Performance

Tanque de isolamento: Desligando seus sentidos


O estresse da vida moderna e a pressão que sofremos desde cedo para ter sucesso e sermos os melhores em tudo, por vezes nos faz querer sumir do mundo. Cansaço, desânimo, raiva, angústia, ansiedade. Muitos são os sentimentos que nos levam para baixo e nos fazem temer o futuro. Infelizmente isso é muito comum e muitas pessoas estão no limite. Mas e se houvesse um jeito de nos desligarmos de tudo e esquecer todos os males que nos afligem? Pois pode ser que a solução para esse problema esteja surgindo: o tanque de isolamento.

Ele promete ser um diferencial relaxante que o fará lidar melhor com os seus problemas e recuperar a tranqüilidade de viver. Quer entender como isso funciona? Veja só:

O que é o tanque de isolamento?

Os tanques de isolamento são recipientes sem luz, à prova de som, onde o indivíduo é colocado para flutuar em água salgada esquentadas à temperatura da pele. Geralmente ficam em áreas menos movimentadas, onde não haverá distração ou intervenção humana, exatamente para evitar distrações ou transtornos.

Para que são usados?

A grande intenção agora é usá-los para relaxamento e meditação, fazendo com que a pessoa se esqueça do mundo exterior e se libere das sensações de estresse a angústia.

Como isso começou?

A idéia original surgiu de pesquisas de neurocientistas buscando entender e controlar melhor as expressões sensoriais individuais. Dizia-se que quando todos os estímulos fossem cortados, e conseqüentemente a captação pelo cérebro, imediatamente haveria relaxamento e sensação de sono. A partir dessa hipótese, começou a se tratar a origem da consciência e a sua relação com o encéfalo.

A evolução

No início o usuário ficava totalmente submerso e então eram obrigados a usar máscaras de oxigênio. Isso era desconfortável e mascarava os resultados dos estudos, pois ninguém conseguia relaxar adequadamente. Eles perdiam a sensação de isolamento e conforto, por estarem em uma condição física desconfortável. Além disso, havia o medo de se afogar.

O modelo atual do tanque de isolamento

Então, após esses experimentos, evoluímos para o modelo atual, onde a solução salina permite melhor flutuabilidade e o indivíduo pode ficar com a cabeça não submersa. Os ouvidos são mantidos embaixo d’água, o que reduz bastante a capacidade auditiva. A água, que fica na mesma temperatura da pele, não pode levar cloro nem outra química. O usuário normalmente entra nu ou com roupa de banho confortável.

Essa nova modalidade de relaxar traz inúmeros benefícios. Somando o relaxamento de um banho de banheira – mas com a água salgada -, além da ausência de barulhos, distrações, luzes e pessoas, você pode atingir um nível de satisfação que o faça esquecer, ainda que temporariamente, todos os problemas da sua vida.

Joe Rogan, comentarista do UFC, é um grande adepto deste recurso, inclusive chegou a instalar um em sua casa. Menciona em seu podcast, que pode ser encontrado no YouTube, a quantidade de benefícios que lhe trouxe.

Embora pouco acessível nos dias de hoje, é definitivamente mais um recurso para manter a mente limpa e recuperar sua energia deixando seu organismo mais calmo e saudável. Quem sabe um dia você não terá um tanque desses na sua casa?

Performance
Smart Drugs: Meu experimento
Performance
A pílula da inteligência mais usada no mundo: Modafinil
Performance
Melatonina: aprenda a regular o seu sono
  • Muito interessante, Marcelo.

    Acho mais interessante ainda a câmera hiperbárica/isobárica que é usada para diversos tratamentos (autismo, cicatrização, etc).

    Inicialmente eram usadas por mergulhadores para se adaptarem a pressão normal depois ficarem muito tempo embaixo d’água.

    Como são caras, normalmente só tem em hospitais, mas lá fora tem para vender para uso pessoal também.

    • Realmente, é muito utilizada por atletas para “enganar” o corpo e fazer com que ele produza mais glóbulos vermelhos, por estarem em maior quantidade, haverá mais oxigênio disponível, assim permitindo que o atleta melhore sua performance.

  • nickaoke

    Onde eu encontro um desses no Brasil?