Marketing

Saiba mais sobre os 4Ps do Marketing


Quer impulsionar suas vendas e atingir metas? Os 4Ps do Marketing podem ajudar você e sua empresa a chegar lá. Seja para os experientes ou para quem é iniciante no assunto, o planejamento estratégico é norte para encontrar o caminho rumo às melhores práticas e resultados. E se aliados com as metodologias OKR e SMART, seus resultados serão ainda mais expressivos!

E os famosos 4Ps, também conhecidos por Composto de Marketing e Mix de Marketing, são o que você precisa saber para construir um plano sólido, completo e único, que combina com os objetivos e diferenciais do seu negócio!

As funções dos 4Ps do Marketing

Colocar os planos em prática é o que faz sua empresa crescer. E os 4Ps são uma ferramenta de gestão que facilitará esse processo. Quando sua empresa está chegando ao mercado, são muitas as tarefas e os caminhos que parecem surgir, mas é preciso escolher qual direção guiará suas ações. São eles: produto, preço, promoção e praça.

Esses quatro itens básicos podem dizer muito sobre o futuro do seu negócio, já que reúne todas as informações essenciais. É o que permite que você analise o mercado, conheça seu cliente e suas necessidades e esteja sempre atento ao que a concorrência anda fazendo. Eles servem como base para definir seus próximos passos com confiança e foco nos resultados.

Os conceitos aplicados ao negócio

Mais do que conhecer o que significam cada um dos 4Ps do marketing, você precisa entender como eles funcionam na prática. Para isso, contextualizaremos cada um deles em uma startup de softwares de serviços. Vamos lá:

Produto

Produto é a oferta. É entender e definir de forma clara o que você está entregando, por meio dos atributos e características detalhados do que é feito pela sua empresa para satisfazer as necessidades do cliente.

Isso quer dizer que você deve descrever cores, tamanhos, formas, materiais e tudo que fizer parte do seu produto. No caso dos serviços, a resposta está nas funcionalidades e benefícios que ele garante ao consumidor.

Na prática, imagine que você está criando uma startup de softwares de serviços para varejistas, por exemplo. Para descrever o que você está oferecendo é necessário considerar todos os mínimos detalhes do produto. Além disso, relate como ele será usado, qual o seu nome, atributos e aquilo que o seu cliente espera dele.

Preço

Este é o P mais importante dos 4Ps do marketing. É a parte fundamental de todo o plano, por que é o Preço que gera a receita na sua empresa. E ele também é um importante fator ao escolher seu lugar no mercado. Quando você define como e quanto será cobrado do seu cliente, pode optar por seu barato ou premium, ser cobrado em parcelas ou uma única vez.

Lembre-se que o preço ideal não observa só quanto vale seu produto para o cliente, mas também, leva em consideração os custos da sua empresa e o retorno que ela espera das vendas.

Seguindo o exemplo da startup de softwares de serviços para o varejista, ao perceber qual o valor do produto para seu cliente, você será capaz de decidir se venderá para pequenas, médias ou grandes empresas. Se o seu produto oferece diversas funcionalidades e é referência de modernidade, é provável que o valor percebido pelos clientes seja maior, o que permite praticar um preço um pouco mais elevado.

Vale ficar de olho no preço praticado pela concorrência, afinal, ao ser comparado com outros produtos similares, como você quer ser visto?

Promoção

Aqui, você define todos os esforços de comunicação para divulgar seus produtos. Como Relações Públicas, ações promocionais, campanhas publicitárias, marketing digital e toda forma de conversar com seu cliente deve estar presente.

Tenha em mente que a função aqui é mais do que apresentar seu produto aos clientes em potencial. A Promoção também pretende dizer onde seu produto pode ser encontrado e lembrar os clientes que já conhecem e sabem onde comprar que você ainda existe.

Definidos o produto e quanto ele custa, é preciso contar ao seu público que você existe. Escolha o melhor momento e lugar para conversar com seu cliente. Se você vende softwares para varejistas de médio porte, por exemplo, anunciar em revistas especializadas em empreendedorismo pode ser uma boa opção. Mais uma vez, fique atento ao meio onde está sua concorrência — deve existir um bom motivo para eles estarem lá.

Praça

Também conhecido como Ponto ou Distribuição, o nome já diz: é onde seu produto estará à disposição para o cliente. Isso inclui a localização da sua empresa, estruturas necessárias para a produção e canais para distribuição, além dos prazos de entrega e as formas de atendimento. Ou seja, é todo o processo que leva o que está sendo oferecido até quem procura.

Diga onde seu cliente pode comprar seus softwares. Em lojas próprias da sua marca? Ou em grandes distribuidores de tecnologia? Descreva também como os produtos vão chegar até lá.

E, por fim, defina quais os esforços necessários para concluir a venda. Depois de conhecer cada um dos 4Ps do marketing aplicados, contextualize-os a realidade do seu negócio.

Os primeiros passos de aplicação

Os quatro elementos devem ser pensados sempre em conjunto. Comece coletando dados sobre seu mercado, público e informações básicas da sua empresa. Dessa forma, quando for descrever os 4Ps você estará preparado para traçar os próximos passos para sua empresa ir cada vez mais longe.

4 dicas que farão a diferença

  1. Mantenha as informações sempre atualizadas. O mercado muda e sua empresa precisa acompanhar.
  2. Todas as etapas merecem atenção. Deixar uma de lado ou incompleta pode afetar o resultado do processo e impedir que os resultados apareçam.
  3. Tome cuidado para não se perder. No momento da pesquisa, muitas informações vão ser identificadas, por isso, filtre os dados. Faça o exercício de se perguntar o que é realmente importante para sua estratégia.
  4. Saiba que oportunidades podem surgir pelo caminho. Desenhar seu plano de marketing pode mostrar coisas novas, que você ainda desconhecia sobre o mercado. E esta é uma ótima chance para encontrar diferenciais, novos nichos e outros fatores que destacarão a sua empresa. Ou até mesmo é o momento de repensar seu produto e aprimorar seus atributos.

E então, gostou de saber mais sobre os 4Ps do Marketing? Para ficar por dentro das novidades nesta e outras áreas do seu negócio, assine a newsletter, você receberá mais conteúdos que podem gerar valor e alavancar o crescimento da sua empresa diretamente no seu e-mail!

Economia
Saiba porque mídia social é um pré-requisito
Marketing
Um logo por $99
Marketing
Confirmar como amigo?