Categoria Ferramentas

Scrum: Desenvolvimento ágil de projetos


Scrum nada mais é do que uma metodologia ágil na gestão e planejamento de projetos de Software. Com ele, os projetos são divididos em ciclos denominados como “Sprint” (normalmente duas semanas, onde um conjunto de atividades deve ser executado).

A fundação principal do Scrum é que um problema não pode ser 100% compreendido na fase de planejamento. Por isto, a metodologia já reconhece que mudanças inesperadas serão necessárias em algum ponto do processo. Isto permite um software mais adaptado às necessidades reais do usuário, e não às necessidades imaginadas no começo do desenvolvimento.

Menciono Software por ser minha especialidade, mas atualmente o Scrum já é aplicado em qualquer tipo de projeto, de vendas a contabilidade. Não existe limite para aplicação, o importante é entender seus benefícios e aplicar.

Através do Scrum a sua empresa pode adicionar as suas práticas particulares de gestão, filtrando o que é de fato relevante. O resultado será uma versão criada exclusivamente de acordo com o desejo do usuário. Você ainda está com dúvidas? Confira um exemplo para entender melhor esse conceito:

Imagine que o Scrum inicialmente, seja a base de uma casa. Apesar de possuir uma estrutura padrão, vários acabamentos podem ser utilizados para deixá-la com uma decoração diferente, sendo adaptados ao gosto e necessidade dos moradores. É assim que funciona o Scrum, ele possui uma base padrão que pode ser ajustada às necessidades de cada usuário.

Quais as bases da metologia Scrum?

Atividades básicas: Planejamento do sprint, execução do sprint, reuniões diárias, revisão do sprint, retrospectiva do sprint, organização do backlog.

Documentos (artefatos): Backlog do produto, backlog da sprint, definição de produto.

E os papéis fundamentais?

  • Product owner (Ponto central com os poderes de liderança sobre o produto);
  • Scrum Master (Responsável por ajudar a todos os envolvidos a entender os valores e práticas do Scrum);
  • Time de desenvolvimento (junção de todas as pessoas na formação de uma equipe).

Quais são as principais características do Scrum?

  • Possibilita discussões diárias de planejamento com a equipe;
  • Permite visualização do plano de risco desenvolvido pela equipe;
  • Fornece transparência no planejamento;
  • Contribui para reuniões frequentes com o monitoramento de todos os envolvidos no processo e apresentação do progresso;
  • Tem os clientes como parte da equipe de desenvolvimento;
  • Possui entregas frequentes e intermediárias de funcionalidades 100% desenvolvidas.

Através das funcionalidades apresentadas, é possível que o gestor da empresa possa apurar algumas informações básicas no alcance de resultados. Tais como: o que eu fiz desde ontem? O que estou planejando fazer até amanhã? Existe algo me impedindo de atingir a minha meta?

Como ter um gerenciamento de projetos ágil com o Scrum?

O Scrum apresenta uma abordagem radicalmente nova, que reforça o interesse no gerenciamento de projetos de software, em conjunto com as ideias tradicionais sobre gestão. Ele representa uma possibilidade nova no planejamento e gerenciamento de projetos, trazendo o poder de decisão a sua empresa com uma maior precisão. O Scrum torna o processo de desenvolvimento mais eficiente, e pode fazer com que os custos de manutenção sejam reduzidos em longo prazo.

E então? Que tal criar uma equipe auto-organizada, com uma comunicação linear entre todos os membros para o gerenciamento de projetos? Lembre-se que os clientes podem mudar de ideia sobre o que precisam, e, assim, a sua empresa precisará se ajustar através do Scrum para contornar os imprevistos.

Categoria Ferramentas
How to Write a Spelling Corrector
Categoria Ferramentas
Organização pessoal: Como se tornar extremamente eficiente
Categoria Ferramentas
Como ser mais produtivo: remova aquilo que te atrapalha