Marketing

Você sabe o que é marketing? Aprenda aqui!


O marketing é um dos conceitos de gestão mais falados e usados atualmente no mundo dos negócios. Empresas dos mais diversos tamanhos utilizam o conhecimento da área no dia a dia, em especial quando o objetivo é trabalhar estratégias de comunicação e o posicionamento da marca no mercado.

Mesmo sendo bastante conhecido e utilizado, muitas pessoas ainda fica em dúvida quando perguntadas sobre o que é marketing. Por isso, preparamos este post para servir como um guia ao seu entendimento em detalhes do marketing e de como ele pode ser útil para a sua empresa. Vamos lá?

Quando o marketing nasceu?

Datar com precisão a origem oficial do marketing enquanto atividade é impossível, já que ele nasceu praticamente junto às primeiras operações comerciais.

Enquanto os estudiosos dizem que a definição do conceito envolve identificar e satisfazer as necessidades humanas, a imprecisão de data faz sentido. Afinal, o homem tem necessidades desde sempre.

Por outro lado, se avaliarmos o marketing como campo de estudo, podemos dizer que ele surgiu a partir do momento em que o mercado se desenvolveu e a concorrência entre as organizações passou a ser acirrada.

Com o fim da Segunda Guerra Mundial, em 1945, esse pensamento ganhou ainda mais força. O mercado foi evoluindo e o conceito do marketing foi ficando cada vez mais presente, até se tornar objeto de estudo daqueles que queriam entender como se dava a relação entre marcas e consumidores, e de que forma o entendimento da ideia poderia ser benéfico para os negócios.

O que é marketing?

O termo derivado do inglês tem sua origem na palavra “market”, que significa mercado. Poderíamos ter então uma tradução que resultaria em “mercadologia”. Ou seja, um estudo sobre a forma como o mercado se comporta e as suas diferentes relações entre os atores envolvidos.

Para compreendermos de forma mais completa é necessário buscar a definição do maior estudioso do assunto, Philip Kotler. O ícone diz que marketing é a ciência de explorar, criar e entregar valor de forma que seja possível satisfazer necessidades de um público-alvo, sempre obtendo lucro. Ou seja, é a área que identifica desejos e carências, define e quantifica o mercado e seu potencial e ainda mostra em quais segmentos a empresa estará mais apta a atingir bons resultados.

Marketing ou publicidade?

Muitas pessoas ainda confundem o marketing e a publicidade, mas é importante que se tenha claro que eles são diferentes entre si, mas complementares. Para que a distinção entre ambos faça sentido, primeiro precisamos definir também o que é publicidade.

Segundo peritos da área, a publicidade envolve toda forma de comunicação de mensagens que tenha como objetivo influenciar o consumidor a compar produtos ou serviços. É uma técnica utilizada para gerar convencimento e ainda construir uma imagem favorável a uma empresa ou marca.

Lendo a definição fica claro que os conceitos são diferentes e complementares. Andam juntos e seu principal ponto em comum é que ambos têm como foco as pessoas, entregar algo a elas.

De uma forma bastante simplista podemos dizer que o marketing é o estudo das pessoas e do mercado, enquanto que a publicidade são as ações de comunicação executadas para vender a estas pessoas.

No começo do processo, o marketing estuda o mercado, as interações e as necessidades, e passa adiante — para a publicidade desenvolver estratégias de comunicação visando gerar convencimento e vendas.

Definindo assim, fica claro que o marketing é bem mais amplo que publicidade e comunicação, e tem poder para influenciar também outras áreas da empresa.

Quais são os pilares do marketing?

Enquanto metodologia é baseado em quatro variáveis influentes na maneira de como as estratégias do negócio serão montadas e na forma de como serão entendidas as respostas do mercado às iniciativas. As variáveis são conhecidas como os 4Ps.

Elas são muito importantes, mas nunca esqueça que são apenas um modelo para classificar melhor as atividades do marketing. Em momento nenhum devem limitar as ações. Ainda mais em se tratando da realidade atual, que envolve a internet. Nela, diversos alguns desses 4Ps já não se encaixam da mesma forma.

Preço

O primeiro deles é bastante autoexplicativo. Faz referência direta ao valor do produto, e como ele será cobrado do cliente. Tem influência também na maneira como será feita a cobrança do valor, e ainda quais são as estratégias voltadas ao fluxo de caixa e pagamento da empresa.

Praça

Diz respeito ao local onde o produto será comercializado. Pode ser confuso quando o contexto analisado é de um comércio eletrônico, já que este tipo de negócio é digital e seus produtos podem ser entregues em praticamente qualquer lugar do planeta.

Produto

É a variável que fala sobre o objeto em si — suas características e o que está sendo ofertado. Da mesma forma que ajuda a entender o produto, auxilia também na definição e nos moldes dele.

Promoção

O último ponto faz referência direta às estratégias que a empresa vai usar para divulgar e promover seu produto ou serviço. É nessa variável que entra a publicidade e a comunicação.

Como funciona?

O funcionamento do marketing se baseia nos 4Ps e no estudo para entender as necessidades dos potenciais clientes. Através da promoção, convencê-los a adquirir seu produto ou serviço, entregando o valor necessário para satisfazer essa demanda não atendida.

Ele se divide entre diferentes tipos, como o direto, que é o mais comum no mercado e envolve a publicidade de massa como conhecemos; o indireto, que é mais sutil, e por vezes envolve o merchandising; o pessoal, que trabalha para indivíduos; e de uns anos para cá o marketing digital, que ganha cada vez mais adeptos.

Falando sobre este último, podemos destacar o inbound marketing e o marketing de conteúdo, duas metodologias de comunicação digital que integradas vêm modificando a maneira como as empresas trabalham sua promoção e vendas no mercado digital.

Quais são as vantagens para a organização?

Dentre todas as vantagens que podem ser percebidas nos níveis micro e macro, podemos destacar o seguinte: usando a metodologia do marketing é possível organizar a informação e o conhecimento sobre público-alvo, produto e empresa.

Possibilita a identificação potencializada de onde estão as dificuldades e de que forma se pode desenvolver e melhorar estratégias de vendas, comunicação e posicionamento no mercado.

Mostramos a você o que é marketing e como ele pode ser útil para o seu negócio. Agora, compartilhe conosco nos comentários o ponto mais adequado dele e eficiente à sua estratégia.

Economia
Saiba porque mídia social é um pré-requisito
Marketing
Um logo por $99
Marketing
Confirmar como amigo?
  • Joao Luiz Pereira Tavares

    Reflita:

    ================================
    Títulos Publicitários. COMUNICAÇÃO
    =================================

    A PILATRAGEM ESTÁ ATÉ EM FRASES: tipo «Pronatec»…

    Você já viu PRONATEC fazer alguma coisa de brilhante na história brasileira nos últimos anos, como AS ESCOLAS TÉCNICAS O FAZEM NA Alemanha???? (Se viu…, ¡poste aqui imediatamente!).

    Pois é… PURA PROPAGANDA ideológica da esquerdalha, em frases ou títulos [“Pronatec” é um tí-tu-lo].

    Pronatec é a propaganda mais picareta na história da publicidade brasileira (pior que: «Danoninho vale por um bifinho». Pronatec fica em 1º de picaretagem petista]. Picaretaço.

    Bom… Eis:

    SUI-GENERIS:
    Cabeças arejadíssimas e sui-generis são críticos do PT…
    Não é aquele papo repetitivo de Petistas, não… Confira e analise, para confirmar isso. Reflita.

    Eis:
    AS FRASINHAS DO PT:
    “casa grande e senzala; “burguesia”; «velha mídia»; “pobre viajando de avião”; «minha casa minha vida»; 20 milhões na Classe Média [rssssssss];

    “PRONATEC” (a maior picaretagem do planeta!); “não vai ter golpe” substituído agora por outra frasinha de efeito, e de caso pensado: “fora Temer”; “coxinha”; a picaretagem máxima de rir: “fascista” (inflação total do conceito!);
    “luz para todos”; “Coração Valente” e o clássico: “Nunca na história desse país”…, do Molusco.

    ==================================
    PRONATEC é uma picaretagem Dilmanta
    ==================================