Marketing Digital

Quantos leitores tem o seu blog?


Se você quer aumentar o número de leitores do seu blog, você precisa entender o compartamento de quem lê o que você escreve. Para isso, você precisa ter dados para mensurar as suas ações/posts/artigos e definir se foi positivo ou negativo.

Atualmente eu utilizo uma serie de ferramentas para isso:

As duas primeiras são um pré-requisito para qualquer blogueiro. O FeedBurner especificamente controla ao longo do tempo quantos leitores ativos você tem. Para um blogueiro, este é um dos dados mais importantes, saber quem de fato é cativo. Número de acessos e pageviews é legal, mas o número de leitores para um blogueiro pesa muito mais.

Eu comecei a blogar em 1998, época em que o termo ainda estava amadurecendo e muitos ainda chamavam de web log. Não existiam softwares prontos como existem hoje, como o blogger, blogspot, wordpress, etc. Os que queriam um blog tinham que fazer o seu na mão. Os analytics para sites existiam, mas o conceito de feed e leitores ainda não. A grande verdade é que eu só comecei a levar a sério blogar em Dezembro de 2009, quando transformei meu blog de Inglês e extremamente técnico, para Português e encontrei o meu nicho de assunto.

Foi também a época que eu comecei a controlar meus leitores ativos, vejam o gráfico abaixo, gerado a partir de dados do FeedBurner, ele mostra a evolução percentual dos meus leitores:

É fundamental para o blogueiro ter acesso a um bom analytics e um bom contador de leitores, mais ainda, é fundamental para a motivação. Se você é um blogueiro e ainda não utiliza essas ferramentas, já tem uma meta, clique nos links acima e coloque o Google Analytics e FeedBurner no seu blog, tenho certeza que vai lhe auxiliar e ter melhores resultados.

Marketing Digital
Escrevendo um livro de 200 páginas em 30 dias
Marketing
Persona: entendendo o seu público
Categoria Ferramentas
Livro: DONO – Um Caminho Revolucionário para o Sucesso da sua Empresa
  • Marcelo, o que você tem a dizer sobre ganhar dinheiro com blog ? Qual a sua opinião ?

    • Conheço muitas pessoas que hoje vivem de seus blogs, acho excelente e fico feliz de cada vez mais enxergar o crescimento desse segmento.

      Pra mim, particularmente, é apenas um canal para expor minhas ideias e discuti-las com amigos.