Empreendedorismo

Sua startup tem uma missão?


Você já escreveu a missão da sua startup? Não subestime o poder que ela conferir à sua empresa. Ela se torna um guia importante para todas as ações de curto, médio e longo prazo. Se a sua startup ainda não tem uma, saiba qual é a sua importância e como elaborá-la e implementá-la na sua empresa.

Um farol para sua startup

O texto da missão da sua startup deve consolidar, de forma simples e concisa, o que é sua companhia e onde ela pretender chegar. Uma missão bem elaborada fala para os atuais e futuros clientes qual é a sua filosofia de negócios e o que diferencia sua empresa das outras do mesmo ramo. Ela também deixa claro aos funcionários quais são seus objetivos e métodos. Potenciais investidores também podem enxergar na sua missão o modo como a startup faz negócios. E isso tudo em pouquíssimas palavras.

A missão funciona como uma espécie de farol para sua startup, sempre direcionando todas as ações da empresa. Planejamento, finanças, marketing e até a contratação de pessoal pelo setor de recursos humanos deve seguir o que foi definido na missão. Ela deve ser a fundação sob a qual a sua cultura organizacional será criada; sempre que você estiver perdido sobre qual direção tomar, olhe novamente para a missão para definir seu caminho.

Como fazer

Em primeiro lugar, escrever sozinho a missão da sua startup não é o ideal. É necessário criar um processo que inclua boa parte dos seus funcionários, colaboradores e talvez até alguns clientes. Qual é o objetivo da empresa? Quem são os clientes? Como os produtos e serviços são diferentes dos concorrentes? Como você quer que a startup seja vista por clientes atuais e potenciais? Quais são os objetivos de curto, médio e longo prazo? Apenas depois de responder essas perguntas com sua equipe é que você começará a elaborar a redação da sua missão.

Preste atenção nas palavras que surgiram ao responder as perguntas e elabore uma redação forte, porém concisa e direta, que esteja em consonância com os objetivos e filosofias suas e de seus colaboradores. Mesmo alguém que não entenda nada do seu negócio deve entender a redação da sua missão.

Uma vez escrito o texto, existem ainda duas etapas que são tão importantes quanto a redação: a comunicação e a implementação. Exiba sua missão em locais estratégicos para seus colaboradores, para que eles possam sempre relembrá-la. Explique-a ao conversar com funcionários. Coloque também no site da sua startup e nas brochuras da sua empresa, para que clientes e investidores possam conhecê-la.

Por último vem a implementação, que anda de mãos dadas com a comunicação. Você deve encorajar a incorporação da sua missão em todos os seus processos de trabalho e sistemas, para que haja uma criação de cultura em torno dela. O planejamento, a estratégia de marketing, a contratação de funcionários, os investimentos… tudo deve levá-la em conta, até que ela se torne algo natural no dia a dia de todos.

Exemplos de missão

Confira abaixo exemplos de três empresas de portes e áreas diferentes. Repare como o texto é simples, direto e sucinto. Apesar disso, são textos extremamente poderosos já que definem toda a atuação da companhia. Quanto mais conciso o texto da missão da sua startup, mais fácil será criar uma cultura organizacional em torno dela.

“A missão do Google é organizar as informações do mundo e torná-las mundialmente acessíveis e úteis.” (Google)

– “Produzir e disseminar um jornalismo independente que antecipe as transformações da sociedade e conecte cada indivíduo com a sua época.” (Editora Globo)

– “Aproximar pessoas com segurança e inteligência.” (Gol)

Categoria Ferramentas
Organização pessoal: Como se tornar extremamente eficiente
Categoria Ferramentas
Como ser mais produtivo: remova aquilo que te atrapalha
Negócios
Quanto tempo você vai demorar para entender?
  • ale borsarini

    Bom dia, sei que este post ja faz algum tempo, mas gostaria de uma luz….a 1 ano eu e minha irmã tivemos uma idéia de comercializar sapatos eu me dedico full time e minha irmã trabalha em outra empresa, todo o controle financeiro, administrativo, venda, compras sou eu quem faço, ela não tem tempo para se dedicar e por conta disso esta querendo sair da sociedade, gostaria de uma luz qual alternativa poderia oferecer a ela para que não fosse preciso dissolver a sociedade, muito obrigada