negócio com você porque você está oferendo o que eles querem. Você está demonstrando que você entende as dificuldades e dúvidas dos seus clientes. E melhor ainda: você está mostrando que você possui a solução.

Manter um mvp blog de qualidade mostra que você tem autoridade no assunto e que você possui o produto que seu cliente precisa. Através desta plataforma, você transmite confiança e segurança para seus consumidores.

#4 Impulsionar os resultados da sua startup

Eu te entendo. Eu sei que startups possuem um começo difícil, especialmente com relação a espalhar o seu nome e atrair clientes.

E também sei que um mvp blog é a melhor maneira de você fazer essas duas coisas.

Mas não pense que tudo será flores assim que seu mvp blog estiver online!

O início de um mvp blog também passa por essas etapas. Criar apenas cinco ou dez artigos não é suficiente para você se tornar conhecido. Manter um mvp blog exige atualização constante e conteúdo de qualidade. E se você fizer isso, tenha certeza de que o nome da sua empresa se tornará extremamente conhecido e atrairá grande parte da sua audiência!

Seu MVP ativará gatilhos mentais essenciais

shutterstock_341600957

Nós já vimos os benefícios do marketing de conteúdo. Nós também já vimos que um mvp blog é a melhor maneira de interagir com a sua audiência. Em outras palavras, manter um mvp blog é a opção de marketing com o melhor custo-benefício que você irá encontrar.

Mas porque você deve começar por um mvp blog? Quais os benefícios de ter um mvp blog desde o início?

A verdade é que não existe nada melhor do que um mvp blog para apoiar o crescimento do seu negócio. Veja porque:

  • Toda startup é um risco enorme, começar um MVP Blog diminui consideravelmente o risco e coloca a prova se as suas ideias realmente tem poder de ajudar as pessoas.
  • Quando um cliente se aproxima de você ele tem todas as guardas muito altas, toda vez que você ativa um gatilho mental, parte dessa guarda abaixa até que ele esteja totalmente confortável para fazer negócio com você. Dois gatilhos mentais muito importantes são ativados aqui, veja só:
    • Autoridade: Você demonstra expertise e know-how na sua indústria, sendo autoridade as pessoas confiarão mais em você.
    • Reciprocidade: Você está fornecendo conteúdo de altíssima qualidade gratuitamente, automaticamente eles sentiram a necessidade de retribuir de alguma forma.
  • Mais leads: Você tornará o seu negócio mais conhecido através de rankings melhores nos mecanismos de busca.
  • Relacionamento: Através da interação dos usuários, você obterá feedback para suas ideias e projetos antes de investir um valor considerável neles.
  • Comunidade: Você começa a construir a sua comunidade de usuários e clientes já no início do seu negócio.

Agora que você já sabe da importância do marketing de conteúdo para sua empresa, que tal criar ou aperfeiçoar seu mvp blog agora mesmo?

Abaixo apresento um passo-a-passo completíssimo para você começar o seu mvp blog!

Como criar um mvp blog com o WordPress

Como criar um blog com o WordPress

Curioso sobre como começar seu mvp blog em apenas alguns minutos?

Para potencializar ao máximo os resultados do seu mvp blog, você precisa de algumas preparações:

  • Você precisa registrar um domínio http://registro.br. Se você já possui um site, você pode utilizar um subdomínio ou você pode criar uma pasta específica para seu mvp blog (Ex: seudominio.com/blog).
  • Você precisa de um serviço de hospedagem. De novo, se você já está no mundo online, você provavelmente já atende a este requisito.
  • E pronto! Você já possui toda a infraestrutura para ter o melhor mvp blog da sua indústria!

E como criar seu mvp blog em alguns instantes?

Recomendo o uso do WordPress que é simplesmente a melhor e mais utilizada ferramenta do mercado. Todos os maiores blogueiros do mundo a utilizam, com ela não tem como errar.

Como instalar o WordPress

Se você não é familiarizado com TI, instalar o WordPress manualmente pode ser um pouco complicado.

Por isso, recomendo que você busque um serviço de hospedagem que ofereça suporte completo ao WordPress.

Minha recomendação é WPEngine, que hospeda o meu blog. Se eu pudesse resumir a WPEngine em uma palavra seria: Velocidade.

Quando migrei para eles a velocidade do meu site melhorou 80%!

O serviço deles é muito eficiente e rápido e você consegue criar um mvp blog em cinco minutos. Você não precisa ter nenhum conhecimento de tecnologia para colocar seu mvp blog online.

Basta clica no link acima, seguir os passos e rapidamente terá seu mvpblog!

Criando a identidade visual do seu mvp blog

Criando a identidade visual do seu blog

Criar uma boa primeira impressão nos seus leitores é essencial para retê-los nas suas páginas. Se alguém abre o seu mvp blog e não se sente confortável com o visual, será muito mais difícil satisfazer esse leitor.

Você deve considerar três principais componentes do visual:

  • Design (tema) do website
  • Identidade da marca
  • Logo
  • Definindo e implementando o design (tema) do seu website

O WordPress oferece uma série de temas gratuitos. Você pode instalá-los com apenas alguns cliques e dar um visual bacana para seu site como ponto de partida.

Entretanto, você deve considerar seriamente a possibilidade de investir alguns dólares em um tema premium. Além de possuir muitas funcionalidades adicionais, temas premium garantem que seu mvp blog seja compatível com todas as plataformas (desktop, smartphone, tablet, etc.).

Outra vantagem de temas premium é o design superior. A maioria dos temas possui um design muito mais profissional do que os temas gratuitos. Além disso, as possibilidades de customização são muito mais diversas.

Este tema por exemplo, chama-se Koala, comprei no ThemeForest, que tem uma seleção fantástica para você escolher.

Criando a identidade do seu MVP com sua marca e o seu logo

Com o seu tema na mão, você deve focar na identidade da sua marca e no seu logo.

Se você não é um especialista em design ou não possui o tempo necessário para desenvolver a identidade visual do seu mvp blog in-house, você pode considerar a possibilidade de terceirizar o serviço.

Para isso, existem diversas opções. Abaixo listo algumas delas:

  • 99designs: este site reúne mais de um milhão de designers. O site funciona como um concurso: você fornece um briefing do seu negócio e recebe milhares de designs de diferentes pessoas. Depois de sete dias, você escolhe o design que você mais gostou! O diferencial deste site é que ele reúne somente designers, o que aumenta muito a qualidade do trabalho.
  • Upwork: aqui você vai encontrar freelancers para todo os tipos de trabalho. Desde tecnologia da informação até designers, sempre haverá alguém disponível.
  • GetNinjas: este site brasileiro segue os mesmos princípios do Upwork. Você pode contratar diversos freelancers para várias tarefas relacionadas ao seu site.
  • Fiverr: outra plataforma para você encontrar freelancers dispostos a trabalhar por um preço bem bacana. BEM BACANA MESMO!
  • Minha recomendação: Se você for experiente, vai no Upwork, caso contrário, GetNinjas. No upwork é preciso dedicar um bom tempo para explicar as coisas, com protótipos, referências, desenhos, etc. Caso contrário, a qualidade do trabalho fica terrível.

Como criar conteúdo relevante e com autoridade

Como criar conteúdo relevante e com autoridade

Pronto para lançar sua voz online?

Artigos são apenas uma das milhares de formas de conteúdo que você pode produzir. Já já nós vamos explorar cada uma delas em mais detalhes. Mas antes…

Nós precisamos conversar sobre como estruturar seu conteúdo.

Responda as perguntas da sua audiência

Como seus clientes encontrarão você pela internet?

Se você ainda não possui uma marca forte, o mais provável é que seus leitores encontrarão você de forma indireta: eles pesquisarão uma pergunta ou frase no Google, e verão seu site na lista de resultados.

Mas… Você sabe quais perguntas seu cliente faz?

Esta é a parte crucial da criação de conteúdo. Você deve descobrir (e perguntar) quais são as dúvidas dos seus leitores e você deve responder a todas elas no seu mvp blog.

Aqui está a importância de você definir sua audiência com a utilização de personas. Em poucas palavras, personas são “modelos” da sua audiência: hábitos, características físicas e emocionais, problemas e dilemas enfrentados, sonhos, etc. Cada empresa possui um conjunto de variáveis que deve ser considerado para a criação de personas.

Com as personas em mão, você pode começar um brainstorming altamente eficiente para criar ideias de conteúdo.

E como você passa as ideias para o mvp blog?

Após ter uma série de possíveis perguntas ou dúvidas da sua potencial audiência, como transformar esse input em algo eficiente que dirija tráfego para seu mvp blog?

Para isso, você deve utilizar palavras-chave de cauda longa. Este conceito é bastante simples. Você vai personalizar seu post para incluir (preferencialmente no título principal ou em algum subtítulo) a pergunta exatamente como seu leitor pesquisará no Google. Para isso, utilize o Pesquisador de Palavras-Chave do Google AdWords.

Quanto mais específico, mais eficiente. Mas note que há uma espécie de trade-off aqui: quanto mais específico, menor o número de pesquisas feitas, mas mais alta a eficiência do seu post. Você deve considerar os dois para encontrar o ponto de equilíbrio ideal para seu site.

Agora que você já possui as palavras-chave para seu artigo, o que você deve fazer é garantir que o conteúdo seja de qualidade. Você deve abordar a maioria dos subtópicos relacionados à pergunta que você está respondendo. Assim, você aumenta as suas chances de ser encontrado online!

Publique com frequência e com regularidade

Frequência e Regularidade

Com que frequência você deve postar artigos no seu mvp blog? Duas, três ou cinco vezes por semana? Mais? Ou menos?

Não existe uma fórmula de “número exatos de publicações para otimizar SEO”. A verdade é simples: quanto mais páginas de qualidade você tiver, maiores as chances de ser encontrado.

Note a ênfase em “de qualidade”. Produzir um alto volume de conteúdo ruim só vai aumentar as suas chances de você ser penalizado pelo Google.

Em outras palavras, se você pode produzir três ou quatro artigos de qualidade por semana, esta será a sua frequência. Mas se você só conseguir produzir um, então esta será a sua frequência.

Frequência e regularidade são coisas diferentes. Enquanto frequência significa o número de publicações por semana (ou por mês), regularidade significa seguir este calendário à risca. Isto irá garantir que seus usuários encontrem um fluxo constante de novas informações, e aumenta a possibilidade de eles retornarem ao seu mvp blog.

Mas lembre-se! Uma frequência muito alta de postagens pode deixar seus leitores confusos! Pense no leitor que volta ao seu site no dia seguinte para ler novamente um artigo que ele achou excelente, mas não consegue encontrá-lo porque existem milhares de novos artigos de um dia para o outro.

Assim, é melhor manter uma frequência relativamente fixa (podendo variar um pouco para mais ou para menos) de publicações e seguir esta frequência com regularidade.

Poste diferentes tipos de conteúdo

Artigos não são a única forma de conteúdo.

A verdade é que existem milhares de formas muito mais engajadoras do que artigos. Tudo depende do tipo de conteúdo e do objetivo do post.

Então vamos entender quais são as formas mais interessantes de marketing de conteúdo!

Newsletter

É através das newsletters que você garante o retorno de usuários interessados no seu site. Assim, enviar newsletters é uma das melhores maneiras de manter contato com a sua audiência.

Você pode criar diferentes tipos de newsletter para diferentes segmentos: leads, clientes, etc. Além disso, você pode dar ao usuário a opção de escolher a frequência dos emails (uma técnica que reduz muito o número de cancelamentos de inscrições).

Criar uma newsletter é fácil. Criar uma newsletter que chame a atenção dos seus usuários nem tanto. Busque incorporar diferentes elementos ao longo do documento: vídeos, infográficos, imagens, etc. Isto faz com que a sua audiência perceba a sua newsletter como algo interativo e informativo.

Estudos de caso

Dica! Você não precisa limitar seus estudos de caso somente à lista de empresas ou de clientes para quem você presta serviço. Este é o tipo mais comum: empresas criam estudos de caso para mostrar o sucesso dos seus clientes.

Mas se você ainda não possui tais informações, você ainda pode fazer estudos de caso magníficos se você olhar para a sua indústria. Quantas empresas são bem sucedidas no seu ramo? O que torna estas empresas diferentes? O que você pode escrever sobre elas?

Você deve olhar para as características que tornam o caso sobre o que você está escrevendo inesquecível. Assim, as pessoas não irão esquecê-lo tão facilmente!

Vídeos

Vídeos são muito mais memoráveis e engajadores do que artigos escritos. Quando elaborados com cuidado e atenção, eles têm um grande potencial para atrair a sua audiência.

Além disso, a possibilidade de um vídeo se tornar viral e espalhar o nome da sua marca é muito maior do que a de artigos.

Vídeos podem ser usados para transformar tópicos monótonos em histórias interessantes, então aproveite ao máximo este potencial.

Guest posting

Guest posting é a prática de escrever artigos para publicações em outros sites. A interação da sua empresa com o mundo de escritores online pode ser de dois tipos:

  • Você escreve artigos para publicar em outros sites: esta é uma ótima maneira de espalhar o nome da sua marca. Algo para você manter em mente: os sites para os quais você escreve deverão possuir um certo grau de autoridade. Dessa forma, você se torna conhecido através de sites confiáveis, o que aumenta o conceito da sua própria marca.
  • Outras pessoas escrevem artigos para publicar no seu site: se você possui pouco tempo para produzir seus artigos, esta é uma ótima maneira de obter mais conteúdo.

Note que a maioria dos sites que aceitam guest posting cobram para publicar seus artigos. Assim, você deve considerar esta opção como qualquer outra técnica de marketing: qual é o seu retorno sobre o investimento (ROI)? Qual é o seu alcance potencial? O site em que você deseja publicar um guest post é confiável? Ele irá impactar positivamente a sua marca?

Apresentações online

Criar slides e dispor as informações de forma gráfica e intuitiva é uma ótima maneira de capturar a atenção dos seus leitores.

Lembre-se de manter suas frases curtas e diretas, além de utilizar várias imagens e gráficos relevantes. Cada um dos seus slides deve ser fácil de entender e sem muito texto. Você deve passar uma noção de fluxo contínuo de informação aos seus leitores.

O maior deles é o Slideshare.

 Infográficos

O objetivo principal dos infográficos é mostrar uma grande quantidade de dados de forma amigável e interessante. Enquanto a maioria das pessoas não lerá um relatório de 5 páginas, elas com certeza lerão um infográfico chamativo e bem estruturado.

Lembre-se de filtrar a informação que você irá exibir: coloque apenas o que é relevante, e omita os detalhes.

Infográficos são uma ótima forma de tornar um tópico monótono em algo agradável de se ler!

Uma excelente ferramenta para criar infográficos é o Piktochart.

Ferramentas e aplicações online

Você pode criar e disponibilizar vários tipos de ferramentas online. A lista varia desde planilhas no Google Sheets até snippets de código que podem ser reutilizados pela sua audiência.

O princípio aqui é oferecer o acesso sem cobrar nada. Entretanto, se você considera a sua aplicação relevante, você pode solicitar algumas informações como email, nome e telefone. Mas cuidado! Quanto mais informações você solicitar, menor é a probabilidade de os seus leitores acessarem a sua ferramenta.

Eu peço normalmente só o email (você pode considerar adicionar o nome). Dessa forma, você estará criando uma lista de inscritos com quem você poderá interagir de forma personalizada!

EBooks

Você acha que criar um eBook é complicado?

Nada disso! Você pode pensar em um eBook como um artigo extremamente longo, com várias informações relevantes e que pode ser baixado para ser lido offline.

Evidentemente, a seriedade e o compromisso com um eBook é maior do que com artigos. Você deve dedicar tempo para dispor as informações de forma cuidadosa e garantir que todas as páginas estejam bem estruturadas.

Uma dica: se você possui uma série de artigos sobre determinado tópico, porque não reuni-los e oferecê-los na forma de um eBook?

Webinars/webcasts

Webinar é uma palestra ou apresentação audio-visual online. Um ou mais palestrantes se comunicam com o publico que pode (ou não) interagir através de um chat.

Liderar webinars é uma forma excelente de criar novas leads e de estreitar o relacionamento com seus clientes. Uma ideia para você: crie um webinar com as perguntas mais frequentes dos seus usuários e responda-as de forma bastante completa durante a seção.

Podcasts

Podcasts são muito semelhantes a webinars. O princípio é o mesmo: uma ou duas pessoas falando ou discutindo sobre determinado tema. A diferença é que podcasts contêm somente áudio.

E isto faz toda a diferença. Porquê? Podcasts são muito mais portáteis do que webinars e webcasts. Seus usuários podem baixar o seu áudio e podem escutá-lo enquanto fazem outras coisas. Já vídeos são muito mais complicados de assistir se você está ocupado em outra tarefa.

Além disso, áudio ocupa muito menos espaço se comparado com vídeo. Assim, seus usuários podem baixar vários podcasts e colocá-los em seus dispositivos portáteis para escutá-los ao longo do dia.

Publique o seu conteúdo em diferentes plataformas

Gostou das ideias de criação de conteúdo?

Então vou te mostrar agora como você pode potencializar ao máximo o alcance das suas publicações!

Distribuir o seu conteúdo em diferentes plataformas é importantíssimo. Podcasts, por exemplo, possuem um alcance muito maior no iTunes do que em outros locais. Dessa forma, você deve garantir que todos os seus podcasts estarão no iTunes.

Outro exemplo: Pinterest é uma ótima rede social para você publicar seus infográficos. Se você quer maximizar o alcance das suas mídias gráficas, elas devem estar no Pinterest.

Estes dois pequenos exemplos mostram a importância de você considerar diferentes plataformas além de somente o seu site e as redes sociais tradicionais. Quanto mais locais, melhor o seu alcance!

Como interagir com a sua audiência de forma eficiente

Como interagir com a sua audiência de forma eficiente

Você gosta de ver a sua caixa de emails cheia de email marketing?

Então não cometa o mesmo erro diante da sua audiência! A interação entre a sua empresa e os seus clientes pode ser de dois tipos:

  • Iniciada pelo cliente: neste caso, você deve responder o mais rápido e da maneira mais completa possível. Se o cliente estiver satisfeito com a maneira como a sua empresa interage, a probabilidade de ele voltar a entrar em contato com você é altíssima.
  • Iniciada pela empresa: ações de marketing entram neste grupo. Estas interações devem ser muito bem pensadas e calculadas. Lembre-se que um email a mais pode fazer com que seu cliente cancele a assinatura da sua newsletter. Mantenha em mente o fato de que você também é um consumidor! Pense: quantos emails você gostaria de receber? Quais os tipos de conteúdo chamam mais a sua atenção? Este tipo de pergunta pode ser um ótimo guia para você iniciar a criação das suas campanhas!

A hora certa de enviar emails com novos artigos

Tudo depende da sua frequência de publicação. Como eu publico uma vez por semana, eu crio um email super particular e faço uma introdução poderosa.

Se você publica com muita frequência, por exemplo todo dia, não… Você não deve enviar um email separado cada vez que você publica algo novo. Além de consumir o seu tempo, isto irá reduzir o número de inscritos. Então… O que fazer?

Que tal uma seleção semanal ou quinzenal de artigos? Seus leitores não possuem tempo o suficiente para ler todos os seus artigos. Então se você oferecer somente “As melhores publicações da semana“, você passa a ideia de que você está oferecendo apenas o melhor para sua audiência!

Esta é uma ótima estratégia para fazer com que as pessoas retornem ao seu website e interajam com seu conteúdo.

Como eu mencionei anteriormente, você pode dar ao leitor o controle sobre a frequência dos emails. Você pode inserir uma opção perguntando, no momento da subscrição, a frequência desejada. Assim, sua audiência já sabe qual será a frequência dos seus emails e não ficará surpresa ao recebê-los!

Publique seu conteúdo em todas as mídias sociais

Mídias Sociais

Seu cliente pode estar no Facebook, mas não no Twitter. Ou talvez ele visite o Instagram com muito mais frequência do que as outras redes sociais.

Disponibilizar o seu conteúdo em diversas plataformas não só aumenta o seu alcance, mas também melhora a sua credibilidade.

Aqui estão algumas das redes sociais em que você deve estar presente:

  • Facebook
  • Twitter
  •  LinkedIn
  • Pinterest
  • Instagram

Quando eu falo publicar, não estou dizendo que você deve copiar e colar exatamente a mesma coisa em cada uma delas. Não faça isso pelamor!

Cada rede social tem um estilo diferente, LinkedIn é mais corporativo, Instagram é mais visual, Facebook mais engajador para cada rede você deve adaptar o conteúdo.

Estas cinco são as mandatórias. Entretanto, existem muitas outras que podem trazer um alto impacto para seu negócio. Snapchat, por exemplo, é uma ótima mídia para quem produz videos (Por sinal, estou lá). Dessa forma, você deve definir as redes sociais em que você estará presente considerando o tipo de conteúdo e a indústria do seu negócio.

Responda a todos os comentários o mais rápido possível

Qual será a reação do seu cliente se ele não obter nenhuma resposta para as perguntas realizadas? Será que ele ficará satisfeito? Será que ele recomendará o seu negócio para outras pessoas?

Responder aos comentários é essencial para manter um ótimo relacionamento com a sua audiência. Você mostra que você está preocupado em responder as dúvidas e fornecer todas as informações solicitadas.

Assim, você facilita o processo de conquistar a confiança dos seus leitores!

Conclusão: o momento de começar é agora!

Com este post, abordei praticamente todos os tópicos relacionados a marketing de conteúdo. Evidentemente, cada um pode ser explorado em muito mais detalhes. Cabe a você escolher as características que se assemelham com o seu negócio e estudá-las ainda mais!

Então o que você está esperando? Crie, implemente, e aproveite os benefícios da sua estratégia de marketing de conteúdo agora mesmo! E quando fizer, comenta aqui contando a sua história! 🙂

Fonte: Os dados do infográfico acima foram retirados do livro Content Marketing Playbook: MASTER THE ART OF CONTENT MARKETING

Marketing Digital
Escrevendo um livro de 200 páginas em 30 dias
Marketing Digital
Quantos leitores tem o seu blog?
Empreendedorismo
Startups: Você está preparado?
  • Felipe De Lima Pereira

    Eu concordo em partes. Como foi argumentado, o custo para implementar um blog é relativamente baixo, e serve como um canal de comunicação com possíveis interessados, além de servir como uma landing page. O ponto que eu coloco como ressalva é que os resultados não são garantidos, e podem variar de acordo com o tipo de produto e público alvo que se almeja.

    • A única garantia que temos nessa vida é a morte 🙂

  • Excelente artigo, Marcelo! Parabéns pela clareza sobre o tema. Blogs são uma excelente forma de entender melhor nosso público com custo bem baixo.

    Construir uma audiência, entender o que ela precisa e vender um produto ou serviço para ela é uma fórmula simples, mas extremamente poderosa.

    Abração!

  • Parabéns pelo artigo Marcelo, inspirador para empreendedores que estão com uma boa idéia ainda não validada!

  • Excelente artigo, o CONTEÚDO É O REI, assim dizia Bill Gates em 1996 (alguns discordam dele), fico com a análise do Edelman Trust Barometer publicado em 2016, onde constata que os mecanismos de busca são as fontes mais confiáveis para encontrar qualquer tipo de informação, e como estar neles? Produzindo Conteúdo! Viva o Conteudo!

    • E o mais legal é que o restante das mídias não estão por baixo. Adoro podcasts, acho a possibilidade de escutar “on the go” incrível. Mas pra mim, o vídeo é imbatível!

  • João Vieira

    Agradeço pelo artigo, muito didático.

  • Gostei bastante do artigo. Bem informativo, organizado, visualmente agradável e trouxe informações relevantes.

    Nunca tinha pensado em um blog como um produto mínimo viável, a ideia é realmente interessante.

    Parabéns pelo trabalho!

  • paola@coreclip.com

    Primeira vez que vejo um post com um áudio, apesar de ler vários outros blogs, nunca encontrei um com tanto capricho, me ajudou demais a entender o conteúdo, áudio de muita qualidade ! valeuw