Categoria Ferramentas

Sua startup precisa de uma metodologia ágil?


A atenção à velocidade dos processos na sua startup pode definir o sucesso ou não do seu negócio. Por isso, uma decisão importante para o seu empreendimento é a da caracterização da sua metodologia de trabalho. Como vai funcionar o fluxo de demandas da sua empresa? O que você pode fazer para operá-lo da melhor maneira, sem restrições desnecessárias e inchaços no processo? Talvez uma metodologia ágil (como Scrum ou Extreme Programming – o XP) possa ajudá-lo com isso. Saiba mais sobre como a seguir.

Iteração: a característica chave

A característica definidora do método ágil é que ela gira em torno do conceito de iteração. Uma iteração é, no significado da palavra, uma repetição. Explicamos: na metodologia ágil, parte-se do princípio que passar por um processo de desenvolvimento mais rapidamente diversas vezes, melhorando e aperfeiçoando a cada passagem (a cada iteração, ou a cada versão) é mais eficiente que executar o processo apenas uma vez tentando fazê-lo da melhor forma possível.

Para isto, ele lança mão de algumas ferramentas. A criação de um backlog (ou um conjunto vivo) de ideias que são priorizadas a cada iteração é uma delas, reuniões diárias com a equipe são outro exemplo.

Outra ferramenta fundamental é o protótipo. Prototipagem é essencial para entender e aprimorar o funcionamento do seu produto enquanto se procuram por defeitos e falhas, sem precisar desenvolver código 100% funcional. Desta forma, algum problema é corrigido ainda no protótipo, sem que ela seja transportado para o produto.

Desenvolver junto ao cliente

Há quem pense até hoje que a etapa de desenvolvimento deve ser reclusa, mas a verdade é que, na maioria das vezes, é necessário testar se o produto vai dar certo justamente nesta fase, e não no lançamento. Portanto, converse com os clientes antes, distribua demonstrações e ouça com muito cuidado todo o feedback. Essas demonstrações utilizadas para mostrar e ensinar o consumidor são denominadas mockups. Por meio delas, você pode avaliar tanto a sua escolha de design front-end quanto a usabilidade do seu produto.

Outro ponto do método ágil é que o controle de qualidade é implantado ao longo de todo o desenvolvimento, ao invés de ser efetuado apenas em pontos chave de verificação.

Vantagens e desvantagens de uma metodologia ágil

O trabalho baseado em uma metodologia ágil garante uma sincronia melhor entre a expectativa de quem encomendou o trabalho (seja ele um gerente de produto, ou mesmo o cliente) e a equipe de desenvolvimento. Qualquer descompasso entre um e outro pode ser resolvido a cada iteração, enquanto em um processo mais linear, só seria percebido na entrega. Isto geraria uma quantidade muito maior de retrabalho, que custa recursos financeiros e tempo da equipe.

O ponto negativo é que, em um primeiro momento, o desenvolvimento ágil parece acumular tarefas ao invés de reduzí-las. Processos como priorização de backlog, reuniões diárias da equipe e reuniões de avaliação, a princípio geram mais trabalho, mesmo que no longo prazo estas venham a reduzir seu índice de retrabalho e aumentar a qualidade do seu software.

Sobre a necessidade ou não da implantação de uma metodogia ágil na sua empresa, não há uma resposta apenas. A sua adoção pode tornar o seu desenvolvimento mais rápido e eficiente, mas há também um investimento inicial no treinamento e na mudança em processos que podem já ser bastante arraigados e bem estabelecidos. Por isto, cada caso deve ser analisado individualmente.

Se sua estratégia atual está funcionando bem, não existe a necessidade de mudança, mas se você está tendo dificuldades de priorização de funcionalidades, estimativas de prazo e problemas de qualidade, adotar uma metodologia ágil pode ser uma boa para você!

Com estas informações você será capaz de decidir se os ganhos serão mais expressivos que os investimentos em seu estágio atual de desenvolvimento. Uma boa sugestão é começar aos poucos, desenvolvendo algumas partes menores, ou de menor prioridade com esta metodologia e ir expandindo à medida que a empresa está mais à vontade com ela.

Categoria Ferramentas
How to Write a Spelling Corrector
Categoria Ferramentas
Organização pessoal: Como se tornar extremamente eficiente
Categoria Ferramentas
Como ser mais produtivo: remova aquilo que te atrapalha
  • Nelson Abu Samra Rahal Junior

    Gostei….

    Ter o cliente trabalhando junto permite maior visibilidade do andamento do trabalho e isso deixa sempre o cliente mais satisfeito.

    Também por estarmos em iteração faz com que ao término de uma iteração tenha software sendo entregue e isso permite o cliente fazer inspeção do produto e promover as melhorias adequadas.

    Ao término de um iteração, a adaptação do processo é realizada e isso faz o cliente ficar mais contente, ele tem o retorno que existe uma busca de melhoria constante para satisfazê-lo.

    As iterações reduzem o risco do desenvolvimento do produto e permite uma medição real de entrega.

    Parabéns pelo post

    Abu

  • Fabricio

    Acho os métodos ágeis muito interessantes e produtivos, o grande X pra mim é a parte comercial. Como você sugere precificar projetos desenvolvidos utilizando métodos ágeis?