Um logo por $99

A coisa mais normal do mundo é as empresas terem marcas. Mas e as pessoas, é normal? Não. Definitivamente não é. Mas eu resolvi fazer um mesmo assim. Revelo neste artigo, todos os procedimentos de criação do meu logo, que me custou somente $99.

O Brasil é um país caro para se fazer logos. Pode procurar qualquer agência e você vai levar pelo menos uns três tiros certeiros. Vão te oferecer manual da marca, cartão de visita, papelaria, etc. Mas quando trata-se de um logo de um blog, não é economicamente viável, neste caso eu precisava de algo diferente, barato e rápido.

Há quase uma década, existem sites que conectam prestadores de serviços e compradores, o que eu mais utilizo é o http://elance.com, e foi lá que dias atrás entrei para criar um logo pra mim e meu blog.

Coloquei uma descrição detalhada de que eu gostaria de um logo para o meu blog, que falava dos assuntos de tecnologia e negócios, mencionei detalhes que eu gostaria de ver, mencionei que eu não gostaria de sombras, degradês e texturas. Defini o budget e a categoria Graphic Design.

Depois do trabalho postado, o sistema me ofereceu uma lista dos prestadores de serviço que tem a ver com a categoria que eu escolhi, você consegue analisar portfolio, trabalhos feitos e satisfação de clientes que já testaram. Solicitei orçamento dos 45 primeiros prestadores de serviço e em menos de quinze minutos já havia recebido pelo menos dez propostas. Avaliei cada um delas e acabei escolhendo um chamado The Logo Man.

De cara recebi um formulário de entrevista muito completo sobre tudo que refere-se ao logo. Cor, estilo, tipografia, referências, links, o que fazer, o que não fazer, etc. Preenchi e imediatamente retornei. Logo veio uma mensagem do prestador de serviço agradecendo e informando que em 48hrs eu teria os primeiros exemplos.

Chegaram esses logos:



Não gostei de nenhum, mas neste primeiro momento eu quis dar espaço para o designer fazer uma criação livre. Como o resultado não foi satisfatório, resolvi ser mais especifico. Disse que gostaria que ele focasse em um monograma, que tentasse fazer alguma coisa com o MT. Dessa vez, 4hrs depois chegaram mais três exemplos:



O primeiro eu não gostei, o segundo tem uma certa graça e o último, gostei mais que o segundo, mas não me apaixonei. Mas quando vi aquele último logo, sabia que poderia sair algo bacana, bastava trabalhar melhor a tipografia, as cores e talvez alguns detalhes no monograma. Mas como era somente a segunda leva, resolvi pedir uma terceira para ver o que aconteceria. Em 5hrs chegaram mais três versões:



Ao ver esses três últimos exemplos, decidi voltar para a versão 6. Fiz somente três considerações.

1. Tente usar uma cor mais forte, marcante (talvez vermelho).
2. Tente usar uma tipografia melhor (dei referências).
3. Tente deixar o monograma um pouco mais moderno.

No dia seguinte chegaram mais três exemplos:



Eu gostei muito da opção 10, então pedi para ver em duas versões. Vermelho sobre branco e escala de cinza. No mesmo dia a noite eu recebi, gostei do que vi e mandei fechar. Então assim nasceu meu logo, em 5 dias, por $99.

Nem sempre esses prestadores de serviços são viáveis, já solicitei trabalhos que os resultados foram terríveis e não havia meio de sair algo perto de aceitável. Tive que cancelar o trabalho e pedir meu dinheiro de volta. Sugiro que este tipo de contratação seja feita somente por pessoas ou empresas que realmente tem um budget baixo.

Se você tiver condições, contrate um designer gráfico experiente ou uma agência de confiança. Certamente você terá um trabalho de muita qualidade.

17 Comments Um logo por $99

  1. Marcelo Toscano

    hahaha posso usar o mesmo que o seu só mudar o toledo e colocar toscano. 50% 50% ??? 😛

    Bincadeiraa

  2. Gustavo Saraiva

    Bem bacana o artigo. E o logo com fundo vermelho ficou muito legal mesmo. Tem o site Guru.com também você já o testou? Um amigo comprou um logo bem bacana também. Parabéns.

  3. Anônimo

    No final você não parece ter ficado muito feliz com o resultado final.

    Ok, eu também não gostei dos outros logos e já me senti na sua pele em algumas situações, mas não seria esse o caso para se tentar um crowndsourcing?

  4. Eric Santos

    Fala Marcelo,
    Não usei ainda, mas para logos ouvi dizer que o 99Designs.com é imbatível. Fica a dica complementar à sua.
    Abraços!

  5. Marcelo Toledo

    É só impressão, gostei bastante do logo! Do contrário não teria nem utilizado…

    Crowdsource ajuda em várias situações, da uma olhada no comentário do Eric, certamente utilizarei no futuro…

  6. Christiano Anderson

    Oi Marcelo,

    Uso sempre o http://marvellogodesigns.com/ e gosto do trabalho desses caras. O logo sai por US$ 49,00 e sem limite de revisões. O esquema é parecido, você faz o briefing, indica cores, tipografia, modelos, etc e eles mandam três opções. Se não ficar satisfeito, eles vão fazendo revisões até que chegue em um modelo que agrada.

    Fica mais essa dica!

  7. Marcelo Toledo

    O que eu realmente aprendi com esses prestadores de serviços é que você precisa ser muito claro e objetivo nas suas solicitações. Qualquer margem para subjetividade pode lhe trazer uma bomba. Quando vi os primeiros três logos, quase caí pra trás. Só continuei tranquilo porque o portfolio deles era muito bom, tinha certeza que o problema era de instrução, meu, e não deles. Batata, fui mais objetivo, boas referências e a coisa nasceu. Abração!

  8. Pingback: Tweets that mention Um logo por $99 | Marcelo Toledo -- Topsy.com

  9. Thiago Biancheti

    Interessante seu ponto de vista, e a análise do ponto de vista de um cliente. Mas vou fazer a defesa dos designers freelancers, assim como eu. Tem muita gente boa no mercado e com preço justo. Seria bom se estes profissionais fossem valorizados para o bem do mercado como um todo. Atendimento “in loco” é muito importante também, assim como uma criação exclusiva e personalizada às necessidades do cliente. Muito mais que uma “fábrica de logotipos”…

  10. Pingback: Porque designers odeiam crowdsourcing | LabelDesafios

Comments are closed.