Saiba porque mídia social é um pré-requisito

Esses avanços tecnológicos são engraçados, nasce em meio a engenheiros e aos poucos a força do boca-a-boca vai levando para lugares onde nem imaginaram. Pouco-a-pouco as rodas de conversas são tomadas por esses assuntos, é mais ou menos por aí quando você começa a ouvir de todos os seus amigos: Que p* é essa de twitter/flickr/youtube/facebook/orkut/foursquare?

Não demora muito até os meios com muita audiência começarem a tocar no assunto, lançam matérias com entrevistas, gráficos, fazem de tudo para explicar para sua mãe e avó como funciona um twitter/flickr/youtube/facebook/orkut/foursquare.

Tem serviços que são bem simples de serem entendidos, outros nem os próprios criadores entendem no primeiro momento. Afinal quem seria louco de projetar uma empresa que contemplaria meio bilhão de usuários? Não importa quem ou como te expliquem, existem serviços que só farão sentido com o tempo.

Click. De repente tudo começa a fazer sentido na sua cabeça, interage cada vez mais com as pessoas que lá estão, todos dizem que é somente uma moda e você concorda, até que de repente todas as empresas aparecem em peso e o que para você parecia ser uma diversão e moda, não parece mais, então você volta a estaca zero e passa a não entender mais nada novamente. Afinal, o que são esses serviços?

Deixa eu explicar em uma palavra:

– Dinheiro

Antigamente para comprar uma aparição máxima, era batata, intervalo do Jornal Nacional, na Globo. O único pequeno detalhe é que poucos podiam fazer isso.

Quem não tinha dinheiro ia descendo a escadinha e vendo o que melhor se encaixava no seu bolso e tivesse melhor sinergia. Impresso; Outdoor; Rádio; Telemarketing; Spam; e a lista segue infinitamente.

Nessa altura do campeonato, todas as formas de publicidade já foram testadas, não é a toa que profissionais dessa área são tachados como hour concour da criatividade.

As empresas definem a verba anual de marketing, algumas vezes bilionárias, distribuem para uma ou mais agencias que dali pra frente serão responsáveis pelas campanhas e ações de marketing da empresa.

Tem mil fatores que influenciam a escolha de uma agencia, mas todo mundo esta em busca de resultado com mínimo esforço ($$$) e é exatamente aí que entra a mídia social.

Eu poderia correr parágrafos e parágrafos explicando o que é mídia social ou quais as melhores estratégias para sua empresa, mas não é o meu propósito para este artigo, eu quero provar para você que mídia social é um pré-requisito hoje para qualquer empresa/pessoa, de vendedor de picolé na praia a Gucci.

Para isso, nada melhor do que casos reais:

  • Gary Vaynerchuk, um bielo-russo naturalizado americano, especializado em vinhos, assume a empresa de bebidas do pai faturando 4 milhões de dólares e cinco anos mais tarde ela esta faturando cinquenta. Principal responsável? Mídia social. (Crush It)
  • O quadragésimo quarto presidente dos Estados Unidos, Sr. Barack Obama, conseguiu graças a mídia social quase 6 milhões de fãs, quase todos eles fizeram algum tipo de doação, 92% delas abaixo de cem dólares, no final das contas resultaram em 500 milhões de dólares em doações. (1, 2 e 3)
  • Dell estava com problemas de estoque acumulado e não sabia o que fazer para se livrar dele, no primeiro momento que entrou no Twitter, vendeu U$3.000.000 em computadores. (1, 2 e 3)
  • O Burger King Whopper Sacrifice incentivou usuários a sacrificarem dez amigos em troca de um sanduíche (Whopper) grátis. A estimativa de investimento para este projeto foi de U$50.000 e eles receberam 32 milhões de impressões, que chegaram a aproximadamente U$400.000 em valores de impressão de mercado. (1)
  • A BlendTec aumentou suas vendas em cinco vezes após colocar vídeos engraçados no YouTube onde eles liquidificavam tudo, de um iPhone ou iPad a um tênis (1).
  • A empresa de software Genius.com relatou que 24% dos leads de mídia social foram convertidos em oportunidades de vendas.
  • A empresa de hosting Moonfruit mais do que recuperou seu investimento de $15.000 em mídia social, já que seu trafego no website aumentou mais de 300% e as vendas correspondentes aumentaram em mais de 20%.
  • eBay descobriu que participantes nas comunidades virtuais gastam 54% mais dinheiro.
  • Mais de 1.5 milhões de negócios tem presença no Facebook (1).
  • 59% das empresas planejam aumentar o budget de mídia social em 2010 (1)

Se a sua empresa tem algum tipo de ação de marketing e ainda não teve qualquer iniciativa com mídias sociais, é bom rever os conceitos e olhar com carinho para elas, antes que seja tarde demais.

10 Comments Saiba porque mídia social é um pré-requisito

  1. Pingback: Tweets that mention Saiba porque mídia social é um pré-requisito | Marcelo Toledo -- Topsy.com

  2. Paula

    E não é um pouco assustador demais que essas mídias estejam tão presentes na nossa vida?
    A minha vida com certeza é rodeada dela, seria hipocrisia falar que não, adoro ficar no meu blog, nos blogs alheios, no Facebook, no twitter, myspace, mas e a vida depois disso? Ainda assim, eu quero ter um iPad… e isso significa que terei de ser muito controlada pra não ficar o dia todo fuçando na vida alheia.
    É verdade, a mídia, está na nossa vida, quem está fora dela, não tem vida. ——-ooou, tem, né. :S.

  3. Pingback: Saiba porque mídia social é um pré-requisito | Marcelo Toledo : E-Commerce Center

  4. Pingback: Tecnocrata Digital

  5. Pingback: Tecnocrata Digital

  6. Pingback: Tecnocrata Digital

  7. Pingback: Tecnocrata Digital

  8. Pingback: Tecnocrata Digital

  9. Pingback: Tecnocrata Digital

  10. Pingback: Saiba porque mídia social é um pré-requisito | Marcelo Toledo | E-Commerce Center

Comments are closed.